Como uma camiseta do Saxon ajudou a mudar para sempre a trajetória do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de março de 2022
A banda Metallica é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores representantes do heavy metal. O quarteto liderado pelo baterista dinamarquês Lars Ulrich e pelo guitarrista/vocalista californiano James Hetfield vendeu milhões de discos e faz shows gigantescos até hoje. Essa trajetória de sucesso começou nos anos 1980 e uma camiseta da banda inglesa Saxon ajudou a tornar tudo possível.
Brian Slagel, fundador da Metal Blade Records, contou a história durante entrevista concedida ao The Metal Voice. Tudo aconteceu no início dos anos 1980, durante um show realizado na Califórnia (EUA), como é possível conferir em transcrição da conversa publicada no site Ultimate Guitar.
"O Michael Schenker Group tocou em um local chamado Country Club em Reseda, (que era um subúrbio de Los Angeles, Califórnia) em dezembro de 1980. Descobrimos mais tarde que todo mundo do Metallica, do Armored Saint, todas as bandas [que mais tarde apareceriam na coletânea ‘Metal Massacre’, lançada pela Metal Blade] estavam naquele show, mesmo que ninguém se conhecesse.
Então, eu estava lá com meu bom amigo John Kornarens, que era basicamente o outro cara me ajudando com o fanzine e também com a compilação. Depois do show, ele estava no estacionamento e viu um garoto vestindo uma camiseta do Saxon. Em 1980, ninguém em Los Angeles sabia quem era o Saxon, muito menos estaria vestindo uma camiseta deles. Então, John correu até o garoto e diz: ‘Onde você conseguiu essa camisa?’. Ele respondeu, ‘Oh, meu Deus, você sabe quem é Saxon?’. E [John] respondeu, ‘Sim’, e o garoto falou: ‘Acabei de me mudar da Dinamarca para cá, tipo duas semanas atrás. Achei que ninguém sabia quem era Saxon’".
Como você deve ter imaginado, o garoto em questão era Lars Ulrich, que se tornou amigo de Brian e John. "Alguns dias depois Lars, eu e John nos juntamos e começamos a enlouquecer com a New Wave Of British Heavy Metal porque Lars, você sabe, ao se mudar da Dinamarca para cá achava que ele não conhecia ninguém, [que ele] não encontraria nenhum amigo que soubesse o que estava acontecendo com a cena. Então, todos nós nos tornamos amigos rapidamente por causa disso", complementou Brian.
A amizade foi um pouco mais longe e algum tempo depois, mais precisamente em 1982, o Metallica apareceu na coletânea "Metal Massacre" com a música "Hit The Lights". Esse foi o primeiro registro da banda em estúdio, porém, quase não foi lançado. "E então eles me trouxeram uma fita cassete no último minuto – algo típico de Lars e eles quase não entraram no disco, porque ele provavelmente estava a cerca de uma hora de distância, não chegando lá a tempo, porque tínhamos tudo pronto. Então, eles [integrantes do Metallica] trouxeram um cassete e nós não tínhamos 50 dólares para transformar o cassete em uma fita de um quarto de polegada. E nenhum de nós tinha o dinheiro. Felizmente, John Kornarens tinha a grana, então ele pagou os 50 dólares e o Metallica acabou no disco".
O desenrolar da história todos nós conhecemos: o Metallica virou o mundo de cabeça para baixo e se tornou uma das bandas mais conhecidas de todos os tempos. Talvez, por conta de uma camiseta do Saxon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


A música do Metallica que faz um estádio de futebol americano tremer
Metallica teve 2,2 bilhões de streams no Spotify no ano de 2025
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou


