Todos os rockstars que já recusaram ser condecorados pela rainha Elizabeth II
Por André Garcia
Postado em 24 de setembro de 2022
Um dos grandes acontecimentos históricos do ano de 2022 foi a morte de Elizabeth II, a rainha da Inglaterra. Mais do que uma figura meramente política, ela foi marcante também na cultura pop britânica, e até mesmo no rock. Astros como Paul McCartney, Mick Jagger, Elton John e Brian May já foram homenageados por ela com títulos.
Curiosidades - Mais Matérias
Brian May, aliás, já tocou o hino nacional da Inglaterra no topo do Palácio de Buckingham no Jubileu de Ouro dela, em 2002. E, este ano, 2022, tornou a se apresentar no Jubileu de Platina, eternizado como seu último.
Entretanto, nem todos os rockstars tinham o mesmo apreço pela monarquia. A Far Out Magazine listou todos os músicos que já recusaram honrarias de Elizabeth II, e abaixo você encontra todos os rockstars que já fizeram a desfeita.
David Bowie
David Bowie em 2000 recusou o CBE (medalha de Comendador do Império Britânico), e em 2003 recusou também o título de Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico.
"Eu jamais teria qualquer intenção de aceitar qualquer coisa como aquela", disse ele em entrevista para o The Sun. "Eu realmente não sei qual é a utilidade daquilo. Não foi para isso que passei a vida inteira trabalhando. Não cabe a mim julgar [Mick] Jagger, a escolha é dele. Mas para mim não dá."
George Harrison
George Harrison em 1965 recebeu a medalha de CBE, dada aos quatro integrantes dos Beatles por seu papel na promoção da música britânica pelo mundo. Em 2000, ele teve a oportunidade de fazer um "upgrade" para um OBE (Oficial da Ordem do Império Britânico), mas recusou. O guitarrista não deu maiores explicações, mas acredita-se que tenha sido por sua relação com o hinduísmo e a Índia, que sofreu para se libertar da exploração colonial inglesa.
"Eu te digo que a esposa de Gandhi deveria governar a Inglaterra", disse ele na época de seu lendário show beneficente em prol de Bangladesh. "Pelo menos a Índia tem alguma direção. Não há mendigos pelas ruas, não há caos. Eu amo a Índia porque suas antigas tradições são preservadas. Não é algo mecânico ou materialista, como no ocidente, os gurus e mestres estão aqui, e é possível elevar a consciência a níveis divinos."
Paul Weller
Ex-líder da banda punk The Jam e autor de diversos hinos anti-stabilishment, recusou um CBE em 2007. "Paul ficou surpreso e lisongeado, mas não é para ele", limitou-se a dizer sua assessoria.
Enquanto promovia seu álbum solo "22 Dreams" (2008), em entrevista para a BBC ele falou sobre sua recusa: "Eu não estou nessa, não é minha praia. Eu não gosto da Família Real, não gosto do stabilishment, não gosto do serviço público."
John Lydon
Parece pouco provável que a rainha fosse condecorar o autor de "God Save The Queen", mas, de acordo com ele próprio, isso foi cogitado — e recusado antes mesmo de se concretizar.
"Ouvi os boatos", disse ele em 2015 para a NPR. "Ah, eles estão querendo me dar um OBE — ou um MBE [Membro da Ordem do Império Britânico], sei lá. Não, obrigado… Vocês não me considerariam [patrimônio nacional] se vissem o estado da minha cueca. Vou te contar, francamente…"
Brian Eno
Assim como Paul Weller, o ex-Roxy Music Brian Eno rejeitou um CBE em 2007.
"Quase nenhum de nós agora consideraria que aquele modelo hierárquico de organização social, a pirâmide, é uma boa forma de arranjar as coisas", declarou ele ao The Guardian em 2017. "Se você transferir aquele argumento em termos sociais, é um conflito entre [as classes] do topo e do fundo. É possível ter uma sociedade que não possua regras e estruturas pré-existentes. Você pode pegar a estrutura social das bandas, companhias teatrais, grupos de dança… todas essas coisas que chamamos agora de cultura. Você pode dizer: 'Se funciona aqui, por que não funcionaria em outros lugares?'"
John Lennon
Assim como os demais beatles, John Lennon recebeu um MBE em 1965. Entretanto, assim como George Harrison, sua visão sobre a associação ao Império Britânico mudou com o passar do tempo. Em 25 de novembro de 1969 o músico devolveu a medalha como um ato de protesto.
"Eu estou devolvendo meu MBE em protesto contra o envolvimento da Grã-Bretanha no conflito Nigéria-Biafra", dizia sua declaração, "contra nosso apoio aos Estados Unidos no Vietnã, e contra 'Cold Tukey' estar despencando nas paradas de sucesso."
Completam a lista de músicos que esnobaram a rainha Nitin Sawhney, Skepta e John Pandit.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Helloween confirma show único em São Paulo ano que vem
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"


O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Vocalista do Korn relembra por que começou a usar seu tradicional agasalho da Adidas
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


