A opinião de Rafael Bittencourt sobre Antônio Pirani, ex-empresário do Angra
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de janeiro de 2022
Uma das causas que contribuiu para o fim da primeira formação do Angra após o álbum "Fireworks" (1998) foi uma divisão interna da banda em relação ao empresário Antônio Pirani. Em meio a acusações de pirataria por parte do gestor, os guitarristas Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro resolveram averiguar a situação enquanto Ricardo Confessori (bateria), Andre Matos (vocalista) e Luis Mariutti (baixo) passaram a acusar Pirani. Esse racha fez com que o trio deixasse o Angra e mais tarde formasse o Shaman.
Em entrevista recente ao canal Ibagenscast, Rafael Bittencourt deu sua opinião sobre Antonio Pirani e explicou que não via o ex-empresário como desonesto e sim como "confuso" e com "falta de comunicação".
"O Antônio Pirani foi um cara muito importante para o Angra. Ele trabalhava com muita paixão e devoção. O grande problema dele é que ele era muito confuso. Era um problema de comunicação e queria agradar todo mundo. Isso não é legal para um cara que tem uma posição de líder. O empresário tem que ser um líder, que desempata: ‘Não vai ser nem desse jeito, nem desse, vai ser desse que estou falando’. Mas o que acontecia era o seguinte: se eu fosse falar algo com o Pirani, ele falava: ‘Legal, vamos fazer desse jeito’. Aí o Andre ia falar e ele dizia: "É verdade, o Rafael é teimoso. Faz sentido’. Aí o Kiko ia falar e ele dizia: ‘É verdade, vamos fazer assim, o Andre é teimoso’. No fim, todo mundo achava que ele estava endossando, mas na verdade ele estava o tempo inteiro em cima do muro e às vezes colocava um contra o outro. Criava situações complicadas, ele armava uma coisa desnecessária por causa dessa vontade de agradar. Ele queria o sucesso da banda, as intenções dele sempre foram as melhores. Eu nunca duvidei das intenções dele e sim da competência. Essa é a minha opinião", explicou.
Em outro trecho, o guitarrista disse que procura sempre fazer uma leitura positiva das pessoas com quem trabalha e deu mais motivos que levaram a desavenças na época.
"Eu gosto de fazer uma leitura positiva das pessoas com quem eu trabalho. Ele tinha boas intenções, mas não tinha expertise para gerir uma banda internacional. Ele poderia ter feito mais parcerias, mas pela insegurança e limitação, não conseguiu criar essa ponte. Tivemos o empresário do Iron Maiden interessado no Angra na mesma época que também era empresário do Helloween. Ia ser Iron Maiden, Helloween e Angra! Iríamos dominar o mundo, mas era uma fase que o Andre já queria sair. O mundo é o que é, não adianta ficar chorando pelo leite derramado. O Toninho, no fim, tinha essa boa intenção, mas ele sempre queria agradar. Ele antecipava dinheiro para quem chorasse um pouco mais, as contas não eram claras. Nunca se sabia o que tinha no caixa, quanto gastou e tal. Essa falta de clareza gerava desconfiança", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"



O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Boyband? Rebirth? 5 papos que podem ter incendiado o churrasco do Angra
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


