Marky Ramone sobre o CBGB: "Era como um lixão, mas era o nosso lixão"
Por André Garcia
Postado em 26 de junho de 2022
Anteriormente um bar de motociclistas, o CBGB foi aberto por Hilly Kristal em 1973, em Manhattan, Nova Iorque. Originalmente, o lugar era dedicado à música country, bluegrass e blues (cujas iniciais formam seu nome).
Ramones - Mais Novidades
Foi em 1974 que tudo mudou, com o Television tocando lá em 14 de abril e Ramones em agosto. A partir daí, a casa foi se abrindo para aquele novo estilo de rock, e em seu palco também passaram a tocar regularmente bandas seminais como Blondie, Patti Smith, Talking Heads e Johnny Thunders & the Heartbreakers. Assim, a casa se tornou a meca do punk.
Íntimo daquele espaço, Marky Ramone em entrevista para a Fox falou sobre como era, de fato, o CBGB no surgimento da cena punk novaiorquina.
"O CBGB era como um lixão, mas era o nosso lixão", declarou o baterista. "Nós pudemos aprimorar nossas habilidades lá, o dono do CBGB nos deixava tocar, Hilly Kristal. Naquela época, a disco [music] e o stadium rock eram muito grandes. Um monte de lugares não queria saber de apostar naquele novo gênero musical, o punk rock. Então nós tivemos sorte de ter o CBGB, ao lado de Blondie, Talking Heads, Television, Patti Smith… Eventualmente ele ficou pequeno demais para a gente tocar. Lá cabia, confortavelmente, eu diria que 275 pessoas."
"Lá ficou muito tempo fechado. Os banheiros não tinham porta. Tinha um cachorro lá que Hilly não levava para passear, então você pode imaginar o que acontecia. Mas todo mundo estava lá: fotógrafos, produtores, empresários… Nós não sabíamos [que se tornaria uma cena], nós não planejamos aquilo. Havia uma nova forma de música sendo criada, e ela atraiu o interesse das outras pessoas da indústria musical, em diferentes níveis", concluiu.
Afundado em dívidas e problemas na justiça, o CBGB fechou em 15 de outubro de 2006, após um show da Patti Smith. No ano seguinte, Hilly Kristal morreu de complicações causadas pelo câncer de pulmão. Por ironia do destino, o local onde era o CBGB — o número 315 da rua Bowery — hoje é uma loja de roupas de grife.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda do thrash que considera Metallica melhor do que Motörhead: "Nada tão poderoso"
A banda que Alice Cooper considera a que melhor representa o heavy metal
"Não dividimos o lucro igualmente", admite guitarrista do Rival Sons
James Hetfield revela banda que disse "não" a convite do Metallica para turnê
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
A curiosa reação de Ozzy Osbourne ao conhecer Axl Rose, segundo Zakk Wylde
O clássico do Black Sabbath inspirado pela iminência de uma guerra nuclear
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Shows do Social Distortion no Brasil são adiados para 2027

O clássico dos Ramones inspirado por música de Alice Cooper
O que Johnny Ramone nunca conseguiu entender sobre o grunge
Cinco nomes importantes do punk que John Lydon não suporta, incluindo o Green Day
10 músicas para você ouvir enquanto se recupera de uma doença
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
As 25 melhores músicas dos Ramones, em lista da Paste Magazine
Perfil oficial indica músicas do Ramones para quem nunca ouviu a banda
Perfil do Instagram mostra local onde Ramones fizeram foto da capa de "Too Tough to Die"
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"


