A parceria musical que Chris Cornell quase fez com Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2022
Eddie Van Halen surgiu nos anos 70 com a banda que levava seu sobrenome, onde se tornou mundialmente conhecido por suas revolucionárias habilidades como guitarrista. Misturando técnicas até então pouco difundidas como o tapping com seu estilo próprio, ele mudou para sempre a forma de se tocar o instrumento, provocando um impacto comparado ao que causou Jimi Hendrix anos antes.
Chris Cornell - Mais Novidades
Já Chris Cornell surgiu nos anos 80 com o Soundgarden, um dos pioneiros do grunge. Com um som pesado, arrastado e melancólico, se destacava também pelos arrepiantemente potentes vocais. "Badmotorfinger" (1991), seu maior clássico, saiu apenas duas semanas após o Nirvana lançar "Nevermind", que levaria o grunge ao topo das paradas de sucesso.
São dois nomes que pela música pareciam ter vindo de planetas diferentes, mas, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, eles eram amigos e passaram perto de trabalhar juntos. Quem contou essa história foi Pete Thorn, guitarrista que tocava com Cornell, e foi um dos diversos músicos que trabalharam com ele no álbum solo "Scream" (2009). Produzido por Timberland, o disco foi marcado por uma sonoridade eletrônica.
"Eles eram amigos lá pelo final da década de 90, ou começo dos anos 2000", disse ele em entrevista recente para o The Mitch Lafon and Jeremy White Show, "e Eddie sempre quis fazer alguma coisa com Chris, musicalmente falando. Ele adorava sua voz, ele ficava tipo: 'Cara, eu adoro ele! Nós sempre falávamos sobre fazer alguma coisa juntos.'"
"Eu produzi algumas versões das músicas 'Long Gone' e 'Scream' (a faixa-título) de forma bem crua, meio que acústica, com vassourinha na bateria, baixo acústico e essas coisas, e eu tocando guitarra. Então Chris ouviu elas e ficou, tipo 'Eu adorei, cara'. E ele olhou par amim e perguntou: 'O que você acha de a gente pedir para Eddie trabalhar nisso, se a gente pedir a ele para tocar nelas?"
Pete levou o convite até Eddie por Dave Friedman, um especialista em amplificadores que trabalhava com o guitarrista em seus equipamentos. "E 45 minutos depois, ele me mandou uma mensagem, dizendo: 'Ed quer falar com ele, aqui está o número do telefone.'"
Thorn encontrou Van Halen no lendário 5150 Studios, onde o mostrou as faixas. Eddie gostou do que ouviu e até gravou algumas partes de guitarra para "Scream".
"Eu não quero fazer ninguém se animar pensando que aquilo chegou a ser finalizado, porque não foi. Ele de fato chegou a trabalhar naquilo. E, você sabe, eu fui lá umas duas semanas depois, ele tocou nela. Eu ouvia aquilo, tipo 'Eu não acredito que isso está acontecendo… eu e Eddie em uma gravação!'
"Aí então, para encurtar a história, ela nunca recebeu um vocal do Chris. Sabe, não saiu daquilo. E Ed ficou ocupado com a próxima gravação do Van Halen por volta da mesma época, com a produção e essas coisas… Aquilo simplesmente acabou jamais sendo finalizado!"
"Ele meio que queria que soasse como uma sala de estar no palco, como se ele estivesse tocando de bobeira em casa e tivesse botado uma música para rolar. Ele [Chris] lançou uma versão, mas não a que tem Ed. Em algum lugar no 5150, há uma rolo de fita de 24 canais com aquilo gravado", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Quando Chris Cornell descobriu que cantar sozinho era melhor que com gente vendo
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
O saudoso e poderoso cantor com quem Eddie Van Halen tentou trabalhar, mas não conseguiu
A música do Soundgarden que Chris Cornell se recusou a cantar, mesmo achando incrível
Chris Cornell: Megadeth toca música em homenagem ao vocalista


