Nick Mason, do Pink Floyd, lista seus cinco bateristas preferidos
Por André Garcia
Postado em 25 de outubro de 2022
Tudo mudou no rock britânico em 1966: Os Beatles deram a largada no rock psicodélico com "Revolver"; Mick Jagger e Keith Richards se consolidaram como compositores em "Aftermath"; o Cream lançou seu álbum de estreia, Jimi Hendrix conquistou a Inglaterra, e o Pink Floyd surgiu na cena psicodélica londrina.
Meses após ganhar destaque nacional com seu debut, "The Piper at the Gates of Dawn" (1967), o Pink Floyd perdeu Syd Barrett, seu vocalista, guitarrista, principal compositor e líder visionário. Em seu lugar, entrou David Gilmour, com quem a banda passou um breve período perdida. Quando se reencontrou, entretanto, foi uma obra-prima a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
O baterista Nick Mason além de um dos membros fundadores, é o único a ter feito parte de todas as suas formações. Enquanto o gigante Pink Floyd está adormecido, ele cai na estrada com o Mick Mason's Saucerful Secrets, que toca as músicas dos primeiros discos da banda.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, para a Music Radar em 2010 ele listou seus cinco bateristas preferidos dizendo que "a maior parte dos meus ídolos são as pessoas que eram meus heróis quando eu estava começando".
Ginger Baker (Cream)
"Eu não estaria aqui hoje se não fosse por Ginger Baker. Quando a cortina se abriu no Regent Street Polytechnic em 1966 e lá estavam Ginger, Eric [Clapton] e Jack [Bruce], eu pensei 'É isso que eu quero ser'. E assim foi."
Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience)
"Em termos de estilo nos bateristas de rock que eu gostava, [o melhor] era Mitch Mitchel. Quer estivesse ele atrasado na batida ou não, era tão preguiçoso, mas aquilo funcionou perfeitamente com Jimi [Hendrix] e aquela coisa meio jazz. Não há ninguém como ele."
Keith Moon (The Who)
Era conhecido por sua loucura e selvageria, tanto no palco destruindo instrumentos quanto fora dele, destruindo quarto de hotel e jogando carro em piscina. Embora não fosse técnico, esbanjava energia, criatividade e estilo próprio.
John Bonham (Led Zeppelin)
É considerado uma das maiores influências para o surgimento do heavy metal. Mais técnico que Keith Moon, ficou conhecido pelo som estrondoso que arrancava do instrumento com mãos pesadas e pés rápidos.
Chico Hamilton
Baterista americano que se destacou no bebop, mas atuou em diversos outros estilos de jazz. Ao longo de sua carreira, acompanhou nomes lendários como Count Basie e Louis Armstrong, além de possuir uma extensa discografia como bandleader. Mason disse "amar todos os bateristas de bebop também, caras como Chico Hamilton."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps