RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Marty Friedman: "Era como uma música pop, se você puder chamar assim."

A canção do Pink Floyd que Gilmour disse ser "ótima", mas nunca mais quer ouvir

O grande erro do The Doors que fez a banda ficar decadente, segundo Caetano Veloso

A música obscura que Geddy Lee disse ter reinventado o baixo progressivo; "É tão poderosa"

Paul Stanley relembra como foi ouvir Van Halen pela primeira vez: "Mudou o jogo"

Rob Halford está arrasado por não poder participar de último show do Black Sabbath

Metallica provoca tremor do solo durante show nos Estados Unidos

O quesito que era o ponto fraco do Pink Floyd mesmo no auge, segundo David Gilmour

Membro do Black Sabbath tem pesadelo com o show de despedida: "Sonhei que tudo dá errado"

O malicioso motivo pelo qual John Lennon deu a Mick Jagger o apelido "O Fantasma"

Os cinco melhores shows do Bangers Open Air, na opinião de Mateus Ribeiro

Novo baterista do Iron Maiden, Simon Dawson já gravou álbum ao vivo no Brasil

O padrão estabelecido por uma banda que nem o Pink Floyd tentou alcançar

Baterista explica o que o levou a trocar Bad Religion por Avenged Sevenfold

O maior nome do metal brasileiro atual, segundo jornalista que cobriu o Bangers


Stamp

Garotas do Rock - 36 novidades no Metal

Por João Petrucci
Postado em 28 de abril de 2022

As garotas já tomaram os lugares dos caras no Metal - para a tristeza dos tiozões conservadores fãs do estilo. E, para quem acha que o Rock já era, elas estão aqui para refutar - e com direito a temas atuais: anti-'novo fascismo', liberdades individuais, homofobia, cristianismo, censura e posição da mulher na sociedade. Ah: até mesmo nos vocais guturais, elas já fazem o trabalho em uma forma muito melhor que vários marmanjos de bandas consagradas! Selecionamos, em dois videos, 36 bandas com garotas que estão chutando tudo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quatro dessas bandas terão um sucinto review sobre os respectivos lançamentos que aconteceram nesses primeiros meses de 2022. Não obstante, gostaria de citar outras quatro que estão na iminência de lançarem novos albuns: Future Palace, The Big Deal, Volturian e Walk in Darkness (em breve, falaremos individualmente de cada lançamento!). Focamos em algo além de Jinjer, The Pretty Reckless, Nervosa ou outras bandas que já figuram o bastante no site.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Temos em mãos outros quatro albuns recém lançados (quais não pulam fora de nosso player): Os maravilhosos "Unfinished" (Shield of Wings), "Erebos" (Venom Prison), "Eternal Blue" (Spiritbox) e "Nightfall" (SETYØURSAILS).

Shield of Wings é uma banda americana de metal sinfônico. Sim: também me assustei quando soube que são americanos! Segundo os próprios me disseram em mensagens trocadas, a banda iniciou suas atividades em meados de 2000, entrando por um hiato de 2012 a 2020. A partir da entrada das talentosas Aliya Daye (teclado e segunda voz) e Lara Mordian (vocal principal), a banda texana liderada pelo guitarrista James Gregor se reinventou. O vocal de Mordian é excelente, contrastando muito bem com a versatilidade vocal de Daye (ela canta como soprano a um potente gutural). O primeiro album, Unfinished (um belíssimo trocadilho pela vicissitude que os acometeu), traz muitos elementos do sinfônico, folk e Gothic Doom Metal, numa "mistureba" perfeita. O meu destaque vai para as excelentes faixas Wetland, Mind of Myth, Cedar e Sunfire Shower (esta última, a melhor faixa do disco).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Erebos" é quarto album de estúdio da banda britânica Venom Prison. Sua frontwoman, Larissa Stupar (de ascendência russa), é um exemplo a ser seguido por todas garotas do Rock - além de excelente vocalista gutural (que deixaria muitos marmanjos com dor de cotovelo), ela é uma militante das causas femininas no Rock. Em recente artigo assinado à Kerrang! (publicada no dia Internacional da Mulher), ela fez excelentes observações sobre as condições das mulheres no cenário do Rock. Mamãe pela primeira vez há poucas semanas, ela conta sobre as dificuldades e falta de apoio às mulheres - pois há gravidez e maternidade, algo que indústria da música parece não dar muita atenção (lamentavelmente). Inicia falando sobre a hodierna morosidade na conquista da igualdade dos gêneros no trabalho - o que, infelizmente, é um fato que vemos até no maior canal de televisão deste nosso país. Em seguida, mostra um estudo no qual a desigualdade é refletida até na música (onde a representatividade feminina, em Streamings, chega a ser menos de um quarto do total!). Cirurgicamente, Stupar comenta sobre as dificuldades para artistas puérperas - segundo ela, sendo uma plausível razão para que o meio do Metal seja tanto dominado pelos homens (já que gravidez e responsabilidades de mãe afastam as mulheres do Rock). Esta falta de representatividade pode ser o motivo pelo qual as artistas se sentem tão preocupadas em se sacrificarem para seguirem seus desígnios musicais, pois também precisam cuidar de filhos e de si mesmas. Ela mesma se sentiu assim: muitas perguntas, mas às quais ninguém parece ligar (para estas preocupações importantes que as mulheres têm). O artigo assinado por ela pode ser visto neste link (em inglês).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre o album, não há muito a dizer: é o melhor lançamento de Death Metal deste ano (até então!). Conta com as maravilhosas faixas "Judges Of The Underworld", "Pain Of Oizys", "Nemesis" e "Technologies Of Death". O Venom Prison é uma banda que leva muito a sério o tema social, constantemente protestando contra novos flertes com o Fascismo que vemos na sociedade atualmente. Stupar é a grande responsável pelo sucesso do Venom Prison, com seu estilo raivoso e pesado de cantar. Ela, com toda certeza, cantaria como substituta de QUALQUER HOMEM em bandas com vocais guturais! É a melhor do estilo neste momento. Impressiona muito como ela consegue fazer um vocal "podreira" com tamanha competência (para quem acha Alissa White-Gluz e Angela Gossow impecáveis, escutem a Stupar ao vivo!)...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Eternal Blue" é o aguardado debut dos canadenses do Spiritbox. A banda, formada pelo casal Courtney LaPlante (vocais) e Mike Stringer (guitarra), há pelo menos três anos tem soltado singles no Youtube, mostrando cada vez maiores qualidades. O sucesso do (já) Hit "Holy Roller" (música com conteúdo que fala fortemente do cristianismo) foi imediato - uma faixa maravilhosa, pesada e moderna (ainda assim, incorpora toques inigualáveis, como a influência do estilo Drum'n'Bass). LaPlante e o marido, Mike, vieram juntos da banda Iwrestledabearonce. O disco conta com faixas incríveis (além da supracitada 'Holy Roller'): "Circles With Me", "Blessed Be", "Secret Garden" e "Constance". LaPlante é, sem dúvidas, uma das melhores cantoras de Metal da atualidade - sua habilidade vocal, alternando da voz alta ao gutural, é incomensurável. A banda flerta com o Nu Metal e Death Metal em seu instrumental - enquanto as letras versam muitos sobre o lado pessoal de LaPlante (uma mulher cristã, casada e, como não podia deixar de ser, defensora das boas causas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O album "Nightfall" é o debut dos alemães do SETYØURSAILS - conforme o release diz, é uma banda que destina toda sua raiva contra o "racismo, sexismo e homofobia" (tão atual...) - em um ótimo Post Hard Core melódico! A excelente cantora da banda, Jules Mitch, é abertamente lésbica, mas não se adequa a discursos oportunistas de pessoas que querem, no bom português, "lacrar" em cima de uma causa tão importante. A banda faz um excelente (e moderno) Melodic Death Metalcore, trazendo a nós a um disco muito bem recheado com quatorze faixa (levando-se em conta a bônus), algo raro em tempos de streamings digitais. Vamos falar do poder vocal desta "baixinha": Jules Mitch, como todo fenômeno que surge nesse mundo a cada década, consegue ir do gutural perfeito às altíssimas notas em milésimos de segundo! Uma vocalista moderna, técnica e muito competente! Temos alguns singles com bom destaque no Youtube. O album, em si, é muito linear e coerente. Vale cada segundo de seu tempo - afinal, é uma ótima diversão! Recomendo uma ouvida nas seguintes faixas: "Ghosts", "Nightfall" (título), "Reason" e "Secrets".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Gostaríamos de falar mais sobre o tema - afinal, essas garotas estão realmente no topo da qualidade musical. Que tal olharem com carinho para o nosso Hatomic (quarteto de Caxias do Sul, com quatro garotas de muito talento)?

E, então, "tiozões conserva" que nos lêem: Qual dessas bandas vale a pena seguir em plataformas digitais (ou vale rechear a fatura do cartão por uma loja de discos)? Será mesmo que o Rock já era? Eu acho que o (pré)conceito já se foi...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre João Petrucci

Muito velho para mimimi. O assunto é Rock'n'Roll!" Paulista. Fã de Iron Maiden, Dream Theater e Bon Jovi. Motor V8 também faz boa música!
Mais matérias de João Petrucci.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS