Como uma camiseta do Saxon ajudou a mudar para sempre a trajetória do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de março de 2022
A banda Metallica é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores representantes do heavy metal. O quarteto liderado pelo baterista dinamarquês Lars Ulrich e pelo guitarrista/vocalista californiano James Hetfield vendeu milhões de discos e faz shows gigantescos até hoje. Essa trajetória de sucesso começou nos anos 1980 e uma camiseta da banda inglesa Saxon ajudou a tornar tudo possível.
Brian Slagel, fundador da Metal Blade Records, contou a história durante entrevista concedida ao The Metal Voice. Tudo aconteceu no início dos anos 1980, durante um show realizado na Califórnia (EUA), como é possível conferir em transcrição da conversa publicada no site Ultimate Guitar.
"O Michael Schenker Group tocou em um local chamado Country Club em Reseda, (que era um subúrbio de Los Angeles, Califórnia) em dezembro de 1980. Descobrimos mais tarde que todo mundo do Metallica, do Armored Saint, todas as bandas [que mais tarde apareceriam na coletânea ‘Metal Massacre’, lançada pela Metal Blade] estavam naquele show, mesmo que ninguém se conhecesse.
Então, eu estava lá com meu bom amigo John Kornarens, que era basicamente o outro cara me ajudando com o fanzine e também com a compilação. Depois do show, ele estava no estacionamento e viu um garoto vestindo uma camiseta do Saxon. Em 1980, ninguém em Los Angeles sabia quem era o Saxon, muito menos estaria vestindo uma camiseta deles. Então, John correu até o garoto e diz: ‘Onde você conseguiu essa camisa?’. Ele respondeu, ‘Oh, meu Deus, você sabe quem é Saxon?’. E [John] respondeu, ‘Sim’, e o garoto falou: ‘Acabei de me mudar da Dinamarca para cá, tipo duas semanas atrás. Achei que ninguém sabia quem era Saxon’".
Como você deve ter imaginado, o garoto em questão era Lars Ulrich, que se tornou amigo de Brian e John. "Alguns dias depois Lars, eu e John nos juntamos e começamos a enlouquecer com a New Wave Of British Heavy Metal porque Lars, você sabe, ao se mudar da Dinamarca para cá achava que ele não conhecia ninguém, [que ele] não encontraria nenhum amigo que soubesse o que estava acontecendo com a cena. Então, todos nós nos tornamos amigos rapidamente por causa disso", complementou Brian.
A amizade foi um pouco mais longe e algum tempo depois, mais precisamente em 1982, o Metallica apareceu na coletânea "Metal Massacre" com a música "Hit The Lights". Esse foi o primeiro registro da banda em estúdio, porém, quase não foi lançado. "E então eles me trouxeram uma fita cassete no último minuto – algo típico de Lars e eles quase não entraram no disco, porque ele provavelmente estava a cerca de uma hora de distância, não chegando lá a tempo, porque tínhamos tudo pronto. Então, eles [integrantes do Metallica] trouxeram um cassete e nós não tínhamos 50 dólares para transformar o cassete em uma fita de um quarto de polegada. E nenhum de nós tinha o dinheiro. Felizmente, John Kornarens tinha a grana, então ele pagou os 50 dólares e o Metallica acabou no disco".
O desenrolar da história todos nós conhecemos: o Metallica virou o mundo de cabeça para baixo e se tornou uma das bandas mais conhecidas de todos os tempos. Talvez, por conta de uma camiseta do Saxon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Van Halen sinalizou "o fim do rock como o conhecíamos", segundo Slash
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
A música de 1968 dos Beatles que é a pior de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O álbum que recolocou a carreira de Ozzy Osbourne de volta nos trilhos
A "banda country" com quem Bruce Dickinson excursionou pela Europa
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso


James Hetfield beija a noiva Adriana Gillett durante jogo do Las Vegas Raiders
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Por que James Hetfield não ouve bateria de Lars Ulrich no retorno dos shows do Metallica
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas


