O dia que David Bowie cobrou a MTV por mais destaque a artistas negros
Por André Garcia
Postado em 05 de abril de 2022
David Bowie se tornou conhecido não apenas como cantor e compositor, mas também por sua capacidade de antever o futuro para se antecipar às tendências. E, como se isso não bastasse, ele dominava ainda a arte de dar entrevistas memoráveis.
Um dos momentos inesquecíveis do Camaleão do Rock diante de um repórter foi na MTV em 1983. Enquanto promovia o extremamente bem-sucedido álbum "Let's Dance", lançado naquele mesmo ano, ele aproveitou para cobrar a emissora por mais diversidade racial, como pode ser visto abaixo.
Ao VJ Mark Goodman ele questionou: "Eu venho assistindo a MTV nesses últimos meses, é um empreendimento sólido, com muita coisa dando certo. Eu só fico chocado com o fato de haver tão poucos artistas negros entre os apresentados. Qual é o motivo disso?"
O apresentador foi visivelmente surpreendido pela pergunta, afinal, ele esperava que a entrevista fosse apenas para falar do disco do momento. Ao responder, Goodman soou como um assessor de imprensa, e defendeu a empresa para a qual trabalhava:
"Eu acho que eles estão buscando seguir essa direção, nós queremos exibir artistas que estejam fazendo música que se encaixe com o que queremos para a MTV. Existem outras emissoras, em termos de público alvo.
Dali em diante, a entrevista assumiu a forma de um debate.
David Bowie: Isso fica evidente pelo fato dos poucos artistas negros que se vê, ser lá para duas e meia da madrugada, até por volta das seis. Pouquíssimos aparecem em horário nobre. Devo admitir que ao longo das últimas semanas isso vem mudando, mas é um processo tão lento…
Mark Goodman: Eu sei… É engraçado, eu acho que as pessoas têm visões diferentes. Quando você assiste, digamos, uma hora ou duas, ou mesmo três por dia, as pessoas ainda assim possuem ideias diferentes sobre o que estamos tentando fazer. Nós não fazemos nenhum tipo de exclusão a nada, muito menos excluir artistas negros daquilo que você se referiu como "horário nobre". Nós não temos isso.
David Bowie: Porque se vê muito na única emissora negra na televisão, que eu sempre assisto, não lembro qual é o canal… Mas parece ter um monte de artistas negros fazendo ótimos clipes que, para a minha surpresa, não passam na MTV.
Mark Goodman: Claro que nós temos que tentar e fazer o que nós acreditamos, não apenas o que Nova Iorque e Los Angeles vão curtir, mas também as escolhas locais da região centro-oeste, que vão morrer de medo com certas coisas, ou uma sequência de rostos negros.
Sabe, nós temos que tocar músicas que nós achamos que todo o país vai gostar, e nós com certeza somos uma emissora rock n roll. A questão é: como estamos em Nova Iorque, deveria a WPLJ [famosa rádio rock dos anos 80] tocar, tipo, The Isley Brothers? Eu e você diríamos que sim, porque nós crescemos numa época em que os Isley Brothers significava alguma coisa para mim, assim como o The Spinners, mesmo bem depois dos Isley Brothers.
Mas o que eles significam para um garoto de 17 anos de idade? Bom, se você fala no telefone com esses caras como eu falava quando estava na rádio…
David Bowie: Eu te digo o que significa. Talvez The Isley Brothers ou Marvin Gaye signifiquem algo pra um garoto negro de 17 anos, e ele com certeza faz parte desse país. Você não acha esse argumento assustador?
Mark Goodman: Acho, mas menos aqui [na MTV] do que na rádio.
David Bowie: Deveria ser a premissa da emissora e das estações de rádio serem justas. Isso é algo gritante em toda a mídia americana. Não deveria ser um sacrifício tornar a mídia muito mais integrada — principalmente em termos musicais.
Mark Goodman: Isso já está acontecendo porque a música branca, os músicos brancos, estão agora começando a tocar mais do que nunca. Mais do que estavam a, digamos, pelo menos 10 anos. Artistas negros já passaram por isso, e agora o que eu espero é que a linha comece a ficar tênue quando tocamos uma banda como ABC.
Essa banda de garotos brancos e negros está se dando bem e torna um pouco mais fácil para um garoto branco se identificar. Tem até uma carta na nova edição do álbum em resposta a um artigo de Dave Marsh, onde ele reclamava sobre o que ele não queria ver na MTV. Mas o que eu estou dizendo é que há, como você disse, um monte de garotos, negros ou brancos, querendo ver música negra. Não é como se estivéssemos em 67. Hoje em dia é "Se você gosta disso, eu não gosto de você", isso é assustador! E nós não podemos simplesmente fechar os olhos. Se nós pudermos mudar isso, pouco a pouco…
"Ok, muito obrigado", agradeceu David Bowie pela explicação, sem revelar o quanto ela o convenceu. "Eu entendi seu ponto de vista", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"


O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie
As músicas preferidas de David Bowie, conforme escrito pelo próprio
O disco que Noel Gallagher do Oasis ouviu por 20 dias seguidos: "Fiquei obcecado"
Os 10 melhores discos do rock dos anos 70, segundo o RYM
Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne


