The Who: a música que Jimmy Page estava pronto pra tocar, caso Townshend não desse conta
Por Bruce William
Postado em 26 de agosto de 2022
"I Can't Explain" foi o lado A do primeiro single do The Who usando seu nome, já que antes deste a banda teve outro single, "Zoot Suit"/ "I'm the Face" mas que havia sido lançado sob o nome The High Numbers.
Lançado em dezembro de 1964 nos EUA e cerca de um mês depois no Reino Unido, e tendo "Bald Headed Woman" do lado B, "I Can't Explain" foi composta por Pete Townshend, e a produção ficou por conta de Shel Talmy, que disse em uma entrevista que quando conheceu o The Who pensou: "Essa é a melhor banda de Rock N'' Roll da Inglaterra que eu já ouvi".
Who - Mais Novidades
A gravação foi realizada em novembro de 1964, e quando a banda foi até o estúdio se deparou com Shel junto a outro músico, um jovem chamado Jimmy Page que anos mais tarde fundaria o Led Zeppelin, mas até ali era guitarrista de estúdio. E Shel queria, como de costume, que a guitarra ficasse bem destacada na gravação, então ele explicou que Page ficaria ali meio que "de reserva" caso Pete não conseguisse fazer o trabalho.
Pete, claro, deu conta do recado. Mas mesmo assim, Page participou da música, conforme ele contou em conversa com a revista Creem: "Eu toquei guitarra rítmica apesar de não ter sido necessário, mas eu fui afortunado de estar lá. E sinceramente, você mal consegue me ouvir na gravação, pois Pete tocava com bastante intensidade. Eu também toquei algo na música do lado B, 'Bald Headed Woman'. Fiquei realmente impressionado com aquela sessão de estúdio, ao ver uma banda de rock muito bem entrosada tocando", disse Page.
E Shel confirmou em entrevista com a Guitar World em 1996 tudo isso que aconteceu: "Era minha primeira sessão com o The Who, então fui precavido, Jimmy (Page) estava lá caso Pete não desse conta. Mas Pete foi perfeito".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Tarja Turunen afirma que não voltaria a trabalhar com ex-parceiros de Nightwish
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
O guitarrista que Jimmy Page chamou de gênio antes da fama: "Facilmente o melhor"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out



O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
O álbum dos anos 60 que Neil Peart disse reunir tudo o que amava na música
A música de 1966 que fez Pete Townshend elevar o padrão do rock no The Who
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O integrante mais importante do Led Zeppelin, segundo Pete Townshend
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
A música do The Who que Keith Moon não conseguiu tocar
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"


