Rush: Alex Lifeson comenta suas músicas preferidas do Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 10 de setembro de 2022
Quando o Rush debutou com seu álbum de estreia, autointitulado, em 1974, não era difícil perceber que uma de suas maiores influências era o Led Zeppelin. Tanto que por algum tempo eles sofreram com o estigma de imitação. Mesmo assim, Geddy Lee e Alex Lifeson jamais esconderam sua admiração pela banda de Jimmy Page, principalmente o segundo, por ser guitarrista.
A Rock and Roll Garage garimpou as entrevistas Lifeson, e encontrou as duas músicas do Led Zeppelin que ele declarou mais terem o causado impacto.
How Many More Times
Em entrevista para a Sirius XM Classic Vinyl, em 2013, ele disse:
"Led Zeppelin era uma influência enorme. Jimmy Page, particularmente, devia ser a maior influência sobre mim como guitarrista. Quando o primeiro disco deles saiu, no começo de 1969, se não me engano. Eu me lembro de ter andado até a loja de discos e ficado na fila esperando para comprar uma cópia, porque só estava disponível por importação. Fui imediatamente garantir o meu. Nós sentamos e ouvimos ele milhões de vezes."
"'How Many More Times' acho que foi a música que mais teve impacto sobre mim. Era uma música tão maneira e pesada, e ainda Jimmy Page tocava a primeira parte do solo com um arco de violino. Aquilo simplesmente explodiu minha cabeça! Claro que eu fui correndo comprar um arco de violino e tentar emular aquilo. A única coisa que eu consegui foi deixar as cordas grudentas. Tive que tirar as cordas e botar na água quente para aquilo sair. Eu não tinha dinheiro para comprar cordas novas [risos]!"
Kashmir
Em entrevista para a Guitar World em 2014 ele falou do impacto que "Kashmir" teve sobre ele, e como ela influenciou diretamente uma das mais populares faixas do Rush:
"Essa música é absolutamente brilhante, um clássico de todos os tempos. 'Kashmir' era tão maravilhosa, exótica, com um clima médio oriental. É como nenhuma outra música da época. 'Physical Graffiti' é um disco de explodir a cabeça. De certa forma, 'Kashmir' influenciou 'A Passage to Bangkok', que é meio parecida com o tempo incomum do arranjo dos versos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps