Titãs: a história da música "Epitáfio", gravada pouco antes da morte de Marcelo Fromer
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de janeiro de 2022
A música "Epitáfio", dos Titãs, carrega uma mensagem sobre a necessidade de se aproveitar os momentos da vida com as pessoas que você ama para que não haja arrependimentos no momento de sua morte. Lançada no álbum "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" (2001), a canção costuma ser associada com a morte do guitarrista da banda Marcelo Fromer justamente pelo seu conteúdo que toca no assunto de desfrutar a vida enquanto ela ainda existe.
Em entrevista ao canal Corredor 5, o vocalista Sérgio Britto, dos Titãs, explicou que na verdade a música foi finalizada pouco tempo antes da morte de Marcelo em um atropelamento na cidade de São Paulo.
"Essa música foi feita antes da morte do Marcelo. Ele era fã da música, inclusive. Pelo teor da letra, deu a impressão de que estávamos falando sobre a morte dele. Tem um quê premonitório, mas foi feita antes. Não tem como não remeter a isso. Foi muito colado. Sempre me recordam sobre a letra, que diz: ‘o acaso está lá para te proteger’. Só que isso não é para ser entendido de forma literal. A ideia é que você está sempre correndo risco de que algo possa te acontecer. Não é sempre que você está protegido. O tema é que as coisas são finitas, você pode perder", explicou.
Para Sérgio Britto, a letra pode ser considerada "clichê", mas não é por isso que deixa de ter valor e passar a mensagem que se propõe. " A letra é um lugar-comum, meio manjada. Digo que precisamos ‘ver o sol se pôr’, ‘amar mais’. Isso são coisas que falamos no dia a dia. Fui percebendo que essas frases têm uma vontade de transformação. Você fala como um arrependimento, mas tem vontade de que aquilo mude. Percebi isso e as pessoas se identificam com essa história. Sempre lembro de uma coisa que o John Lennon falava. Ele dizia que nunca devíamos desprezar os clichês, e sim ressignificar. Eles são fontes de sabedoria", refletiu.
Ao ser questionado se no momento em que compôs "Epitáfio" já percebeu que seria um enorme sucesso, Britto surpreende ao revelar que, na verdade, a música quase não passou na votação interna da banda e só depois percebeu que a música caiu nas graças dos fãs. "Quando fiz essa música, fizemos votações para saber se a banda gostou. Ela não foi muito votada. Nós éramos 7 e foram 4 votos a favor. Eu votei nela, porque compus! Então na real foram 3 votos. São coisas loucas que acontecem. Quando ela saiu como single, saiu junto com outras músicas. Só que ‘Epitáfio’ atropelou! Aí percebi a força. Vi que seria um fenômeno", finalizou.
Assista ao episódio completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
A briga com Bruce Dickinson que quase faz Nicko McBrain largar o Iron Maiden
Os motivos que levaram Jairo Guedz a sair do Sepultura na época do "Schizophrenia"
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Como James Hetfield lida com uma gafe no palco do Metallica: "Vem essa onda de vergonha"


"Epitáfio" do Titãs e a reflexão de uma vida de arrependimentos
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
O músico brasileiro que deixou uma das maiores bandas do rock nacional por questão filosófica


