"Não fosse pelo Rafael, Edu e Aquiles teriam sido demitidos antes", diz Felipe Andreoli, do Angra
Por Igor Miranda
Postado em 26 de setembro de 2021
As passagens do vocalista Edu Falaschi e do baterista Aquiles Priester pelo Angra poderiam ter sido mais curtas se não fosse pela personalidade apaziguadora do guitarrista Rafael Bittencourt. A afirmação é do baixista Felipe Andreoli, em entrevista ao Canal Ibagenscast.
Angra - Mais Novidades
Conforme transcrito pelo Whiplash.Net, Andreoli definiu como "injustiça" a suposta fama de que Bittencourt atuaria de forma ditatorial nos bastidores do Angra. "Isso é uma injustiça de um tamanho. [...] Ele sempre foi o cara que colocou panos quentes em todos esses problemas", disse.
Na visão do baixista, Falaschi, que saiu do Angra em 2012, e Priester, que deixou a banda em 2007, estariam fora da formação antes caso Bittencourt não buscasse resolver os problemas internos. "Não fosse pelo Rafael, o Edu teria sido demitido anos antes. Não fosse pelo Rafael, o Aquiles teria sido demitido anos antes", afirmou.
Ainda de acordo com Felipe, Edu recebeu muitas chances para permanecer no grupo, mesmo quando havia problemas em sua performance vocal. "O Rafael era o que falava: 'não, dá mais uma chance, dá mais um tempo para o cara'. Para o Edu, muito, muito. Teve gente do Japão falando: 'pelo amor de Deus, troca de vocalista'. Repórteres super importantes do Japão, gente de gravadora, falando: 'troca de vocalista'. E o Rafael: 'calma, deixa ele, está se tratando, vamos dar mais uma chance, espera mais um pouco'. E ele ficou sendo a maior vítima. Uma injustiça tremenda", declarou.
Memes são injustos
Definindo Rafael Bittencourt como "apaziguador", Felipe Andreoli pontuou que o colega foi transformado em "bode expiatório" da discussão pública envolvendo Edu Falaschi nos últimos anos.
"O Rafael é o cara mais apaziguador, o que mais busca equilíbrio, ter todos felizes, que eu conheço. E ele acabou sendo feito bode expiatório com uma história muito feia e triste. Espero que as pessoas entendam que o Rafael não é nada daquilo que está sendo pintado por aí", comentou.
Mesmo os memes feitos por páginas de fãs nas redes sociais são injustos com a personalidade de Rafael, na visão de Felipe. "Vejo os memes por aí, eu entro na página (Ibagens Angra). Aparece um cara com o nome 'Angra' tatuado, (aí vem outro e diz) 'o Rafael vai processar'. Isso é de uma injustiça muito grande".
https://www.facebook.com/IbagensAngra
Imbróglio com turnê solo de Edu Falaschi
Também durante a entrevista, Felipe Andreoli citou uma situação específica envolvendo Edu Falaschi. O baixista relembrou da turnê que o ex-vocalista do Angra faria usando o nome da banda - naquela ocasião, Rafael Bittencourt enviou uma notificação extrajudicial ao ex-colega para vetar a utilização da marca Angra na realização da tour, que ficou com o título "Rebirth of Shadows".
"Quando o Edu vem com uma ideia de fazer uma turnê do Angra, o Rafael foi o primeiro a falar: 'deixa o cara tocar, está tocando música do Angra, é o que eu quero - só preciso organizar como será feito, pois ele está usando o nome do Angra na turnê, mas deixa o cara tocar'. Foi construída uma marca de 20 e tantos anos, é preciso organizar. O Rafael foi o último a saber, o último a receber ligação do Edu para falar: 'vou fazer'", disse.
Andreoli, que não é integrante original do Angra, afirma que recebeu contato de Falaschi para avisar sobre a turnê antes mesmo de Bittencourt, membro fundador da banda. "O (empresário Paulo) Baron organizou, o Edu ligou para mim, eu falei: 'Edu, vai nessa, quebra tudo na sua turnê'. Ele contou da história em que o Joe Lynn Turner abriu os olhos deles para fazer a turnê. Falei: 'Edu, vai nessa, vai tocar'. Ele até me convidou para tocar na turnê. Eu falei: 'p*ta, Edu, aí vai ficar esquisito, chama o Dafras que é bom pra c***lho, boa sorte'", pontuou.
O trecho da entrevista em que Felipe Andreoli fala sobre o assunto pode ser assistido a seguir. O bate-papo completo também está disponível na sequência.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
Ian Gillan nem fazia ideia da coisa do Deep Purple no Stranger Things; "Eu nem tenho TV"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Edu Falaschi: o que ele sentiu após notificação extrajudicial de Rafael Bittencourt
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos de todos os tempos
Kiko Loureiro comenta a diferença entre tocar no Angra e no Megadeth


