A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de outubro de 2023
O cenário musical brasileiro da década de 1970 testemunhou o surgimento de uma banda que transcenderia os limites geográficos de Belo Horizonte para conquistar o coração dos amantes do rock brasileiro.

Fundada em 1979, a banda 14 Bis, composta pelos talentosos irmãos Cláudio e Flávio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão, trazia consigo uma proposta ousada e uma sonoridade que combinava influências internacionais com a riqueza da música brasileira. Esse assunto foi tema de vídeo no canal de Júlio Ettore.
O mais interessante é que o grupo, que já acumula mais de 40 milhões de reproduções de suas músicas no Spotify, existe até hoje e nunca viu uma mudança de integrante ocorrer. O que aconteceu foi que Flávio Venturini saiu para carreira solo, mas não foi substituído por ninguém. Isso porque Cláudio assumiu o vocal a partir de então, mas Flávio sempre volta para fazer participação especial.
A formação eclética do grupo, composta por músicos que haviam colaborado anteriormente com diversos artistas e bandas, contribuiu para a diversidade musical que viria a caracterizar o 14 Bis. Flávio e Sérgio, previamente associados ao O Terço, Hely e Vermelho, que integravam o Bendegó, e Cláudio, que colaborava com Lô Borges, uniram forças para criar uma banda que se destacasse no cenário musical brasileiro.
A inspiração para a formação do 14 Bis residia em influências internacionais como The Beatles, The Rolling Stones, The Who, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd, ao mesmo tempo em que absorvia a riqueza harmônica do movimento Clube da Esquina. Essa fusão de influências resultou em uma sonoridade única que se tornaria a assinatura musical da banda.
O apoio de Milton Nascimento, reconhecido como um dos grandes nomes da música brasileira, foi crucial para o início da jornada do 14 Bis. Sob a produção de Nascimento, a banda foi contratada pela multinacional EMI para gravar o álbum de estreia homônimo, lançado em 1979. O disco apresentou faixas emblemáticas como "Natural" e "Canção da América", esta última uma colaboração inédita entre Milton Nascimento e Fernando Brant.
O sucesso inicial pavimentou o caminho para o segundo álbum, "14 Bis II", lançado no ano seguinte. O repertório diversificado incluía músicas como "Planeta Sonho", "Nova Manhã", "Caçador de Mim" e "Bola de Meia, Bola de Gude". A banda continuou a trilhar seu caminho de sucesso, lançando em 1981 o álbum "Espelho das Águas", que contava com mais uma colaboração marcante de Milton Nascimento e Fernando Brant na música "Nos Bailes da Vida".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Sharon descreve como foram os últimos momentos de Ozzy Osbourne
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Epica lança vídeo de seu novo single, "Avatar - The Final Incarnation"
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde


A banda de rock nacional com 40 milhões no Spotify que nunca teve mudança de integrante
Por que Flávio Venturini do 14 Bis não participou do lendário álbum "Clube da Esquina"?


