Roger Waters lista e comenta as músicas que ele levaria para uma ilha deserta
Por André Garcia
Postado em 08 de outubro de 2022
Quando o Pink Floyd começou a se destacar na cena psicodélica londrina em 1966, tinha na figura de Syd Barrett seu principal compositor e líder visionário. Após sua saída no começo de 68, a banda passou por um período sem uma direção clara até se reencontrar na década de 70 tendo seu baixista Roger Waters como líder e principal compositor.
Pink Floyd - Mais Novidades
Coincidência ou não, foi justamente com ele como cérebro da banda que ela chegou ao seu auge, com uma impressionante sequência de obras-primas a cada dois anos: "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Waters saiu do Pink Floyd em 1985, mas o Pink Floyd não saiu dele, que toca normalmente as músicas da banda em sua carreira solo. Ele já chegou até a fazer turnê tocando "The Dark Side of the Moon" e "The Wall" na íntegra.
Na BBC Radio 4 há um programa apresentado por Kristy Young chamado Desert Island Discs, onde convidados para lá de especiais listam e comentam as músicas que levariam para uma ilha deserta. Já participaram da atração nomes como Bono Vox, George Michael, Robert Plant e Thom Yorke. Roger Waters participou em 2011, e comentou suas oito faixas preferidas.
Helpless - Neil Young
"Neil Young cantando 'Helpless'. Há honestidade e verdade em tudo que ele fez — dá para sentir a integridade e a paixão do cara. Fico arrepiado só de pensar na pureza com que ele atinge aquelas notas. É extraordinariamente tocante e eloquente."
Endless Flight - Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelenbaumand Everton Norton
"Há algo de tocante e misteriosamente trágico nessa [música]. Eu adoro."
Bird on the Wire - Leonard Cohen
"Leonard Cohen e Bob Dylan foram os dois nomes que nos permitiram acreditar que havia uma ponte que ligava poesia e letra de música. Tão simples, tão tocante, tão brilhante… Eu adoro."
My Funny Valentine - Chet Baker
"Eu conheci [Chet Baker] brevemente quando eu era um estudante de arquitetura em Londres. Nós vivíamos clandestinamente em Cheyne Gardens — todo o quarteirão era só clandestinos —, e Chet estava clandestino a umas três portas de distância. Deve ter sido 1962. Ele estava viciado, desdentado e não conseguia mais tocar. Eu vi filmes sobre ele depois que se reergueu, que grande sujeito, que talento extraordinário.
Georgia On My Mind - Ray Charles
"A gente ficava acordado até altas horas da noite toda noite para ouvir música. A gente ouvia de tudo. ['George On My Mind'] é uma música que ouvíamos muito."
E Lucevan Le Stelle - Giacomo Puccini
"Anos atrás, eu escrevi uma ópera, e depois daquilo fiquei muito mais interessado em ópera do que antes." Waters contou que ficou viciado em Franco Corelli depois que emprestaram a ele o CD: "Eu fiquei simplesmente maravilhado."
God Bless the Child - Billie Holiday
"Billie Holiday é meio que uma figura trágica. A vulnerabilidade dessa mulher é tão tocante que me faltam palavras para sequer começar a descrever. Quando você ouve essa música, ela simplesmente parte seu coração ao meio."
4th Movement - Gustav Mahler’s Symphony No. 5 in C sharp minor
"Eu gravei um filme da turnê de 'The Dark Side of The Moon" que fiz [em carreira solo], e era essa música que abria o filme."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Astros do metal unem forças em álbum tributo ao Fleetwood Mac
Scott Ian afirma que Anthrax se apresentará no Brasil em 2027
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
Joe Satriani e Steve Vai anunciam "The Sea of Emotion", primeiro álbum do SatchVai
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"

A obra-prima do Pink Floyd que Roger Waters considerava mais dele do que da banda
O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd
O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"


