Steven Tyler explica porque recusou ser vocalista do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 26 de agosto de 2022
Após o inesperado falecimento de John Bonham em 1980, o Led Zeppelin nunca mais retomou atividades, embora tenha feito alguns pouquíssimos shows "de reunião" desde então, o mais famoso deles em 2007, que rendeu inclusive o DVD/disco ao vivo "Celebration Day", contando com Jason, filho de John, na bateria.
Foi um evento disputadíssimo que acendeu uma luzinha na cabeça de Jimmy Page e John Paul Jones, que pensaram seriamente em reunir a banda para uma série de shows, mas ao que consta Robert Plant não topou.
Com isto, Page e Jones testaram outros vocalistas, dentre eles Myles Kennedy, que revelaria mais tarde ter ficado "envergonhado" com sua audição: "Eu de fato espero que nada tenha sido gravado, pois eu estava muito doente, havia chegado de uma turnê na Austrália e estava com bronquite ou algo assim, e lembro de ter levado dias para minha voz voltar ao normal. Então eu espero que não exista nenhum registro daquilo (risos)".
Outro que foi sondado foi Steven Tyler, do Aerosmith. "Fui e toquei com Jimmy e os caras (no verão de 2008). Não foi uma audição para entrar no Zeppelin, foi uma audição para cantar no Zeppelin", disse Steven para a Classic Rock. "Iríamos tocar em alguns estádios. Mas daí Jimmy veio me falar sobre a possibilidade de gravar um álbum. Fui pra casa e pensei sobre o assunto durante alguns dias, voltei pra ele e disse 'Olha, Jimmy, você está em uma banda icônica e eu também. Não posso, de boa fé, deixar minha banda e estar na sua banda".
"Tocamos todos os dias durante uma semana", prossegue Steven. "Toda vez que fazíamos uma pausa pra fumar, eu e Jimmy conversávamos sobre tudo. Começou com 'Jimmy, você não tem ideia de como sou grato por ter a oportunidade de vir aqui tocar com vocês'. E ele respondia: 'Bem, talvez possamos fazer alguns shows juntos'. E eu disse: 'Pare aí. Estou cantando numa banda com John Paul Jones?'"
O vocalista conta que ele teve total liberdade para testar e experimentar: "Eles me deixaram cantar todas as músicas que eu quis - 'Black Dog', 'Stairway To Heaven'. Mas foi apenas uma semana. E sim, Jimmy me chamou pra fazer umas coisas com ele. Mas eu não queria algo tipo Coverdale/Page. Além disso, conclui que no tempo que levaria pra isso acontecer, eu poderia me reunir novamente com minha própria banda".
Steven então conclui: "Então, eu poderia estar na banda de Jimmy? Não. Mas quanta honra!"
Em 2010, Steven comentou o assunto durante conversa com Dave Basner, da VH1 Radio Networks: "Cantei todas as músicas desde 'Black Dog' e nunca vou esquecer isso enquanto viver(...) Não acho que uma banda dessa precise de um vocalista como eu. Eles já tinham o melhor, eram os melhores, na verdade não há um gênero para o qual o Led Zeppelin seja algo além do Led Zeppelin. Já tenho o Aerosmith, estou fazendo minhas coisas, Robert Plant está fazendo o que quer, então acho que não havia mesmo espaço para aquilo".
E Joe Perry, guitarrista do Aerosmith, contou em uma ocasião que num encontro que teve com Page, o guitarrista do Led Zeppelin deu uma versão um pouco diferente da história: "Page disse que se sentiu estranho com o teste, mas foi no final uma decisão do grupo", disse Perry.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps