Alex Lifeson, guitarrista do Rush, lista cinco de seus álbuns preferidos
Por André Garcia
Postado em 13 de junho de 2022
O Rush escreveu seu nome na história do rock como uma banda que possuía um som grandioso executado com primor técnico — apesar de formada por apenas três integrantes. No entanto, entre o baixista Geddy Lee e o baterista Neil Peart, dois músicos monstruosos, o guitarrista Alex Lifeson acaba muitas vezes não recebendo o reconhecimento merecido.
Peça fundamental no power trio canadense, para a Guitar Tricks Insider em 2018, Alex listou cinco de seus álbuns preferidos de todos os tempos: "Voyage of the Acolyte" (Steve Hackett), "Feels Good to Me" (Bill Bruford), "Discipline" (King Crimson), "Blow By Blow (Jeff Beck) e "Electric Ladyland" (Jimi Hendrix).
A Rock and Roll Garage garimpou suas entrevistas, e encontrou comentários dele sobre cada banda listada (exceto King Crimson):
Voyage of the Acolyte - Steve Hackett
Steve Hackett é um guitarrista inglês que se tornou mundialmente conhecido por sua passagem pelo Genesis, que durou de 1971 a 77. Seu primeiro álbum solo, "Voyage of the Acolyte" (1975), foi lançado enquanto ele ainda fazia parte da banda.
"Steve Hackett é tão articulado e melódico, preciso e fluído… Eu acho que nossa fase 'Caress of Steel' foi meu auge de influência dele. Tem até um solo naquele álbum que eu praticamente roubei do estilo que ele toca. É uma de minhas [faixas] preferidas, chamada 'No One at the Bridge'."
Alex Lifeson em entrevista para a revista Guitar, em 1984
Feels Good to Me - Bill Bruford
Bill Bruford é um baterista inglês que se tornou mundialmente conhecido com o Yes, banda do qual é co-fundador. Ele fez parte ainda de outros dois gigantes do rock progressivo: King Crimson e Genesis.
"Minha jornada com o Yes começou quando eu era um adolescente pegando o 'Yes Album', meio chocado com a cabeça decapitada na capa, botando a agulha no disco, sentando e deixando a música derramar sobre mim. Eu posso ter fumado um cigarro ou algo assim, mas Yes foi minha banda porta de entrada em muitos sentidos. Não há nada tão efêmero e ao mesmo tempo duradouro quanto o impacto da música quando você tem 17 anos."
Alex Lifeson no discurso de introdução do Yes ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2017.
Discipline - King Crimson
King Crimson foi um dos maiores nomes do rock progressivo e, com "Discipline" (1981), a banda fez seu retorno após um hiato de sete anos. Com o progressivo em declínio, nesse trabalho Robert Fripp e companhia apostaram numa sonoridade mais moderna, alinhada com o new wave, mas sem abrir mão de sua veia experimental.
Blow By Blow - Jeff Beck
Jeff Beck é um guitarrista inglês que desde os anos 60 é reconhecido como um dos maiores. Sua consagração foi em 1974 com o lançamento da obra-prima que é o álbum "Blow by Blow".
"Jeff Beck soa como nenhum outro, talvez por ele quase não tocar com palheta. E também tem muita força na mão esquerda, e pode mover as cordas com facilidade. Ele ainda está botando para quebrar até hoje, mas não lança álbuns tão frequentemente quanto eu gostaria. Ele só trabalha quando quer."
Alex Lifeson em entrevista para a Guitar World, em 2009.
Electric Ladyland - Jimi Hendrix
Jimi Hendrix foi um guitarrista americano que, apesar da tragicamente curta carreira (e vida), deixou uma profunda e duradoura marca na música, e mudou para sempre a forma de se tocar o instrumento.
"Nunca senti que eu quisesse tocar como ele [Jimi Hendrix], eu o considerava superior demais e único demais. Mas com certeza [ele foi] muito, muito influente naquilo que fez com a guitarra, e como ele expandiu horizontes."
Alex Lifeson em entrevista para a Sirius XM, em 2013.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Por que Derek Riggs não fez a capa de "Fear of the Dark", segundo o Iron Maiden
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Baterista informa via Facebook que não faz mais parte do Forbidden e surpreende demais integrantes
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
O rockstar que revelou ser a próxima vítima do assassino de John Lennon

O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Os três melhores solos do Rush segundo Alex Lifeson, incluindo um que até ele acha difícil
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
Geddy Lee elege o maior álbum de todos os tempos; "Grandes composições, grandes performances"
A primeira banda de rock progressivo segundo Neil Peart: "Foi uma bomba atômica explodindo"


