Rush: Geddy Lee temeu que "as pessoas achariam Hemispheres esquisito demais"
Por André Garcia
Postado em 31 de agosto de 2022
O Rush foi formado no final dos anos 60, lançando seu álbum de estreia, autointitulado, em 1973. Com a entrada de Neil Peart na bateria, lançou "Fly By Night" antes de embarcar numa fase progressiva que fracassou em vendas com "Caress of Steel", fez sucesso com "2112", e manteve o alto nível musical com "A Farewell to Kings".
Rush - Mais Novidades
Entretanto, em 1977, o punk já começava a dominar o rock, enquanto o progressivo parecia coisa do passado. Até medalhões como Yes, Genesis e Jethro Tull abandonavam o barco. E o Rush assistia todas aquelas mudanças de camarote na Inglaterra, onde gravou "Hemispheres" (1978).
Em entrevista para a Classic Rock, o baixista Geddy Lee comentou o álbum e confessou: "O que me surpreende até hoje é a quantidade de fãs que me dizem considerarem ['Hemispheres'] o álbum definitivo do Rush."
"Eu absolutamente não tinha a menor ideia de como as pessoas reagiriam, eu pensei que as pessoas achariam esquisito demais. Não fazíamos ideia. Eu sabia que dificilmente tocaria no rádio, aquelas músicas eram muito longas, mas você não pode esquentar com essas coisas quando está gravando."
"Ele não me pareceu um trabalho transicional, pareceu o fim de uma era para mim. Eu sentia que aquela coisa de [músicas que ocupavam] um lado inteiro estava ficando previsível para mim, como compositor — e queria fugir daquilo. Em certo sentido, foi como uma despedida daquela fase."
"Eu tinha ideia da direção que queria que seguíssemos. Músicas como 'The Trees' e 'Circumstances' apontavam para aquela direção. Eu queria contar histórias, mas não queria ser arrastado por temas que teriam que ser repetidos por 25 minutos. Eu queria poder realizar muito mais ideias musicais em 25 minutos."
"Eu não sei se algum dia poderei enxergar e ouvir o que as pessoas ouvem e enxergam no 'Hemispheres'. Mas gosto de acreditar que é ambição do esforço que colocamos nele. Tem algo de realmente progressivo naquele disco, e eu acho que é o que os fãs do gênero realmente curtem nele."
Apesar do pessimismo de Geddy Lee, "Hemispheres" manteve o nível de popularidade do Rush na época. Nas paradas do Reino Unido, chegou à posição #14 nas paradas de sucesso, nada mal para um álbum de progressivo lançado um ano (e um dia) após o "Nevermind the Bollocks", do Sex Pistols.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Membros do Nightwish se manifestam após saída de Floor Jansen: "Vida dá e vida tira"
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Os 4 indícios de que Floor Jansen já estava mesmo de saída do Nightwish
Nightwish anuncia saída de Floor Jansen, e 2027 já tem planos dos dois lados
Por que o Heart abandonou seu antigo som nos anos 80 e passou a vender milhões
Guns N' Roses pensou em fazer temporada no The Sphere, mas desistiu
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
Fãs do Nightwish reagem à saída da vocalista Floor Jansen
A declaração de James Hetfield não surpreende, considerando de onde veio


Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
A banda soft rock americana da qual Geddy Lee (Rush) é um grande fã
O guitarrista extraordinário que Alex Lifeson admirava, mas cuja banda não o emocionava
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
A canção dos anos 60 que Geddy Lee diz ser "heavy metal antes de existir heavy metal"
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
O maior disco de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock


