O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de janeiro de 2024
Charles Gavin, baterista clássico dos Titãs, entrevistou Humberto Gessinger no seu programa Rádio Cidade em 2020. Na ocasião, Gavin perguntou ao ex-Engenheiros do Hawaii sobre o álbum de estreia da banda "Longe Demais das Capitais".
Titãs - Mais Novidades
"Lembro de 1986, ano importante do rock brasileiro. Nós lançamos o ‘Cabeça Dinossauro’. Teve o ‘Longe Demais das Capitais’, dos Engenheiros do Hawaii. Esse título me chamou a atenção, porque naquela época parecia que o Rio Grande do Sul e Porto Alegre eram lugares distantes do eixo Rio-São Paulo. Quando vocês vieram com esse título, percebi a distância física e cultural. Depois, em 2013, você lançou o disco solo ‘Insular’, que tem um conceito parecido. Eu sou contra essa ideia do eixo econômico do Rio e São Paulo. Gosto mais de pensar num Brasil plural. O pessoal das outras regiões pode pensar que não falam delas", disse Gavin.
"Sim, havia isso, mas também me sentia inadequado dentro da própria cena de Porto Alegre. Nunca me senti muito o cara para representar a cena. Entrei tardiamente. Rolou uma coletânea na época e éramos a banda mais recente. Era o ‘faça você mesmo’ do punk. Tinham outras bandas, como Garotos da Rua e TNT, que são de rock clássico. Os Replicantes eram mais antenados. Nós éramos nerds, sabe? Nunca me senti tão representante. Portanto, o título ‘Longe Demais das Capitais’ tem essa leitura que todos deram, sobre a questão geográfica. Mas também tem aquilo do adolescente, que acha que a todo o momento está rolando alguma coisa muito interessante longe de onde se está. A agenda do rock dos anos 1980 do Brasil chegou e eu não queria me encaixar também", explicou Gessinger.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Accept procurou Udo Dirkschneider para o disco de 50 anos e não obteve resposta
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A diferença que existe entre Metallica e Slayer, segundo Kerry King
Slash tem seu nome eternizado em nova espécie de cobra; "honrado e emocionado"
Papangu aparece na lista de melhores discos de 2026 da Metal Hammer
Anneke van Giersbergen é a "heroína cult" de Floor Jansen
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto



A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
Nova geração se choca ao descobrir que "Bichos Escrotos" não é da Anitta
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
Titãs: o motivo pelo qual Arnaldo Antunes saiu da banda antes de "Titanomaquia"


