O guitarrista que impressionou Hendrix e ganhou o prêmio Darwin ao morrer de forma idiota
Por Bruce William
Postado em 07 de novembro de 2022
"Los Angeles Forum: April 26,1969" do The Jimi Hendrix Experience está saindo neste mês de novembro, e a banda de abertura deste fantástico show foi o Chicago Transit Authority, que havia sido formado dois anos antes. E em um vídeo disponibilizado no youtube, três integrantes originais - o tecladista e vocalista Robert Lamm, o trombonista James Pankow e o trompetista Lee Loughnane relatam a importância deles terem excursionado com Jimi Hendrix, que convidou a banda após conhecê-los em um clube, o Whiskey A Go Go de Los Angeles: "Ele olhou pra gente e disse: 'Vocês tem uma seção de metais que são o seu pulmão, e seu guitarrista toca melhor que eu. Querem ir pra estrada?" Foi sensacional! Ficamos muito surpresos".
Hendrix estava falando de Terry Kath, brilhante guitarrista que morreria de forma trágica e absurdamente inesperada alguns anos mais tarde.
A estúpida morte de Terry Kath, guitarrista do Chicago, primeira celebridade a ganhar o prêmio Darwin.
Em 23 de janeiro de 1978, Terry estava na casa de Don Johnson, que era roadie do grupo, que a essa altura já havia encurtado seu nome para Chicago e venderia no decorrer de sua carreira mais de 100 milhões de discos com sua mistura de rock com elementos de música clássica, jazz, R&B e pop.
O guitarrista, que completaria 32 anos uma semana mais tarde, era um dos membros fundadores da banda, e assim como muitos de sua geração, vinha lutando com problemas de saúde e abuso de drogas. E fazia algum tempo que ele vinha colecionando armas, que ele gostava de exibir para as pessoas enquanto falava sobre elas, explicando suas características.
Foi o que Terry fez neste fatídico dia. Ele pegou um revólver 38 e, depois de comentar alguns aspectos técnicos, apontou para a cabeça e puxou o gatilho. A arma estava sem balas, e Don disse para o guitarrista tomar cuidado com aquela brincadeira. "Não tem perigo, elas estão vazias", foram as últimas palavras de Terry, que em seguida pegou uma pistola semiautomática de 9 milímetros, apontou para a cabeça e puxou o gatilho. Ela não estava descarregada...
Com isso, Terry Kath se tornou a primeira celebridade a ser agraciada com o Prêmio Darwin, atribuídos de forma simbólica a pessoas que cometem erros extremamente absurdos e acabam morrendo ou ficando estéreis por causa deles. A ideia é baseada no pressuposto de que estes indivíduos, ao morrer ou ficarem incapazes de procriar, contribuem para melhorar a qualidade genética da população já que com o fim de sua linhagem eles exterminam os "maus genes" de pessoas que poderiam perpetuar estas ideias.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps