Jethro Tull: porque Ian Anderson prefere John Lennon a Paul McCartney?
Por Bruce William
Postado em 30 de dezembro de 2021
Durante uma conversa com o Classic Rock, o líder do Jethro Tull, Ian Anderson, falou sobre os Beatles, e explicou porque prefere John Lennon a Paul McCartney.
Beatles - Mais Novidades
"Como a maioria das pessoas da minha idade fora de Liverpool, eu não tinha noção real dos Beatles até 'Love Me Do', em 1962, quando eles já tinham, até certo ponto, sido devidamente orientados por seu empresário, Brian Epstein. Sem dúvida ele foi essencial para ajudar a banda a conseguir shows, um contrato com uma gravadora, e aqueles primeiros sucessos foram o que você pode chamar de belas canções. 'From Me to You', 'I Want to Hold Your Hand' - era tudo muito inocente".
"À medida que sua fama crescia, no entanto, e a história por trás de seus primeiros dias se tornava mais conhecida, não foi bem assim que eles começaram", prossegue Ian. "Aprendemos sobre o Cavern Club, e então ficamos sabendo sobre suas excursões para as casas noturnas decadentes da Alemanha no início dos anos 60. Podemos dizer que Hamburgo foi o período punk dos Beatles, seus dias agitados e perigosos que ficaram pra trás com o sucesso dentro da música pop que eles se tornaram".
Ian ainda acrescenta: "Quando eu era garoto sempre fui muitíssimo mais atraído por John Lennon acima dos outros. Paul McCartney parecia ser o personagem mais incrível e doce da formação, mas John tinha atitude, um senso de desdém mesmo quando era obrigado a usar ternos combinando. A primeira vez que vi fotos dos Beatles em Hamburgo, me dei conta de que ali estava Lennon em seu habitat natural: vestido de couro, topete e com um ar ameaçador. As fotos desse período são indiscutivelmente mais icônicas do que quase todas imagens subsequentes da banda".
Mais adiante, Ian continua falando sobre os Beatles e compara com os Stones: "Em termos de influenciar os outros, a percepção dos Beatles como bad boys em Hamburgo é um pouco incorreta. Lennon era provavelmente o único que seria útil em uma briga. Os Rolling Stones foram inicialmente vistos como arrojados e barulhentos, mas isso não passou de uma tentativa de emular o que foram os Beatles lá no começo da carreira. Mick Jagger sempre pareceu muito frágil para ser considerado um cara durão. Parecia que ele cairia se você soprasse em sua direção".
"Aquele tempo que passaram em Hamburgo funcionou bem para os Beatles. Era interessante que eles tivessem aquele jeito de serem um pouco vulgares, e não apenas jovens de carinha bonita que se curvavam à rainha nas apresentações do Royal Variety. Você tinha que provar sua coragem de alguma forma se quisesse ter credibilidade, e Lennon levou isso para os aspectos futuros de sua carreira, o clone do motoqueiro mau que depois foi substituído pelo que foi visto por muitos como um hippie louco e perigoso.
"Você pode argumentar que McCartney trabalhou muito para se distanciar da espinhosa época de Hamburgo e se tornar um artista mais íntegro, enquanto Lennon se esforçou para manter seu veneno. Essa combinação foi o que sempre me atraiu; a luva de veludo cobrindo o punho de ferro, e é isto que fez os Beatles funcionarem tão bem".
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/jethro_tull_frontman_explains_why_he_likes_john_lennon_more_than_paul_mccartney_says_mick_jagger_was_always_too_self-conscious.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
Anthrax lança "Cursum Perficio", seu primeiro disco de estúdio em 10 anos

John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
O músico incrível que quase se tornou o quinto Beatle; "Você está no grupo"
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
O álbum dos Beatles cujo título zoa com os Rolling Stones
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"


