Titãs: a história da música "Epitáfio", gravada pouco antes da morte de Marcelo Fromer
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de janeiro de 2022
A música "Epitáfio", dos Titãs, carrega uma mensagem sobre a necessidade de se aproveitar os momentos da vida com as pessoas que você ama para que não haja arrependimentos no momento de sua morte. Lançada no álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (2001), a canção costuma ser associada com a morte do guitarrista da banda Marcelo Fromer justamente pelo seu conteúdo que toca no assunto de desfrutar a vida enquanto ela ainda existe.
Em entrevista ao canal Corredor 5, o vocalista Sérgio Britto, dos Titãs, explicou que na verdade a música foi finalizada pouco tempo antes da morte de Marcelo em um atropelamento na cidade de São Paulo.
"Essa música foi feita antes da morte do Marcelo. Ele era fã da música, inclusive. Pelo teor da letra, deu a impressão de que estávamos falando sobre a morte dele. Tem um quê premonitório, mas foi feita antes. Não tem como não remeter a isso. Foi muito colado. Sempre me recordam sobre a letra, que diz: ‘o acaso está lá para te proteger’. Só que isso não é para ser entendido de forma literal. A ideia é que você está sempre correndo risco de que algo possa te acontecer. Não é sempre que você está protegido. O tema é que as coisas são finitas, você pode perder", explicou.
Para Sérgio Britto, a letra pode ser considerada "clichê", mas não é por isso que deixa de ter valor e passar a mensagem que se propõe. " A letra é um lugar-comum, meio manjada. Digo que precisamos ‘ver o sol se pôr’, ‘amar mais’. Isso são coisas que falamos no dia a dia. Fui percebendo que essas frases têm uma vontade de transformação. Você fala como um arrependimento, mas tem vontade de que aquilo mude. Percebi isso e as pessoas se identificam com essa história. Sempre lembro de uma coisa que o John Lennon falava. Ele dizia que nunca devíamos desprezar os clichês, e sim ressignificar. Eles são fontes de sabedoria", refletiu.
Ao ser questionado se no momento em que compôs "Epitáfio" já percebeu que seria um enorme sucesso, Britto surpreende ao revelar que, na verdade, a música quase não passou na votação interna da banda e só depois percebeu que a música caiu nas graças dos fãs. "Quando fiz essa música, fizemos votações para saber se a banda gostou. Ela não foi muito votada. Nós éramos 7 e foram 4 votos a favor. Eu votei nela, porque compus! Então na real foram 3 votos. São coisas loucas que acontecem. Quando ela saiu como single, saiu junto com outras músicas. Só que ‘Epitáfio’ atropelou! Aí percebi a força. Vi que seria um fenômeno", finalizou.
Assista ao episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A música clássica do Pink Floyd que nasceu de uma trolagem feita com Rick Wright
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho


Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
O verso de "Igreja" que fazia Arnaldo Antunes deixar palco dos Titãs por desconforto
A opinião de Ricardo Confessori sobre Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital e Ira!


