Estabilidade financeira criou clima para rock florescer nos anos 1980 no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de agosto de 2022
Quem analisa o panorama geral do rock no Brasil ao longo das décadas pode contatar facilmente que durante os anos 1980 o estilo se tornou forte no país e foi catapultado para o mainstream. Mas quais seriam as razões para isso?
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o youtuber Júlio Ettore, especializado em rock brasileiro dos anos 1980, explicou os motivos para esse crescimento de popularidade do gênero.
"Primeiro, teve o abrandamento do Regime Militar. As coisas foram afrouxadas com a anistia. Não que não houvesse rock antes, mas aquela juventude vem com uma mensagem diferente, mais rebelde. Ainda havia censura, o Renato Russo teve letras censuradas, mas com a transição, a juventude se viu motivada a fazer isso.
Cada um dos quatro principais lugares – Rio, São Paulo, Brasília e Porto Alegre – teve razões específicas para o rock se fortalecer lá. Em Brasília, tinha uma juventude com acesso a informações e boa condição financeira. O rock é uma música cara. O pai do Herbert Vianna era piloto da Presidência e conseguiu trazer uma Gibson. No caso da Legião, todos eram filhos de servidores públicos. Isso dá estabilidade financeira e você consegue criar um clima para o rock acontecer.

O Renato Russo falava inglês, porque morou nos EUA. O Fê Lemos morou na Inglaterra. Foi um ambiente de circulação de informações em que as coisas faziam sucesso lá fora, os discos chegavam aqui e rolavam as influências. Eles tinham condições de comprar os instrumentos. Sem falar na transformação cultura. Os jovens se sentiam mais livres para falar essas coisas, que é o que o filme "Bete Balanço" mostrou. O Brasil teve surto de crescimento e o rock nasce nessas famílias com condições", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
A frase dita pela mãe de Cliff Burton que Jason Newsted nunca esqueceu
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
"Painkiller" aproximou o Judas Priest de Megadeth e Pantera, segundo K.K. Downing
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Bob Dylan e o dueto mais sem química da história do rock: "Confuso e sem impacto"
Iron Maiden: as dez melhores músicas, segundo a Loudwire
Kirk Hammett e Kiko Loureiro: "Não dá nem pra comparar", diz Bill Hudson, da NorthTale
Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009


