Quando Angus Young, do AC/DC, detonou o Led Zeppelin e os Rolling Stones
Por Bruce William
Postado em 18 de maio de 2022
Durante entrevista com a Classic Rock em 1977, Angus Young não poupou críticas aos contemporâneos, que ele acusava de terem "abandonado o verdadeiro rock'n'roll": "Eu nunca me interessei por música moderna, gosto de coisas antigas - Elvis, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee, discos de swing, Louis Armstrong e coisas assim. Todas as outras coisas parecem ruins em comparação, até mesmo a produção. Você coloca lado a lado o 'Tutti Frutti' de Little Richard e põe pra tocar a coisa mais selvagem dos dias de hoje e ela vai soar tímida em comparação", diz o guitarrista.
Ao ouvir que isso é o que chamam de progresso, Angus retruca: "Bem, eles devem ter progredido no sentido errado. Eu vou te dizer quando parou de ficar bom – quando os Rolling Stones lançaram 'Jumpin' Jack Flash' e 'Street Fightin' Man'. Depois disso não há mais nada. Led Zeppelin e todos aqueles que são apenas imitadores pobres do The Who e bandas assim. Foi quando eu acho que tudo acabou. O resto eu nem chamaria de progressivo".
Ele prossegue: "Caras como Jeff Beck e John McLaughlin deveriam estar tocando jazz, mas nem teriam uma boa carreira nesse gênero, porque há caras que tocam essas coisas há 50 anos que colocariam eles no chinelo. Pessoas como Beck nem deveriam estar pensando em se chamar de rock'n'roll, eles gostam de uma coisa diferente".
Angus ainda questiona: "Há alguém hoje em dia que tocaria como Jerry Lee Lewis, chutando o piano e arrancando sua camisa? Eu garanto que dentro de alguns anos o cara seria uma das maiores coisas acontecendo. Se eu pudesse tocar piano, estaria fazendo exatamente isso!"
O guitarrista se defende da acusação de estar defendendo a repetição do passado, se justificando que com isso ele quer dizer que as pessoas deveriam se reinventar: "Não é questão de se repetir, mas sim sobre tocar o que sempre esteve ali. Uma boa música, bem tocada, bem arranjada e bem apresentada, selvagem e excitante para uma banda de rock. O resto não é rock'n'roll - é um erro assumirem este nome", explica.
No fim sobra até para duas bandas gigantescas, entre as maiores de todos os tempos: primeiro o Led Zeppelin, que Angus diz ter ouvido fazendo o "verdadeiro' rock'n'roll no seu quarto álbum, e justamente na faixa que leva esse nome, "Rock and Roll". "Mas assisti essa banda ao vivo e foi um show de três horas. Durante duas horas e meia eles deixaram a plateia bocejando de tédio, até que no fim do show eles tocam um medley de clássicos do rock'n'roll para animar a galera. Foi terrível. Eles supostamente são a banda de rock'n'roll mais empolgante do mundo, eles e os Stones, e eles simplesmente não estão tocando", diz o guitarrista.
Depois é a vez dos Rolling Stones: "Os caras tocam soul music nos dias de hoje, e (o show deles) deveria ser de rock'n'roll. Deixem isso para quem sabe fazer melhor, os negros. Se os Stones tocassem o que sabem fazer, eles seriam muito melhores e provavelmente se sentiriam à vontade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Irene Thornton, ex-esposa de Bon Scott (AC/DC), morre aos 75 anos
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Show do AC/DC na Austrália é registrado por sismógrafo
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
AC/DC abre turnê australiana resgatando "Jailbreak" para o repertório
A música do AC/DC que Brian Johnson cantou pela primeira vez no Rock in Rio
O hit do AC/DC cuja letra passa mensagem séria sobre ganância e trapaça
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado


