Rush: Geddy Lee temeu que "as pessoas achariam Hemispheres esquisito demais"
Por André Garcia
Postado em 31 de agosto de 2022
O Rush foi formado no final dos anos 60, lançando seu álbum de estreia, autointitulado, em 1973. Com a entrada de Neil Peart na bateria, lançou "Fly By Night" antes de embarcar numa fase progressiva que fracassou em vendas com "Caress of Steel", fez sucesso com "2112", e manteve o alto nível musical com "A Farewell to Kings".
Rush - Mais Novidades
Entretanto, em 1977, o punk já começava a dominar o rock, enquanto o progressivo parecia coisa do passado. Até medalhões como Yes, Genesis e Jethro Tull abandonavam o barco. E o Rush assistia todas aquelas mudanças de camarote na Inglaterra, onde gravou "Hemispheres" (1978).
Em entrevista para a Classic Rock, o baixista Geddy Lee comentou o álbum e confessou: "O que me surpreende até hoje é a quantidade de fãs que me dizem considerarem ['Hemispheres'] o álbum definitivo do Rush."
"Eu absolutamente não tinha a menor ideia de como as pessoas reagiriam, eu pensei que as pessoas achariam esquisito demais. Não fazíamos ideia. Eu sabia que dificilmente tocaria no rádio, aquelas músicas eram muito longas, mas você não pode esquentar com essas coisas quando está gravando."
"Ele não me pareceu um trabalho transicional, pareceu o fim de uma era para mim. Eu sentia que aquela coisa de [músicas que ocupavam] um lado inteiro estava ficando previsível para mim, como compositor — e queria fugir daquilo. Em certo sentido, foi como uma despedida daquela fase."
"Eu tinha ideia da direção que queria que seguíssemos. Músicas como 'The Trees' e 'Circumstances' apontavam para aquela direção. Eu queria contar histórias, mas não queria ser arrastado por temas que teriam que ser repetidos por 25 minutos. Eu queria poder realizar muito mais ideias musicais em 25 minutos."
"Eu não sei se algum dia poderei enxergar e ouvir o que as pessoas ouvem e enxergam no 'Hemispheres'. Mas gosto de acreditar que é ambição do esforço que colocamos nele. Tem algo de realmente progressivo naquele disco, e eu acho que é o que os fãs do gênero realmente curtem nele."
Apesar do pessimismo de Geddy Lee, "Hemispheres" manteve o nível de popularidade do Rush na época. Nas paradas do Reino Unido, chegou à posição #14 nas paradas de sucesso, nada mal para um álbum de progressivo lançado um ano (e um dia) após o "Nevermind the Bollocks", do Sex Pistols.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
O hit do Foo Fighters que Dave Grohl odeia: "Parece uma canção dos Eagles"
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
O músico que deixou Jack Black apavorado na hora de gravar; "Ele é uma lenda, é meu ídolo"


A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"
O álbum estranho dos anos oitenta que se tornou um dos grandes favoritos de Alex Lifeson
As 42 músicas que o Rush nunca tocou ao vivo - e que ainda podem aparecer na nova turnê
A banda americana dos anos 1970 que é a maior influência da nova baterista do Rush
Rush toca "A Farewell to Kings" pela primeira vez desde 1979
As músicas favoritas dos integrantes do Rush e aquela que causava risadas amareladas
Rush: Alex Lifeson surpreende ao revelar seu guitarrista favorito em entrevista


