"Não fosse pelo Rafael, Edu e Aquiles teriam sido demitidos antes", diz Felipe Andreoli, do Angra
Por Igor Miranda
Postado em 26 de setembro de 2021
As passagens do vocalista Edu Falaschi e do baterista Aquiles Priester pelo Angra poderiam ter sido mais curtas se não fosse pela personalidade apaziguadora do guitarrista Rafael Bittencourt. A afirmação é do baixista Felipe Andreoli, em entrevista ao Canal Ibagenscast.
Angra - Mais Novidades
Conforme transcrito pelo Whiplash.Net, Andreoli definiu como "injustiça" a suposta fama de que Bittencourt atuaria de forma ditatorial nos bastidores do Angra. "Isso é uma injustiça de um tamanho. [...] Ele sempre foi o cara que colocou panos quentes em todos esses problemas", disse.
Na visão do baixista, Falaschi, que saiu do Angra em 2012, e Priester, que deixou a banda em 2007, estariam fora da formação antes caso Bittencourt não buscasse resolver os problemas internos. "Não fosse pelo Rafael, o Edu teria sido demitido anos antes. Não fosse pelo Rafael, o Aquiles teria sido demitido anos antes", afirmou.
Ainda de acordo com Felipe, Edu recebeu muitas chances para permanecer no grupo, mesmo quando havia problemas em sua performance vocal. "O Rafael era o que falava: 'não, dá mais uma chance, dá mais um tempo para o cara'. Para o Edu, muito, muito. Teve gente do Japão falando: 'pelo amor de Deus, troca de vocalista'. Repórteres super importantes do Japão, gente de gravadora, falando: 'troca de vocalista'. E o Rafael: 'calma, deixa ele, está se tratando, vamos dar mais uma chance, espera mais um pouco'. E ele ficou sendo a maior vítima. Uma injustiça tremenda", declarou.
Memes são injustos
Definindo Rafael Bittencourt como "apaziguador", Felipe Andreoli pontuou que o colega foi transformado em "bode expiatório" da discussão pública envolvendo Edu Falaschi nos últimos anos.
"O Rafael é o cara mais apaziguador, o que mais busca equilíbrio, ter todos felizes, que eu conheço. E ele acabou sendo feito bode expiatório com uma história muito feia e triste. Espero que as pessoas entendam que o Rafael não é nada daquilo que está sendo pintado por aí", comentou.
Mesmo os memes feitos por páginas de fãs nas redes sociais são injustos com a personalidade de Rafael, na visão de Felipe. "Vejo os memes por aí, eu entro na página (Ibagens Angra). Aparece um cara com o nome 'Angra' tatuado, (aí vem outro e diz) 'o Rafael vai processar'. Isso é de uma injustiça muito grande".
https://www.facebook.com/IbagensAngra
Imbróglio com turnê solo de Edu Falaschi
Também durante a entrevista, Felipe Andreoli citou uma situação específica envolvendo Edu Falaschi. O baixista relembrou da turnê que o ex-vocalista do Angra faria usando o nome da banda - naquela ocasião, Rafael Bittencourt enviou uma notificação extrajudicial ao ex-colega para vetar a utilização da marca Angra na realização da tour, que ficou com o título "Rebirth of Shadows".
"Quando o Edu vem com uma ideia de fazer uma turnê do Angra, o Rafael foi o primeiro a falar: 'deixa o cara tocar, está tocando música do Angra, é o que eu quero - só preciso organizar como será feito, pois ele está usando o nome do Angra na turnê, mas deixa o cara tocar'. Foi construída uma marca de 20 e tantos anos, é preciso organizar. O Rafael foi o último a saber, o último a receber ligação do Edu para falar: 'vou fazer'", disse.
Andreoli, que não é integrante original do Angra, afirma que recebeu contato de Falaschi para avisar sobre a turnê antes mesmo de Bittencourt, membro fundador da banda. "O (empresário Paulo) Baron organizou, o Edu ligou para mim, eu falei: 'Edu, vai nessa, quebra tudo na sua turnê'. Ele contou da história em que o Joe Lynn Turner abriu os olhos deles para fazer a turnê. Falei: 'Edu, vai nessa, vai tocar'. Ele até me convidou para tocar na turnê. Eu falei: 'p*ta, Edu, aí vai ficar esquisito, chama o Dafras que é bom pra c***lho, boa sorte'", pontuou.
O trecho da entrevista em que Felipe Andreoli fala sobre o assunto pode ser assistido a seguir. O bate-papo completo também está disponível na sequência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Aos 74 anos, David Coverdale anuncia aposentadoria e diz que "é hora de encerrar"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Halestorm é anunciada como atração do Monsters of Rock 2026
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Edu Falaschi: o que ele sentiu após notificação extrajudicial de Rafael Bittencourt
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
A opinião de Rafael Bittencourt sobre o Whiplash.Net: "Estive lá de várias maneiras"
Por que Angra não chamou Marco Antunes de volta, segundo Rafael Bittencourt
Como político Arthur do Val aprendeu a tocar "Rebirth", do Angra, segundo o próprio
A música cantada por Andre Matos que Edu Falaschi acha uma das mais lindas da história
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester


