Regis Tadeu: o disco do AC/DC que só saiu no Brasil por causa do "Back in Black"
Por Bruce William
Postado em 20 de agosto de 2022
Em um vídeo da série "Aposto Que Você Não Sabe", publicado por Regis Tadeu em seu canal do youtube, ele fala sobre o "Highway to Hell", sexto álbum de estúdio do AC/DC, lançado no dia 27 de julho de 1979 e que foi o último trabalho a contar com o vocalista Bon Scott, que viria a falecer em 19 de fevereiro do ano seguinte.
Dentre outras coisas, Regis conta que a gravadora norte-americana do AC/DC havia se recusado a lançar no país um álbum anterior da banda, o "Dirty Deeds Done Dirt Cheap", alegando que o disco "não servia" para o mercado local. "Este disco só saiu nos Estados Unidos e no Brasil muito tempo depois do lançamento original, pois ele só foi lançado mais ou menos um ano depois da morte do Bon Scott e aproveitando o enorme sucesso do 'Back in Black', aí a gravadora resolveu aproveitar e lançar o disco, pois acreditavam que ele poderia vender bem", revela Regis. "Ou seja, este disco só foi lançado por causa do estouro do "Back in Black", diz.
Houve ainda a imposição da gravadora para que a banda dispensasse seus produtores e adotassem alguém indicado por eles que fizesse o som do AC/DC ficar dentro de um padrão mais "radiofônico". Com isto, Malcolm e Angus não tiveram alternativa a não ser demitir - muito a contragosto - a dupla Harry Vanda e George Young (irmão mais velho), que estava com a banda desde o início.
"A Atlantic inicialmente escolheu para trabalhar com eles o Eddie Kramer, que era um produtor famosíssimo por conta de seu trabalho com Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Kiss. Mas deu tudo errado", conta Regis, explicando que tanto Eddie quanto a banda tiveram impressões péssimas entre si, acentuadas pelos problemas com álcool e drogas de Bon Scott que fizeram com que o produtor ficasse irritadíssimo e impaciente com a banda, que a esta altura também já estava totalmente brigada com Kramer.
Para se livrar do produtor, o AC/DC "deu um chapéu" nele, dizendo numa sexta feira que o final de semana seria de folga e que ele não precisaria aparecer no estúdio, somente na segunda-feira. "No sábado, a banda se reuniu no estúdio sem Eddie Kramer", conta Regis, "e gravaram mais ou menos umas seis músicas que estavam semi-prontas, e por sugestão do empresário da época, Michael Browning, enviaram para o Robert 'Mutt' Lange".
Regis então mostra vários discos legais de sua coleção de vinil que o Robert havia produzido até ali, e conta que assim que ele topou produzir o novo disco do AC/DC, a banda - numa atitude totalmente injusta - dispensou o empresário, contratou outro mais incisivo e combativo, e foi trabalhar com Robert "Mutt" Lange, em sessões de gravações com histórias únicas que Regis detalha no resto do vídeo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Show do AC/DC na Austrália é registrado por sismógrafo
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
AC/DC abre turnê australiana resgatando "Jailbreak" para o repertório
A música do AC/DC que Brian Johnson cantou pela primeira vez no Rock in Rio
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos
A canção do AC/DC que Angus Young odeia: "Quem em sã consciência gostaria disso?"


