Jethro Tull: porque Ian Anderson prefere John Lennon a Paul McCartney?
Por Bruce William
Postado em 30 de dezembro de 2021
Durante uma conversa com o Classic Rock, o líder do Jethro Tull, Ian Anderson, falou sobre os Beatles, e explicou porque prefere John Lennon a Paul McCartney.
Beatles - Mais Novidades
"Como a maioria das pessoas da minha idade fora de Liverpool, eu não tinha noção real dos Beatles até 'Love Me Do', em 1962, quando eles já tinham, até certo ponto, sido devidamente orientados por seu empresário, Brian Epstein. Sem dúvida ele foi essencial para ajudar a banda a conseguir shows, um contrato com uma gravadora, e aqueles primeiros sucessos foram o que você pode chamar de belas canções. 'From Me to You', 'I Want to Hold Your Hand' - era tudo muito inocente".
"À medida que sua fama crescia, no entanto, e a história por trás de seus primeiros dias se tornava mais conhecida, não foi bem assim que eles começaram", prossegue Ian. "Aprendemos sobre o Cavern Club, e então ficamos sabendo sobre suas excursões para as casas noturnas decadentes da Alemanha no início dos anos 60. Podemos dizer que Hamburgo foi o período punk dos Beatles, seus dias agitados e perigosos que ficaram pra trás com o sucesso dentro da música pop que eles se tornaram".
Ian ainda acrescenta: "Quando eu era garoto sempre fui muitíssimo mais atraído por John Lennon acima dos outros. Paul McCartney parecia ser o personagem mais incrível e doce da formação, mas John tinha atitude, um senso de desdém mesmo quando era obrigado a usar ternos combinando. A primeira vez que vi fotos dos Beatles em Hamburgo, me dei conta de que ali estava Lennon em seu habitat natural: vestido de couro, topete e com um ar ameaçador. As fotos desse período são indiscutivelmente mais icônicas do que quase todas imagens subsequentes da banda".
Mais adiante, Ian continua falando sobre os Beatles e compara com os Stones: "Em termos de influenciar os outros, a percepção dos Beatles como bad boys em Hamburgo é um pouco incorreta. Lennon era provavelmente o único que seria útil em uma briga. Os Rolling Stones foram inicialmente vistos como arrojados e barulhentos, mas isso não passou de uma tentativa de emular o que foram os Beatles lá no começo da carreira. Mick Jagger sempre pareceu muito frágil para ser considerado um cara durão. Parecia que ele cairia se você soprasse em sua direção".
"Aquele tempo que passaram em Hamburgo funcionou bem para os Beatles. Era interessante que eles tivessem aquele jeito de serem um pouco vulgares, e não apenas jovens de carinha bonita que se curvavam à rainha nas apresentações do Royal Variety. Você tinha que provar sua coragem de alguma forma se quisesse ter credibilidade, e Lennon levou isso para os aspectos futuros de sua carreira, o clone do motoqueiro mau que depois foi substituído pelo que foi visto por muitos como um hippie louco e perigoso.
"Você pode argumentar que McCartney trabalhou muito para se distanciar da espinhosa época de Hamburgo e se tornar um artista mais íntegro, enquanto Lennon se esforçou para manter seu veneno. Essa combinação foi o que sempre me atraiu; a luva de veludo cobrindo o punho de ferro, e é isto que fez os Beatles funcionarem tão bem".
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/jethro_tull_frontman_explains_why_he_likes_john_lennon_more_than_paul_mccartney_says_mick_jagger_was_always_too_self-conscious.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Após recentes cirurgias, Bret Michaels anuncia pausa na carreira
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
A música do Foo Fighters que Dave Grohl parou de tocar por causa dos fãs
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Rob Zombie lança videoclipe para a faixa "Black Rat Coffin"
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra



O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
A semelhança entre "Roots" do Sepultura e "Sgt. Peppers", segundo Andreas Kisser
O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
O antológico último show dos Beatles
A ideia de jerico dos Beatles que gravadora impediu e que Biquini Cavadão fez e se deu mal


