AC/DC: Angus Young explica no violão a composição de "High Voltage"
Por André Garcia
Postado em 28 de julho de 2022
O AC/DC se tornou uma verdadeira instituição. Embora tenha passado anos ralando na estrada, quando finalmente fez sucesso passou décadas lotando estádios e vendendo milhões de álbuns. Nem mesmo a repentina morte de seu frontman Bon Scott parou a banda, que logo a seguir reagiu com "Back in Black" (1980), simplesmente o álbum de rock mais vendido da história.
E tudo começou na Austrália com Malcolm e Angus sob tutela de seu irmão mais velho, George Young, que os serviu nos primeiros anos como mais que produtor, um mentor. E, conforme conta Angus em vídeo raro disponível no YouTube, o trio criou o clássico "High Voltage" a partir de uma ideia no mínimo inusitada: formar o nome da banda com os acordes.
"Malcolm e George sempre diziam que seria legal se tivéssemos uma música com os acordes lá [A], dó [C], ré [D] e dó [C, formando AC/DC]. Então nós meio que jogamos eles juntos, e eu fiz uma pequena mudança com essa coisa de 'high voltage' que eu estava cantando. Phil [Rudd], o baterista, achou bem brega… mas pagava o aluguel [risos]! Na guitarra [toca o refrão] os acordes são lá, dó, ré e dó. Essa foi a ideia por trás de 'High Voltage'."
Confira a explicação de Angus no vídeo abaixo, retirado de uma entrevista lançada em 1997 na caixa "Bonfire", um trecho do episódio 4 do documentário australiano Long Way to the Top.
Uma das músicas mais populares do catálogo do AC/DC, segundo o site setlist.fm, "High Voltage" está em #11 na lista de músicas mais tocadas por Angus e companhia em seus shows, tendo sido executada em 1149 apresentações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps