Regis Tadeu traduz em palavras o que é se arrepiar ouvindo Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 23 de abril de 2022
Em mais um vídeo da série "Discos Que Envelheceram Bem", Regis Tadeu fala sobre o clássico "Sabotage", sexto álbum de estúdio do Black Sabbath, lançado originalmente em 1975. "Na hora que eu vi esse álbum, o choque foi imenso - mas ele foi muito negativo, a princípio, por causa dessa capa (mostra a capa e faz uma careta). Na época eu olhei e falei 'Cara, que raios de capa é essa? Como uma das minhas bandas favoritas ousava estampar no seu disco novo uma foto horrorosa como essa aqui?' Onde os caras estavam com a cabeça'. Sim, eu sabia que naquela época que, excluindo a mítica imagem da bruxa esverdeada do primeiro disco da banda (neste ponto Regis exibe o exemplar em vinil que ele ganhou da mãe em 1970 e já contou em outras histórias), então tirando essa imagem mítica do primeiro álbum, e também da belíssima capa do 'Sabbath Bloody Sabbath' (exibe desta vez uma edição em CD) eu já sabia que o Black Sabbath não era um daqueles grupos que primavam pela ousadia e pela beleza das suas capas", exibindo e comentando em seguida as capas do "Paranoid", "Master of Reality" e o "Vol 4" ("esta pelo menos tinha as imagens dos caras tocando do lado de dentro" diz Regis, enquanto exibe sua edição em vinil capa dupla com livreto), enquanto continua execrando a capa do "Sabotage" ("O Bill Ward parecia irmã mocréia que a gente tinha no círculo de amigos e que todo mundo fazia careta quando ela vinha beijar a gente", diz Regis).
Black Sabbath - Mais Novidades
Regis conta então que quando colocou o disco pra ouvir, logo de cara adorou "Hole in the Sky", e concluiu naquele instante que mesmo se as demais músicas do álbum fossem ruins, só aquela música já valia a aquisição. "Aí eu estava lá ouvindo 'Hole in the Sky' e de repente a música acabou, de uma maneira muito repentina", diz. "Fiquei surpreso, assim como quando entrou um violão tocado num volume quase inaudível, e eu olhando no encarte do LP..." Neste ponto Regis conta que teve o vinil original nacional e fez o que ele chama de "burrada" de trocar pelo CD. Em seguida ele retoma: "E o teminha de violão bem baixinho chamado 'Don't Start Too Late', sonzinho tranquilo e relaxante, que foi novamente interrompido..." (neste ponto Regis procura as palavras e olha pro céu) ...olha, eu até hoje, abril de 2022, eu não consigo explicar o que eu senti quando o Tony Iommi entrou com aquele I-N-A-C-R-E-D-I-T-Á-V-E-L riff de 'Symptom of the Universe'! E eu tenho certeza que toda pessoa que ouviu esta música pela primeira vez... olha, se antes no meu quarto tinha aquela escuridão que eu falei, no exato momento em que começou a tocar 'Sympton' toda a Via Láctea, TODA ela foi tragada pro interior de um Buraco Negro que era o disco que estava tocando na minha frente! Juro por Deus! Comecei a ouvir a música e não conseguia respirar, meu cérebro começou a escolher pelas orelhas como se fosse um milk shake gosmento, enquanto eu (Regis gagueja) comecei a sacudir o corpo parecendo um Diabo da Tasmânia epilético. Eu só parei quando a música, na porção final, entra numa planície sonora acústica, quase jazz. E aquilo me deixou tão desnorteado, tão desconcertado, fora de brincadeira, eu fiquei mais perdido do que evangélico quando é jogado no meio de uma suruba!", conta Regis.
"A sensação lúgubre acabou quando entrou outra canção longa e assustadora chamada 'Megalomania'", prossegue Regis, descrevendo o resto da canção e do álbum com figuras de linguagem semelhantes às do parágrafo anterior, até que próximo ao final ele diz: "Então o que eu tenho a dizer é o seguinte, meu amigo e minha amiga: quase cinco décadas depois, toda vez que eu re-ouço esse disco, e eu re-ouvi o disco mais uma vez pra fazer esse vídeo aqui, eu me surpreendo porque eu sinto as mesmas sensações do passado, e foi exatamente por isso que eu fiz esse vídeo, pois esse disco envelheceu maravilhosamente bem!"
Por fim, Regis conclui: "Vou dizer uma coisa pra vocês, que beleza é a gente ser velho e ainda se emocionar com uma obra prima como se o tempo não tivesse significado nada. E se isso ainda acontece comigo, eu torço muito para que aconteça com você, e torço mais ainda que os seus filhos sintam exatamente o que eu e você sentimos a primeira vez que a gente ouviu esse disco!"
Veja o vídeo completo no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu

A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
O dia que Ozzy achou que estava contando segredo sobre Black Sabbath para brasileiro
A atitude respeitosa tomada por Nuno Bettencourt no último show de Ozzy Osbourne
Bill Ward (Black Sabbath) exalta Brann Dailor, baterista do Mastodon
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
As 30 maiores músicas da história do Heavy Metal, segundo o site WatchMojo
O riff que foi criado "do nada" e se tornou um dos mais famosos de todos os tempos


