Trivoractus: peso e brasilidade marcam o som da banda mossoroense
Por Luis Alberto da Costa
Postado em 09 de outubro de 2021
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Da férvida Mossoró, no Rio Grande do Norte, a banda Trivoractus faz sua estreia com o lançamento de três singles, "Fulminante", "Navios Negreiros" e "Circular", que trazem uma mistura de riffs intensos e cadenciados, vocais pesados e cortantes, e elementos rítmicos e melódicos cujas influências vão do heavy metal ao repente nordestino, de Black Sabath a Jackson do Pandeiro.
"Fulminante" é o primeiro single da banda e traz uma sonoridade bem característica do hard rock dos anos 70, um riff simples e direto, mesclados a uma levada rítmica bastante percussiva, "balançada" e bem brasileira. O vocal potente e marcante confere intensidade aos versos da canção, que falam sobre os perigos das ideologias autoritárias, repressoras e opressoras, como se vê já nos primeiros versos: "Vem subindo na fumaça / Aquele cheiro tosco e fulminante que entorna e estilhaça / Veja, a mão despedaça / Derrubando, aprisionando e espancando todo braço que levanta". A melodia alterna momentos de vocais rasgados e gritados, e trechos que lembram o repente ou mesmo o rap. A canção termina com um solo bastante inspirado no rock setentista.
O segundo é "Navios Negreiros", cuja letra fala sobre as agruras do tráfico de africanos escravizados: "Nas portas de ferro, jaz prisioneiro / Calçado no açoite, nome estrangeiro / Se sonha ou se foge, perseguem ligeiro / Na mão um chicote, um pesadelo". A sonoridade da canção é pesada e densa. Os agudos cortantes da guitarra, o grave acentuado e distorcido do baixo e o peso e intensidade dos vocais criam uma atmosfera quase que tenebrosa, em contraste com o groove arrastado e sincopado, sobre o qual se desenvolve a melodia, cujos versos lembram as estruturas métricas do coco. Novamente, a canção termina com solo de guitarra, e desta vez com explorações modais e fraseados que fazem nítidas referências à música tradicional do nordeste brasileiro.
Por fim, o terceiro single, "Circular", é igualmente pesado e denso. A canção tem, além de dissonâncias e cromatismos, um riff de configuração rítmica bem peculiar, em compasso 7/8, que alterna, já no final da intro, para o compasso 4/4, preparando a base para a melodia, que por sua vez alterna entre a estrofe mais ritmada e percussiva, quase falada, que novamente lembra o coco e o repente (e também o rap), e o refrão mais melódico e de notas mais longas, com mais influências do hard rock e heavy metal setentistas. Na parte final, retoma-se o riff principal em compasso 7/8, alternando com o 4/4, no solo. A letra da canção é, dentre as três, a mais introspectiva, e, de certo modo, um tanto enigmática.
Os três singles também serão incluídos no primeiro álbum do Trivoractus, em cuja gravações a banda vem trabalhando nos últimos meses, e que tem lançamento previsto para o final de 2021. As gravações estão sendo feitas em estúdio próprio da banda e com a produção musical também dos próprios membros do grupo, portanto, uma produção totalmente independente.
O som do Trivoractus pode ser ouvido no youtube, bandcamp, soundcloud, spotfy e nas demais plataformas digitais de música.
Mais informações:
https://trivoractus.bandcamp.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Lars Ulrich, do Metallica, quase saiu no tapa com Lou Reed
Rock e Metal: todo artista tem uma fase vergonhosa
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80


