A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de outubro de 2023
O cenário musical brasileiro da década de 1970 testemunhou o surgimento de uma banda que transcenderia os limites geográficos de Belo Horizonte para conquistar o coração dos amantes do rock brasileiro.

Fundada em 1979, a banda 14 Bis, composta pelos talentosos irmãos Cláudio e Flávio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão, trazia consigo uma proposta ousada e uma sonoridade que combinava influências internacionais com a riqueza da música brasileira. Esse assunto foi tema de vídeo no canal de Júlio Ettore.
O mais interessante é que o grupo, que já acumula mais de 40 milhões de reproduções de suas músicas no Spotify, existe até hoje e nunca viu uma mudança de integrante ocorrer. O que aconteceu foi que Flávio Venturini saiu para carreira solo, mas não foi substituído por ninguém. Isso porque Cláudio assumiu o vocal a partir de então, mas Flávio sempre volta para fazer participação especial.
A formação eclética do grupo, composta por músicos que haviam colaborado anteriormente com diversos artistas e bandas, contribuiu para a diversidade musical que viria a caracterizar o 14 Bis. Flávio e Sérgio, previamente associados ao O Terço, Hely e Vermelho, que integravam o Bendegó, e Cláudio, que colaborava com Lô Borges, uniram forças para criar uma banda que se destacasse no cenário musical brasileiro.
A inspiração para a formação do 14 Bis residia em influências internacionais como The Beatles, The Rolling Stones, The Who, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd, ao mesmo tempo em que absorvia a riqueza harmônica do movimento Clube da Esquina. Essa fusão de influências resultou em uma sonoridade única que se tornaria a assinatura musical da banda.
O apoio de Milton Nascimento, reconhecido como um dos grandes nomes da música brasileira, foi crucial para o início da jornada do 14 Bis. Sob a produção de Nascimento, a banda foi contratada pela multinacional EMI para gravar o álbum de estreia homônimo, lançado em 1979. O disco apresentou faixas emblemáticas como "Natural" e "Canção da América", esta última uma colaboração inédita entre Milton Nascimento e Fernando Brant.
O sucesso inicial pavimentou o caminho para o segundo álbum, "14 Bis II", lançado no ano seguinte. O repertório diversificado incluía músicas como "Planeta Sonho", "Nova Manhã", "Caçador de Mim" e "Bola de Meia, Bola de Gude". A banda continuou a trilhar seu caminho de sucesso, lançando em 1981 o álbum "Espelho das Águas", que contava com mais uma colaboração marcante de Milton Nascimento e Fernando Brant na música "Nos Bailes da Vida".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Obituary anuncia turnê sul-americana com 5 datas no Brasil em fevereiro de 2026
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black


A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
Por que Flávio Venturini do 14 Bis não participou do lendário álbum "Clube da Esquina"?


