Roger Waters lista e comenta as músicas que ele levaria para uma ilha deserta
Por André Garcia
Postado em 08 de outubro de 2022
Quando o Pink Floyd começou a se destacar na cena psicodélica londrina em 1966, tinha na figura de Syd Barrett seu principal compositor e líder visionário. Após sua saída no começo de 68, a banda passou por um período sem uma direção clara até se reencontrar na década de 70 tendo seu baixista Roger Waters como líder e principal compositor.
Coincidência ou não, foi justamente com ele como cérebro da banda que ela chegou ao seu auge, com uma impressionante sequência de obras-primas a cada dois anos: "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Waters saiu do Pink Floyd em 1985, mas o Pink Floyd não saiu dele, que toca normalmente as músicas da banda em sua carreira solo. Ele já chegou até a fazer turnê tocando "The Dark Side of the Moon" e "The Wall" na íntegra.
Na BBC Radio 4 há um programa apresentado por Kristy Young chamado Desert Island Discs, onde convidados para lá de especiais listam e comentam as músicas que levariam para uma ilha deserta. Já participaram da atração nomes como Bono Vox, George Michael, Robert Plant e Thom Yorke. Roger Waters participou em 2011, e comentou suas oito faixas preferidas.
Helpless - Neil Young
"Neil Young cantando 'Helpless'. Há honestidade e verdade em tudo que ele fez — dá para sentir a integridade e a paixão do cara. Fico arrepiado só de pensar na pureza com que ele atinge aquelas notas. É extraordinariamente tocante e eloquente."
Endless Flight - Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelenbaumand Everton Norton
"Há algo de tocante e misteriosamente trágico nessa [música]. Eu adoro."
Bird on the Wire - Leonard Cohen
"Leonard Cohen e Bob Dylan foram os dois nomes que nos permitiram acreditar que havia uma ponte que ligava poesia e letra de música. Tão simples, tão tocante, tão brilhante… Eu adoro."
My Funny Valentine - Chet Baker
"Eu conheci [Chet Baker] brevemente quando eu era um estudante de arquitetura em Londres. Nós vivíamos clandestinamente em Cheyne Gardens — todo o quarteirão era só clandestinos —, e Chet estava clandestino a umas três portas de distância. Deve ter sido 1962. Ele estava viciado, desdentado e não conseguia mais tocar. Eu vi filmes sobre ele depois que se reergueu, que grande sujeito, que talento extraordinário.
Georgia On My Mind - Ray Charles
"A gente ficava acordado até altas horas da noite toda noite para ouvir música. A gente ouvia de tudo. ['George On My Mind'] é uma música que ouvíamos muito."
E Lucevan Le Stelle - Giacomo Puccini
"Anos atrás, eu escrevi uma ópera, e depois daquilo fiquei muito mais interessado em ópera do que antes." Waters contou que ficou viciado em Franco Corelli depois que emprestaram a ele o CD: "Eu fiquei simplesmente maravilhado."
God Bless the Child - Billie Holiday
"Billie Holiday é meio que uma figura trágica. A vulnerabilidade dessa mulher é tão tocante que me faltam palavras para sequer começar a descrever. Quando você ouve essa música, ela simplesmente parte seu coração ao meio."
4th Movement - Gustav Mahler’s Symphony No. 5 in C sharp minor
"Eu gravei um filme da turnê de 'The Dark Side of The Moon" que fiz [em carreira solo], e era essa música que abria o filme."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps