Para David Bowie, John Lennon era "um socialista por definição"
Por André Garcia
Postado em 23 de fevereiro de 2023
Em 1972, David Bowie se transformou em Ziggy Stardust, um alienígena andrógino e excêntrico, e conquistou uma enorme popularidade no Reino Unido. Nos Estados Unidos, no entanto, levou algum tempo até que ele alcançasse o topo das paradas, o que só aconteceu com "Fame". Escrita em parceria com John Lennon, a música marcou uma ruptura com o estilo glam rock e apresentou uma inesperada virada em direção à soul music.
Em entrevista de 1995 para a MTV, o Camaleão do Rock comentou sua relação com o ex-beatle, bem como a inspiração por trás de "Fame".
"Caramba, é realmente difícil lembrar quando conheci John [Lennon], deve ter sido por volta de meados de 74. Suponho que algum livro diga exatamente quando, mas nós meio que começamos a nos esbarrar por aí. Ele estava de olho em mim, tinha um interesse. Na época, ele me deu o que considero uma das melhores citações de Lennon. Quando perguntei o que ele achava do que eu estava fazendo com o glam rock, ele disse: "É apenas rock and roll… só que com batom!" Fiquei impressionado, já que eu estava interessado em praticamente tudo o que ele estava interessado. Ele provavelmente foi um dos homens mais brilhantes, astutos e sinceros que já conheci na minha vida — um socialista por definição, não no sentido político fabricado. Um verdadeiro humanista e com um senso de humor realmente mordaz (afinal de contas, era inglês)."
"Eu o adorava. Eu pensava que seríamos amigos para sempre e nos daríamos cada vez melhor e tal. Sabe, era uma fantasia. Nos anos setenta, não era considerado descolado gostar dos Beatles. Mas eles tiveram um grande impacto, deram aos britânicos a ilusão de que éramos importantes novamente, sabe? Nós amamos ouvir isso, como nós amamos ouvir isso…"
Lançada em 1975, "Fame" rapidamente se tornou um grande sucesso comercial, alcançando o primeiro lugar nas paradas de sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido. Um divisor de águas na carreira de David Bowie, foi aclamada pela crítica por sua mistura de estilos e sua interpretação vocal, e marcou sua transição do glam rock para o soul. Transição essa muito bem aceita pelo público da soul music, tanto que ele foi um dos primeiros (e únicos) artistas brancos a se apresentarem no maior programa musical dedicado ao gênero: o Soul Train.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps