Exame revela como John Lennon, dos Beatles, enxergava sem os óculos
Por André Garcia
Postado em 12 de fevereiro de 2023
Em evento beneficente realizado em 2019, a meia-irmã de John Lennon, Julia Baird, levou os óculos dourados, usados por ele na época de "Imagine" ao Royal Liverpool University Hospital, mais especificamente à Unidade Visual St. Paul. Lá, os óculos foram submetidos a uma máquina capaz de medir o grau das lentes, para descobrir o quão míope ele era.
Conforme publicado pelo site oficial do museu The Beatles Story, o teste revelou que, em 1971, aos 31 anos de idade, John além de míope, sofria de astigmatismo. Suas lentes tinha -8.25 na direita e -7.5- na esquerda. "Sem os óculos, o mundo ficava borrado e distorcido para John", disse o consultor professor Simon Harding. "Ele conseguiria ver o corpo da guitarra e as casas do braço, mas em qualquer coisa mais longe que isso, teria dificuldade. Sua miopia estava em um nível em que poderia ter piorado mais adiante em sua vida, e poderia ter comprometido sua visão."
Por anos, John Lennon resistiu ao uso de óculos por ter vergonha. Ele começou a usar as lentes redondas, que se tornaram sua marca pessoal, em 1966, ao gravar o filme How I Won the War, de Richard Lester.
O professor Harding agradeceu dizendo:
"Somos muito gratos a Julia e [ao museu] The Beatles Story [onde os óculos estão expostos] pelo apoio a este evento beneficente. Esperamos que outras celebridades possam nos ajudar a despertar a consciência com nosso trabalho, e fundos para nossas pesquisas no combate à cegueira. Para nós, reconhecimento internacional é bom, mas o sorriso de um paciente que volta a enxergar após o tratamento é a satisfação definitiva."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps