O dia que David Bowie cobrou a MTV por mais destaque a artistas negros
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2022
David Bowie se tornou conhecido não apenas como cantor e compositor, mas também por sua capacidade de antever o futuro para se antecipar às tendências. E, como se isso não bastasse, ele dominava ainda a arte de dar entrevistas memoráveis.
Um dos momentos inesquecíveis do Camaleão do Rock diante de um repórter foi na MTV em 1983. Enquanto promovia o extremamente bem-sucedido álbum "Let's Dance", lançado naquele mesmo ano, ele aproveitou para cobrar a emissora por mais diversidade racial, como pode ser visto abaixo.
Ao VJ Mark Goodman ele questionou: "Eu venho assistindo a MTV nesses últimos meses, é um empreendimento sólido, com muita coisa dando certo. Eu só fico chocado com o fato de haver tão poucos artistas negros entre os apresentados. Qual é o motivo disso?"
O apresentador foi visivelmente surpreendido pela pergunta, afinal, ele esperava que a entrevista fosse apenas para falar do disco do momento. Ao responder, Goodman soou como um assessor de imprensa, e defendeu a empresa para a qual trabalhava:
"Eu acho que eles estão buscando seguir essa direção, nós queremos exibir artistas que estejam fazendo música que se encaixe com o que queremos para a MTV. Existem outras emissoras, em termos de público alvo.
Dali em diante, a entrevista assumiu a forma de um debate.
David Bowie: Isso fica evidente pelo fato dos poucos artistas negros que se vê, ser lá para duas e meia da madrugada, até por volta das seis. Pouquíssimos aparecem em horário nobre. Devo admitir que ao longo das últimas semanas isso vem mudando, mas é um processo tão lento…
Mark Goodman: Eu sei… É engraçado, eu acho que as pessoas têm visões diferentes. Quando você assiste, digamos, uma hora ou duas, ou mesmo três por dia, as pessoas ainda assim possuem ideias diferentes sobre o que estamos tentando fazer. Nós não fazemos nenhum tipo de exclusão a nada, muito menos excluir artistas negros daquilo que você se referiu como "horário nobre". Nós não temos isso.
David Bowie: Porque se vê muito na única emissora negra na televisão, que eu sempre assisto, não lembro qual é o canal… Mas parece ter um monte de artistas negros fazendo ótimos clipes que, para a minha surpresa, não passam na MTV.
Mark Goodman: Claro que nós temos que tentar e fazer o que nós acreditamos, não apenas o que Nova Iorque e Los Angeles vão curtir, mas também as escolhas locais da região centro-oeste, que vão morrer de medo com certas coisas, ou uma sequência de rostos negros.
Sabe, nós temos que tocar músicas que nós achamos que todo o país vai gostar, e nós com certeza somos uma emissora rock n roll. A questão é: como estamos em Nova Iorque, deveria a WPLJ [famosa rádio rock dos anos 80] tocar, tipo, The Isley Brothers? Eu e você diríamos que sim, porque nós crescemos numa época em que os Isley Brothers significava alguma coisa para mim, assim como o The Spinners, mesmo bem depois dos Isley Brothers.
Mas o que eles significam para um garoto de 17 anos de idade? Bom, se você fala no telefone com esses caras como eu falava quando estava na rádio…
David Bowie: Eu te digo o que significa. Talvez The Isley Brothers ou Marvin Gaye signifiquem algo pra um garoto negro de 17 anos, e ele com certeza faz parte desse país. Você não acha esse argumento assustador?
Mark Goodman: Acho, mas menos aqui [na MTV] do que na rádio.
David Bowie: Deveria ser a premissa da emissora e das estações de rádio serem justas. Isso é algo gritante em toda a mídia americana. Não deveria ser um sacrifício tornar a mídia muito mais integrada — principalmente em termos musicais.
Mark Goodman: Isso já está acontecendo porque a música branca, os músicos brancos, estão agora começando a tocar mais do que nunca. Mais do que estavam a, digamos, pelo menos 10 anos. Artistas negros já passaram por isso, e agora o que eu espero é que a linha comece a ficar tênue quando tocamos uma banda como ABC.
Essa banda de garotos brancos e negros está se dando bem e torna um pouco mais fácil para um garoto branco se identificar. Tem até uma carta na nova edição do álbum em resposta a um artigo de Dave Marsh, onde ele reclamava sobre o que ele não queria ver na MTV. Mas o que eu estou dizendo é que há, como você disse, um monte de garotos, negros ou brancos, querendo ver música negra. Não é como se estivéssemos em 67. Hoje em dia é "Se você gosta disso, eu não gosto de você", isso é assustador! E nós não podemos simplesmente fechar os olhos. Se nós pudermos mudar isso, pouco a pouco…
"Ok, muito obrigado", agradeceu David Bowie pela explicação, sem revelar o quanto ela o convenceu. "Eu entendi seu ponto de vista", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Os 10 melhores álbuns do metal de 2025 até agora, incluindo 1 brasileiro
O personagem cinematográfico da Disney que foi inspirado em David Bowie
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
A opinião de Rob Halford do Judas Priest sobre o saudoso David Bowie
Adeus: veja o último show de 10 rockstars que morreram nesta década
Dia dos Pais: músicos em homenagem aos seus filhos


