Alex Lifeson, guitarrista do Rush, lista cinco de seus álbuns preferidos
Por André Garcia
Postado em 13 de junho de 2022
O Rush escreveu seu nome na história do rock como uma banda que possuía um som grandioso executado com primor técnico — apesar de formada por apenas três integrantes. No entanto, entre o baixista Geddy Lee e o baterista Neil Peart, dois músicos monstruosos, o guitarrista Alex Lifeson acaba muitas vezes não recebendo o reconhecimento merecido.
Peça fundamental no power trio canadense, para a Guitar Tricks Insider em 2018, Alex listou cinco de seus álbuns preferidos de todos os tempos: "Voyage of the Acolyte" (Steve Hackett), "Feels Good to Me" (Bill Bruford), "Discipline" (King Crimson), "Blow By Blow (Jeff Beck) e "Electric Ladyland" (Jimi Hendrix).
A Rock and Roll Garage garimpou suas entrevistas, e encontrou comentários dele sobre cada banda listada (exceto King Crimson):
Voyage of the Acolyte - Steve Hackett
Steve Hackett é um guitarrista inglês que se tornou mundialmente conhecido por sua passagem pelo Genesis, que durou de 1971 a 77. Seu primeiro álbum solo, "Voyage of the Acolyte" (1975), foi lançado enquanto ele ainda fazia parte da banda.
"Steve Hackett é tão articulado e melódico, preciso e fluído… Eu acho que nossa fase 'Caress of Steel' foi meu auge de influência dele. Tem até um solo naquele álbum que eu praticamente roubei do estilo que ele toca. É uma de minhas [faixas] preferidas, chamada 'No One at the Bridge'."
Alex Lifeson em entrevista para a revista Guitar, em 1984
Feels Good to Me - Bill Bruford
Bill Bruford é um baterista inglês que se tornou mundialmente conhecido com o Yes, banda do qual é co-fundador. Ele fez parte ainda de outros dois gigantes do rock progressivo: King Crimson e Genesis.
"Minha jornada com o Yes começou quando eu era um adolescente pegando o 'Yes Album', meio chocado com a cabeça decapitada na capa, botando a agulha no disco, sentando e deixando a música derramar sobre mim. Eu posso ter fumado um cigarro ou algo assim, mas Yes foi minha banda porta de entrada em muitos sentidos. Não há nada tão efêmero e ao mesmo tempo duradouro quanto o impacto da música quando você tem 17 anos."
Alex Lifeson no discurso de introdução do Yes ao Rock and Roll Hall of Fame, em 2017.
Discipline - King Crimson
King Crimson foi um dos maiores nomes do rock progressivo e, com "Discipline" (1981), a banda fez seu retorno após um hiato de sete anos. Com o progressivo em declínio, nesse trabalho Robert Fripp e companhia apostaram numa sonoridade mais moderna, alinhada com o new wave, mas sem abrir mão de sua veia experimental.
Blow By Blow - Jeff Beck
Jeff Beck é um guitarrista inglês que desde os anos 60 é reconhecido como um dos maiores. Sua consagração foi em 1974 com o lançamento da obra-prima que é o álbum "Blow by Blow".
"Jeff Beck soa como nenhum outro, talvez por ele quase não tocar com palheta. E também tem muita força na mão esquerda, e pode mover as cordas com facilidade. Ele ainda está botando para quebrar até hoje, mas não lança álbuns tão frequentemente quanto eu gostaria. Ele só trabalha quando quer."
Alex Lifeson em entrevista para a Guitar World, em 2009.
Electric Ladyland - Jimi Hendrix
Jimi Hendrix foi um guitarrista americano que, apesar da tragicamente curta carreira (e vida), deixou uma profunda e duradoura marca na música, e mudou para sempre a forma de se tocar o instrumento.
"Nunca senti que eu quisesse tocar como ele [Jimi Hendrix], eu o considerava superior demais e único demais. Mas com certeza [ele foi] muito, muito influente naquilo que fez com a guitarra, e como ele expandiu horizontes."
Alex Lifeson em entrevista para a Sirius XM, em 2013.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A banda Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs que André Barcisnski incluiu no melhores do ano
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo


O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O "músico mais talentoso" com quem Geddy Lee do Rush já trabalhou: "Teimosamente determinado"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O pior momento do Rush, segundo Neil Peart; "não dava nem pra pagar a equipe"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
O maior disco de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
O melhor baterista de todos os tempos segundo Neil Peart


