Exame revela como John Lennon, dos Beatles, enxergava sem os óculos
Por André Garcia
Postado em 12 de fevereiro de 2023
Em evento beneficente realizado em 2019, a meia-irmã de John Lennon, Julia Baird, levou os óculos dourados, usados por ele na época de "Imagine" ao Royal Liverpool University Hospital, mais especificamente à Unidade Visual St. Paul. Lá, os óculos foram submetidos a uma máquina capaz de medir o grau das lentes, para descobrir o quão míope ele era.
John Lennon - Mais Novidades
Conforme publicado pelo site oficial do museu The Beatles Story, o teste revelou que, em 1971, aos 31 anos de idade, John além de míope, sofria de astigmatismo. Suas lentes tinha -8.25 na direita e -7.5- na esquerda. "Sem os óculos, o mundo ficava borrado e distorcido para John", disse o consultor professor Simon Harding. "Ele conseguiria ver o corpo da guitarra e as casas do braço, mas em qualquer coisa mais longe que isso, teria dificuldade. Sua miopia estava em um nível em que poderia ter piorado mais adiante em sua vida, e poderia ter comprometido sua visão."
Por anos, John Lennon resistiu ao uso de óculos por ter vergonha. Ele começou a usar as lentes redondas, que se tornaram sua marca pessoal, em 1966, ao gravar o filme How I Won the War, de Richard Lester.
O professor Harding agradeceu dizendo:
"Somos muito gratos a Julia e [ao museu] The Beatles Story [onde os óculos estão expostos] pelo apoio a este evento beneficente. Esperamos que outras celebridades possam nos ajudar a despertar a consciência com nosso trabalho, e fundos para nossas pesquisas no combate à cegueira. Para nós, reconhecimento internacional é bom, mas o sorriso de um paciente que volta a enxergar após o tratamento é a satisfação definitiva."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
Gary Holt e Mille Petrozza homenageiam Cronos, falecido nesta quinta-feira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Scott Ian (Anthrax) lembra como reagiu quando o Metallica demitiu Dave Mustaine
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Mötley Crüe emplaca primeira música no Clube do Bilhão do Spotify
Butch Vig citou John Lennon pra convencer Kurt Cobain nas gravações de "Nevermind"
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
A música de 1971 que incendiou Bono e mudou sua forma de enxergar o mundo
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Paul McCartney lista suas músicas favoritas dos Beatles, e a que mais ouviu na vida
A opinião de John Lennon e Paul McCartney sobre os Sex Pistols
Os últimos esforços pela vida de John Lennon, vocalista dos Beatles


