O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de janeiro de 2024
Charles Gavin, baterista clássico dos Titãs, entrevistou Humberto Gessinger no seu programa Rádio Cidade em 2020. Na ocasião, Gavin perguntou ao ex-Engenheiros do Hawaii sobre o álbum de estreia da banda "Longe Demais das Capitais".
"Lembro de 1986, ano importante do rock brasileiro. Nós lançamos o ‘Cabeça Dinossauro’. Teve o ‘Longe Demais das Capitais’, dos Engenheiros do Hawaii. Esse título me chamou a atenção, porque naquela época parecia que o Rio Grande do Sul e Porto Alegre eram lugares distantes do eixo Rio-São Paulo. Quando vocês vieram com esse título, percebi a distância física e cultural. Depois, em 2013, você lançou o disco solo ‘Insular’, que tem um conceito parecido. Eu sou contra essa ideia do eixo econômico do Rio e São Paulo. Gosto mais de pensar num Brasil plural. O pessoal das outras regiões pode pensar que não falam delas", disse Gavin.
"Sim, havia isso, mas também me sentia inadequado dentro da própria cena de Porto Alegre. Nunca me senti muito o cara para representar a cena. Entrei tardiamente. Rolou uma coletânea na época e éramos a banda mais recente. Era o ‘faça você mesmo’ do punk. Tinham outras bandas, como Garotos da Rua e TNT, que são de rock clássico. Os Replicantes eram mais antenados. Nós éramos nerds, sabe? Nunca me senti tão representante. Portanto, o título ‘Longe Demais das Capitais’ tem essa leitura que todos deram, sobre a questão geográfica. Mas também tem aquilo do adolescente, que acha que a todo o momento está rolando alguma coisa muito interessante longe de onde se está. A agenda do rock dos anos 1980 do Brasil chegou e eu não queria me encaixar também", explicou Gessinger.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps