A pior música da discografia do Opeth, segundo o próprio Mikael Åkerfeldt
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de janeiro de 2025
Mikael Åkerfeldt, vocalista e principal compositor da banda sueca Opeth, revelou qual considera a pior música do grupo. Em entrevista à Revolver Magazine (via Ultimate Guitar), o músico escolheu "By the Pain I See in Others", do álbum "Deliverance" (2002). Segundo ele, a faixa reflete um período de extremo desgaste criativo.
"Provavelmente, diria que ‘By the Pain I See in Others’ é a pior. É uma música obscura no álbum ‘Deliverance’. Não tinha uma única música pronta quando começamos a gravar esse disco, então tudo foi escrito no estúdio", confessou Åkerfeldt.
Na época, o cantor acumulava o desafio de compor simultaneamente para "Deliverance" e "Damnation", discos que representam lados opostos do som do Opeth: um pesado e agressivo, o outro mais introspectivo e melódico. A intensa carga de trabalho impactou sua saúde física e mental.
"Eu compunha à noite e gravava durante o dia. No final, estava exausto. Fiquei doente após as gravações, completamente esgotado. Meu corpo estava destruído. Precisei fazer exames de sangue. Acho que essa foi a última música que escrevi para o álbum, e isso é evidente nela."
Embora Åkerfeldt critique a faixa, ele admite que executá-la ao vivo trouxe uma perspectiva diferente. "Nós a tocamos ao vivo algumas vezes, e, surpreendentemente, foi divertido. Mas ouvir? Acho que não."
Opeth e o álbum "Deliverance"
O álbum "Deliverance", sexto trabalho de estúdio do Opeth, é um marco na carreira da banda sueca de metal progressivo. Lançado em 12 de novembro de 2002, o disco foi gravado simultaneamente com "Damnation", outro trabalho icônico lançado cinco meses depois. Enquanto "Deliverance" apresenta o som mais pesado e brutal inspirado no death metal, "Damnation" explora uma abordagem mais melódica, influenciada pelo rock progressivo. Inicialmente planejados como um álbum duplo, os dois discos foram separados por decisão da gravadora, permitindo uma promoção individual mais eficaz.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps