Krist Novoselic conta que Kurt Cobain lavou privadas para pagar demo do Nirvana
Por André Garcia
Postado em 17 de outubro de 2022
O Nirvana foi formado na década de 80 pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, pequena cidade madeireira no interior de Washington. Após se mudarem para Seattle e assinarem com o selo Sub Pop, eles lançaram seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), que passou longe de um sucesso comercial.
No álbum seguinte, "Nevermind" (1991), tudo mudou: alavancado por "Smells Like Teen Spirit", ele vendeu milhões de cópias. Além disso, simbolicamente, chegou ao topo das paradas da Billboard, desbancando ninguém menos que Michael Jackson.
Apesar da ascensão meteórica já em seu segundo disco, se engana que pensa que a trajetória do Nirvana foi fácil. Conforme publicado pela Ultimate-Guitar, Krist contou que para pagar a gravação da demo que rendeu à banda seu primeiro álbum, Kurt trabalhou como faxineiro, e chegou a limpar privadas.
"Ele trabalhava como faxineiro", contou em recente entrevista para Rick Beato. "Ele ia limpar, tipo, consultórios dentários de noite. Tem umas histórias muito loucas do que acontecia! Ele lavou banheiros para levantar a grana para pagar aquele álbum."
Apesar de ter acontecido anos antes do surgimento da internet, em uma época onde a informação era muito mais lenta, o sucesso da banda foi tão rápido que pegou até ela própria de surpresa.
"Estávamos naquela turnê, em uma van, primeiro nos Estados Unidos. Depois tocamos em uns clubes, que estavam lotados. O cara da gravadora chegava para mim e dizia 'Aí caras, vocês entraram na…' qualquer que fosse a rádio. Eu me lembro de estarmos cansados. Depois entramos em um avião e fizemos aquela turnê pela Europa, e depois o vídeo de 'Smells Like Teen Spirit', que emplacou na MTV. A gente ligava para casa e as pessoas diziam 'Aí, vocês estão passando na MTV direto!' E a gente ficava, tipo, 'Sério?'"
A fama pode realizar sonhos, mas cobra um preço alto, para muitos insuportável. O Nirvana sentiu aquilo na pele, principalmente Cobain, seu já problemático líder, compositor e frontman.
"Eu estava duro antes daquilo. Tem todas essas maravilhas, mas havia muito sofrimento também. Kurt tinha seu vício, e estávamos sob muita pressão. Ele era o cara também, e recebia muito mais atenção que nós. Ele estava lá na frente, era o cantor. Quando eu penso naquela época, foi uma época prazerosa e bonita, mas havia muita dor. Eu não consigo entender aquilo. E o jeito como acabou foi terrível."
A trajetória do Nirvana foi tragicamente encerrada pelo suicídio de Kurt Cobain em 5 de abril de 1994. Viciado, deprimido, com problemas no casamento e esgotado pela fama, por meses ele deu todo o tipo de sinais de que não era capaz de lidar com aquilo.
"Aquele período da minha vida, de 91 a 94, parece que foram 20 anos, porque foi tão condensado. E aí então acabou terrivelmente. Eu precisei de anos para superar todos aqueles problemas de estar sob tamanha pressão."
Dave Grohl superou o traumático fim do Nirvana trabalhando na formação do Foo Fighters. Krist Novoselic, por outro lado, passou anos fora dos holofotes e jamais pareceu interessado em retomar a vida de rockstar. Sua carreira musical vem se limitando ocasionais aparições e participações especiais — inclusive com o próprio Dave Grohl.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps