Cream: "Disraeli Gears" comentado faixa a faixa por Eric Clapton em 1967
Por André Garcia
Postado em 14 de novembro de 2022
Em novembro de 1967 chegou às lojas "Disraeli Gears", o segundo álbum do power trio e supergrupo Cream. Marcando seu auge criativo, foi considerado uns dos melhores álbuns do ano, apesar da concorrência de obras-primas como "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "The Piper at the Gates of Dawn" (ambos lançados poucos meses antes).
Conforme resgatado pelo canal Yesterday's Papers no YouTube, naquele mesmo ano para o jornal Record Mirror Eric Clapton comentou o disco faixa a faixa:
Strange Brew
"Na verdade, gravamos essa umas duas semanas antes das outras, para lançar como single, mas alguém decidiu que deveria entrar no disco também. Muito dela deriva do trabalho de Albert King, o guitarrista de blues."
Sunshine of Your Love
"Essa foi composta por Jack [Bruce], eu e Pete Brown. É um número pop de palco que fazemos. Peter é um poeta que escreveu nossa primeira música, 'Wrapping Paper', e escreve as letras da maioria de nossas músicas."
World of Pain
"Essa foi escrita por Felix Papallardi, que produziu o álbum. É sobre uma árvore em seu quintal em Nova Iorque. Ele chegou um dia e nos perguntou o que a gente achava da música, então gravamos ela. É uma das minhas faixas preferidas."
Dance the Night Away
"Essa é composição de Jack. É uma homenagem ao The Byrds, com as guitarras de 12 cordas e tudo. Nós admiramos muito eles como músicos, e ainda os temos como amigos. Nós arranjamos a música para que soasse como eles. David Crosby, que saiu da banda recentemente, nos disse que curtiu muito. Na verdade, ele ficou bem satisfeito com todo o LP."
Blue Condition
"Essa música é do Ginger [Baker], ele escreveu. E é a faixa onde ele canta pela primeira vez. Foi estreia dele! Nós insistimos que ele fizesse uma música e cantasse no álbum. Nós achamos que ficou bem legal. Ele é bem extremo em seu dialeto, muito britânico — ele soa como um Dylan inglês."
Tales of Brave Ulysses
"Meu colega de apartamento Martin escreveu a letra dessa. Nós entramos no estúdio só com a letra, e [lá] compusemos a música e fizemos um esboço de arranjo em meia hora no estúdio. Ele é muito chegado nas ilhas mediterrâneas, e escreveu essa música no último inverno em um quarto frio, desejando o calor do sol."
SWLABR
"She Was Like A Bearded Rainbow [ela era como um arco-íris barbado, em livre tradução] era o título completo. Tem uma [letra] típica de Pete Brown, e Jack compôs a música. Essa ia ser originalmente lançada como um single."
We're Going Wrong
"Essa é uma balada que Jack escreveu, ele se baseou no final de "Summertime", do musical Porgy & Bess."
Outside Woman Blues
"Essa é uma das minhas escolhas. Em cada disco que gravo, tento garantir a inclusão de uma música de algum antigo bluesman. Isso é para ajudar a eles com o pagamento de royalties, e é bom também para pegar antigos blues e adaptar a nosso estilo. Blind Joe Reynolds escreveu e gravou isso em 1927."
Take it Back
"Isso é coisa de Jack com vaudeville. Ele tem um senso de humor vaudevilliano, e essa tem letra de duplo sentido e essas coisas."
Mother's Lament
"Essa foi um acidente! No final de cada sessão, a gente brincava sentando num piano para fazer uma imitação daquela coisa de pub inglês. Esquisito. Nós demos risada com essa, mas não tinha intenção de ser nada. Depois que soubemos que tinha sido gravada e queriam colocar no álbum."
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