Estabilidade financeira criou clima para rock florescer nos anos 1980 no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de agosto de 2022
Quem analisa o panorama geral do rock no Brasil ao longo das décadas pode contatar facilmente que durante os anos 1980 o estilo se tornou forte no país e foi catapultado para o mainstream. Mas quais seriam as razões para isso?
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o youtuber Júlio Ettore, especializado em rock brasileiro dos anos 1980, explicou os motivos para esse crescimento de popularidade do gênero.
"Primeiro, teve o abrandamento do Regime Militar. As coisas foram afrouxadas com a anistia. Não que não houvesse rock antes, mas aquela juventude vem com uma mensagem diferente, mais rebelde. Ainda havia censura, o Renato Russo teve letras censuradas, mas com a transição, a juventude se viu motivada a fazer isso.
Cada um dos quatro principais lugares – Rio, São Paulo, Brasília e Porto Alegre – teve razões específicas para o rock se fortalecer lá. Em Brasília, tinha uma juventude com acesso a informações e boa condição financeira. O rock é uma música cara. O pai do Herbert Vianna era piloto da Presidência e conseguiu trazer uma Gibson. No caso da Legião, todos eram filhos de servidores públicos. Isso dá estabilidade financeira e você consegue criar um clima para o rock acontecer.

O Renato Russo falava inglês, porque morou nos EUA. O Fê Lemos morou na Inglaterra. Foi um ambiente de circulação de informações em que as coisas faziam sucesso lá fora, os discos chegavam aqui e rolavam as influências. Eles tinham condições de comprar os instrumentos. Sem falar na transformação cultura. Os jovens se sentiam mais livres para falar essas coisas, que é o que o filme "Bete Balanço" mostrou. O Brasil teve surto de crescimento e o rock nasce nessas famílias com condições", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu

Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas
Music Radar: Os melhores álbuns de Heavy Metal de todos os tempos
Iron Maiden: como soa a voz de Bruce Dickinson isolada?
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


