Fresno: emo cresceu no Brasil graças a bom período econômico, diz Lucas Silveira
Por Igor Miranda
Postado em 08 de novembro de 2021
O movimento emo prosperou no Brasil devido ao bom período que a economia do país vivenciava na década de 2000. Essa é a análise feita pelo vocalista e guitarrista Lucas Silveira, da Fresno, uma das principais bandas do segmento.
Em entrevista a Zeca Camargo para o Uol Splash, o músico destacou que essa conclusão nasceu a partir de um comentário de um seguidor. Na ocasião, o internauta disse a Lucas que "o emo havia sido o último grande movimento em que os jovens estavam preocupados com o que se passava dentro do coração e não em ter comida no prato", conforme transcrito pelo site.
"Estávamos vivendo um momento macroeconômico aqui no Brasil [...] e o jovem começou a se preocupar com questões de relacionamentos. Com essa derrocada, hoje vemos os jovens desesperados com as contas que não conseguem pagar", disse Lucas.
Ainda de acordo com o líder da Fresno, o emo ofereceu uma "revolução dentro do rock" que estava "associada a uma revolução de comportamento". Em sua reflexão, o músico apontou que as canções que rodavam em veículos de mídia tradicionais não se conectavam mais com os jovens, que preferiam artistas até então desconhecidos.
"Qualquer revolução dentro do rock está associada a uma revolução de comportamento, e houve isso no Brasil. A molecada não se identificava mais com o que ouvia no rádio e via na televisão, por isso foi buscar na internet bandas pequenas, de garagem, que faziam letras com as quais se identificavam. A coisa ficou grande e o movimento recebeu atenção não porque os diretores queriam, mas sim porque eles precisaram ceder", afirmou.
A Fresno, de Lucas Silveira, lançou na última sexta-feira (5) o álbum "Vou Ter Que Me Virar". Disponível nas plataformas digitais, o trabalho conta com participações de Lulu Santos, Yvette Young e Scarypoolparty.
A entrevista completa pode ser assistida no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida


Fresno - a dor da saudade e redenção na "virada de mesa" da música "Milonga"


