Rush: Geddy Lee temeu que "as pessoas achariam Hemispheres esquisito demais"
Por André Garcia
Postado em 31 de agosto de 2022
O Rush foi formado no final dos anos 60, lançando seu álbum de estreia, autointitulado, em 1973. Com a entrada de Neil Peart na bateria, lançou "Fly By Night" antes de embarcar numa fase progressiva que fracassou em vendas com "Caress of Steel", fez sucesso com "2112", e manteve o alto nível musical com "A Farewell to Kings".
Rush - Mais Novidades
Entretanto, em 1977, o punk já começava a dominar o rock, enquanto o progressivo parecia coisa do passado. Até medalhões como Yes, Genesis e Jethro Tull abandonavam o barco. E o Rush assistia todas aquelas mudanças de camarote na Inglaterra, onde gravou "Hemispheres" (1978).
Em entrevista para a Classic Rock, o baixista Geddy Lee comentou o álbum e confessou: "O que me surpreende até hoje é a quantidade de fãs que me dizem considerarem ['Hemispheres'] o álbum definitivo do Rush."
"Eu absolutamente não tinha a menor ideia de como as pessoas reagiriam, eu pensei que as pessoas achariam esquisito demais. Não fazíamos ideia. Eu sabia que dificilmente tocaria no rádio, aquelas músicas eram muito longas, mas você não pode esquentar com essas coisas quando está gravando."
"Ele não me pareceu um trabalho transicional, pareceu o fim de uma era para mim. Eu sentia que aquela coisa de [músicas que ocupavam] um lado inteiro estava ficando previsível para mim, como compositor — e queria fugir daquilo. Em certo sentido, foi como uma despedida daquela fase."
"Eu tinha ideia da direção que queria que seguíssemos. Músicas como 'The Trees' e 'Circumstances' apontavam para aquela direção. Eu queria contar histórias, mas não queria ser arrastado por temas que teriam que ser repetidos por 25 minutos. Eu queria poder realizar muito mais ideias musicais em 25 minutos."
"Eu não sei se algum dia poderei enxergar e ouvir o que as pessoas ouvem e enxergam no 'Hemispheres'. Mas gosto de acreditar que é ambição do esforço que colocamos nele. Tem algo de realmente progressivo naquele disco, e eu acho que é o que os fãs do gênero realmente curtem nele."
Apesar do pessimismo de Geddy Lee, "Hemispheres" manteve o nível de popularidade do Rush na época. Nas paradas do Reino Unido, chegou à posição #14 nas paradas de sucesso, nada mal para um álbum de progressivo lançado um ano (e um dia) após o "Nevermind the Bollocks", do Sex Pistols.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Dani Filth promete Cradle of Filth mais pesado em novo disco


A banda de rock cujos bastidores todo mundo queria conhecer, segundo Regis Tadeu
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Os três baixistas que substituíram a figura paterna para Frank Bello (Anthrax)
O disco do Rush que Geddy Lee diz ter sido o momento mais frustrante da banda
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"


