O álbum do Nirvana que Dave Grohl confessou não conseguir ouvir
Por André Garcia
Postado em 11 de janeiro de 2023
Todo mundo tem algum álbum que não consegue mais ouvir por ser associado a más recordações de um passado sombrio. Com o passar das décadas de estrada, os músicos também acabam tendo um trabalho ou outro em sua discografia que trazem de volta tempos difíceis.
Nirvana - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, na biografia This Is A Call: The Life and Times of Dave Grohl, de Paul Brannigan, o último baterista do Nirvana disse sentir isso com o disco "In Utero" (1993):
"'Nevermind' e 'In Utero' são dois álbuns totalmente diferentes. 'Nevermind' foi intencional, por mais que possam dizer que foi uma versão forçada do Nirvana. Não foi: fomos lá para fazer aquele disco, ensaiamos horas e horas e horas, dia após dia, para chegar a Nevermind. Mas 'In Utero' foi bem diferente. Não houve nenhum processo laborioso, foi só... 'bleurgh'... apenas saiu, como um expurgo. Foi bem puro e natural. 'In Utero' foi uma resposta direta ao sucesso e o som de 'Nevermind'. Nós seguimos outra direção. Foi, tipo: 'Ah é? Você gostou daquilo? Então aqui está o que estamos fazendo agora!'"
As memórias da gravação fizeram com que Grohl confessasse achar o álbum "duro de ouvir do começo ao fim". "Por ser tão verdadeiro, e por ser uma representação tão precisa da banda na época, traz de volta outras memórias, meio que me dá arrepios. É curioso como eu passo tanto tempo planejando as coisas que estão por vir, não passo muito tempo pensando nas coisas que fiz. Mas o 'In Utero', cara… que viagem!"
Definindo aquele trabalho como "sombrio pra c*ralho", ele acrescentou: "É definitivamente uma representação precisa da época. Ouço uma música ou outra no rádio de vez em quando, e gosto da diferença sonora de ouvir 'All Apologies' e 'Heart-Shaped Box' no meio de um monte de músicas modernas compactadas e cheias de Pro-Tools do rock moderno. Elas se destacam, mas, liricamente e conceitualmente, não são algo que eu goste de revisitar com muita frequência. Talvez, o que eu ame naquele álbum seja o som da urgência, e de nós três tocando em uma sala", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
O dia que Phil Campbell perdeu a paciência e jogou guitarra em produtor do Motörhead
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer


10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
O clássico que mudou o rock e tem bateria herdada da pista de dança dos anos 70
A música do Faith No More que nasceu no dia em que o mundo soube da morte de Kurt Cobain
O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
A banda que Kurt Cobain viu ao vivo mais de 100 vezes
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos


