Opeth: Martín fala da influência de bossa nova em seu novo projeto, White Stones
Por Emanuel Seagal
Postado em 09 de outubro de 2021
O jornalista Gustavo Maiato entrevistou o uruguaio Martín Méndez, baixista do Opeth, que falou sobre seu novo projeto, White Stones, e as influências de bossa nova e outros estilos sul-americanos. Confira abaixo alguns trechos.
O nome White Stones foi inspirado em uma localidade no Uruguai, país onde você nasceu. Como você acha que essas raízes latinas influenciaram você e sua musicalidade? Também sou latino, então é legal saber essa perspectiva!
Martín Méndez: "Ainda ouço muita música da América Latina! Isso me influencia muito. Ouço muito tango, milonga, bossa nova, jazz e tudo mais. Acho que dá para perceber no groove das músicas do White Stones alguma inspiração desses estilos latinos."
Qual a diferença entre tocar numa banda que você fundou e trabalhar no Opeth?
Martín Méndez: "Essas duas bandas são completamente diferentes. O Opeth é uma banda enorme. O White Stones é um projeto menor. A diferença é que aqui tenho mais controle das minhas ideias. Estou envolvido em todos os passos. Desde a composição até a arte da capa e os clipes.
"Isso não acontece no Opeth. Eu amo os dois trabalhos, dá muito trabalho ser o integrante principal, tenho que dizer. Preciso dar mais entrevistas, tomar todas as decisões. Isso toma muita energia! Gosto também de ser apenas o baixista no Opeth. Fico mais tranquilo, posso me concentrar no meu instrumento."
No White Stones você é o principal compositor. No Opeth você chegou a compor alguma música?
Martín Méndez: "Não, apenas toco o baixo mesmo. Quem sabe no futuro!"
Confira a entrevista na íntegra em português no site do Gustavo Maiato.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps