Engenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros
Por Bruce William
Postado em 29 de junho de 2022
Em vídeo publicado no youtube, Júlio Ettore mostra e explica em detalhes as tretas envolvendo o Engenheiros do Hawaii ao longo dos anos envolvendo Lulu Santos, Nenhum de Nós, Titãs, Lobão, Ezequiel Neves, João Gordo, Renato Russo e TNT. Vamos ver resumidamente algumas delas.
Sobre o Lulu Santos, tudo começou quando em entrevista para um jornal carioca o Humberto Gessinger disse que o Engenheiros "não queria fazer parte de uma panelinha", e mais adiante explica que existem dois grupos de artistas: "Existem entertainers e grupos que querem acrescentar uma existência abaixo das luzes de palco. Na primeira classificação se enquadram o David Copperfield, o Sílvio Santos, o Lulu Santos, e na segunda estamos nós e muitas bandas como o IRA!, a Legião Urbana e o Paralamas".
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Curiosamente, na mesma matéria, foi publicada uma opinião de Lulu sobre o Engenheiros, que disse: "O trabalho deles é muito positivo, ouvi uma canção nova nas rádios e gostei. Tenho a maior simpatia pelo Humberto, ele sempre foi gentil comigo". Claro que o Lulu não gostou e ligou pra casa do Humberto "sentando a lenha nele", nas palavras de Júlio. E Humberto revelaria a história anos mais tarde, depois do lançamento do disco "O Papa é Pop" (1990), quando, numa entrevista, Humberto explica o motivo de haver um pedido de desculpas ao Lulu Santos no encarte do disco. "Ele ligou pra casa me chamando de nazista. Fiquei chateado, não queria polemizar com ele, é uma pessoa que eu admiro", explicou.
Já no caso do Titãs, a história não teve um final feliz, conforme diz Júlio, explicando que tudo começou novamente durante entrevista para um jornal carioca, onde desta vez foram os Titãs que começaram a treta quando, ao serem perguntados sobre o que seria imperdível e o que não veriam de jeito nenhum no Hollywood Rock de 1992, responderam que Living Colour seria imperdível, e na hora de responder o que não veriam, Charles Gavin disse, entre risos: "Eu não veria os Engenheiros do Hawaii".
Seis meses depois o Engenheiros "daria o troco": "O Titãs é provinciano. Essa coisa de falar mal da Igreja hoje. Pelo amor de Deus... genuflexório... o Lulu (Santos) tem uma sutileza mais atual. Titãs são hippies velhos. Eram hippies e agora cortam o cabelo. Mas não deixam de ser hippies. Os caras saem abraçados dos shows", disse Humberto em entrevista ao mesmo jornal carioca.
A "contra-resposta" veio dias depois em uma entrevista de Tony Bellotto para o mesmo jornal: "Não entendi porque tanta agressão. Os argumentos dele não me convenceram. Como a coisa de dizer que não podemos falar mal da igreja hoje em dia e depois citar uma palavra da música 'Clitóris' que não tinha nada a ver com igreja".
"Não tem a menor relevância para merecer um comentário. Ele é irrelevante para o rock ou qualquer coisa". Lobão sobre Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii
A treta do Engenheiros do Hawaii com o Lobão começou quando, em uma matéria para um jornal foi pedida a opinião de várias pessoas sobre o Humberto Gessinger, uma delas o Lobão, que disparou: "Não tem a menor relevância para merecer um comentário. Ele é irrelevante para o rock ou qualquer coisa. Por que você está me perguntando isso? Ele matou alguém por acaso?" Humberto respondeu apenas "Os Engenheiros não costumavam cheirar cocaína na casa de Lobão", que mandou depois sua tréplica: "Se ele falou isso lamento por ele. É muito triste. Há uma diferença entre você ser iconoclasta e partir para a agressão. Mas não quero dar mais pano para a manga porque é uma coisa muito infantil. Nem tenho interesse em causar celeumas com uma pessoa desse gênero, inteiramente previsível".
No caso do João Gordo, não foi bem uma treta entre eles, já que não houve uma resposta pública do Engenheiros, mas sim uma opinião que o vocalista do Ratos de Porão deu para um jornal: "Quem é esse? Ah, sim, trombei com ele ontem no aniversário do Serginho Groisman. Acho que ele é um cara legal. Musicalmente não conheço, acho que para o que ele faz serve, é um bom baterista. Ele é baixista? Pois é, deu para ver que não conheço nada do rock brasileiro, ô meu. Mas não tenho nada contra o cara".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta


