Roger Waters, ex-Pink Floyd, relembra a última vez que viu Syd Barrett
Por André Garcia
Postado em 07 de agosto de 2022
O Pink Floyd surgiu com seu álbum de estreia "The Piper at the Gates of Dawn" (1967), se destacando na cena londrina não apenas pela música, mas pelo espetáculo de luzes em seus shows. E o maior responsável pelo sucesso inicial da banda foi seu visionário líder, o guitarrista e vocalista Syd Barrett.
No entanto, no começo de 68 ele foi substituído por David Gilmour. Desenvolvendo um grave quadro de esquizofrenia agravado pelo consumo de LSD, seu comportamento cada vez mais errático o levou a se aposentar da música no começo dos anos 70 e levar uma vida reclusa longe dos holofotes até sua morte, em 2006.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para o The Mirror em 2008, Roger Waters falou sobre o que aconteceu com seu colega, e relembrou a última vez que o viu.
"É bem impressionante ter sua percepção visual e auditiva amplificadas daquele jeito… mas e daí? A única arte que dura é a que vem daqueles que experimentam conexões com as pessoas a seu redor de forma mais profunda. Achar que drogas tem alguma coisa a ver com isso é uma besteira, francamente."
"Quem sabe o que teríamos feito sem aquilo, mas eu não acredito que Syd tenha enlouquecido pelo excesso de ácido. Os sintomas da doença mental que ele tinha foram amplificados pelo ácido, mas eu não acho que tenha sido o que deixou ele doente."
"Quando morreu, ele já havia partido há muitos anos. Quando soube que ele estava doente, eu tentei sem sucesso entrar em contato com sua irmã para perguntar se eu poderia ajudar. Mas não havia nada que pudesse ser feito. Não era como se ele estivesse precisando de dinheiro. Tudo que poderia ser feito por ele já tinha sido feito.
"A última vez que o vi foi uns dois anos antes. Eu cruzei com ele na [loja de departamentos] Harrods, onde ele costumava ir para comprar guloseimas. Mas não nos falamos — ele meio que desviou e foi embora."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps