Jethro Tull: porque Ian Anderson prefere John Lennon a Paul McCartney?
Por Bruce William
Postado em 30 de dezembro de 2021
Durante uma conversa com o Classic Rock, o líder do Jethro Tull, Ian Anderson, falou sobre os Beatles, e explicou porque prefere John Lennon a Paul McCartney.
Beatles - Mais Novidades
"Como a maioria das pessoas da minha idade fora de Liverpool, eu não tinha noção real dos Beatles até 'Love Me Do', em 1962, quando eles já tinham, até certo ponto, sido devidamente orientados por seu empresário, Brian Epstein. Sem dúvida ele foi essencial para ajudar a banda a conseguir shows, um contrato com uma gravadora, e aqueles primeiros sucessos foram o que você pode chamar de belas canções. 'From Me to You', 'I Want to Hold Your Hand' - era tudo muito inocente".
"À medida que sua fama crescia, no entanto, e a história por trás de seus primeiros dias se tornava mais conhecida, não foi bem assim que eles começaram", prossegue Ian. "Aprendemos sobre o Cavern Club, e então ficamos sabendo sobre suas excursões para as casas noturnas decadentes da Alemanha no início dos anos 60. Podemos dizer que Hamburgo foi o período punk dos Beatles, seus dias agitados e perigosos que ficaram pra trás com o sucesso dentro da música pop que eles se tornaram".
Ian ainda acrescenta: "Quando eu era garoto sempre fui muitíssimo mais atraído por John Lennon acima dos outros. Paul McCartney parecia ser o personagem mais incrível e doce da formação, mas John tinha atitude, um senso de desdém mesmo quando era obrigado a usar ternos combinando. A primeira vez que vi fotos dos Beatles em Hamburgo, me dei conta de que ali estava Lennon em seu habitat natural: vestido de couro, topete e com um ar ameaçador. As fotos desse período são indiscutivelmente mais icônicas do que quase todas imagens subsequentes da banda".
Mais adiante, Ian continua falando sobre os Beatles e compara com os Stones: "Em termos de influenciar os outros, a percepção dos Beatles como bad boys em Hamburgo é um pouco incorreta. Lennon era provavelmente o único que seria útil em uma briga. Os Rolling Stones foram inicialmente vistos como arrojados e barulhentos, mas isso não passou de uma tentativa de emular o que foram os Beatles lá no começo da carreira. Mick Jagger sempre pareceu muito frágil para ser considerado um cara durão. Parecia que ele cairia se você soprasse em sua direção".
"Aquele tempo que passaram em Hamburgo funcionou bem para os Beatles. Era interessante que eles tivessem aquele jeito de serem um pouco vulgares, e não apenas jovens de carinha bonita que se curvavam à rainha nas apresentações do Royal Variety. Você tinha que provar sua coragem de alguma forma se quisesse ter credibilidade, e Lennon levou isso para os aspectos futuros de sua carreira, o clone do motoqueiro mau que depois foi substituído pelo que foi visto por muitos como um hippie louco e perigoso.
"Você pode argumentar que McCartney trabalhou muito para se distanciar da espinhosa época de Hamburgo e se tornar um artista mais íntegro, enquanto Lennon se esforçou para manter seu veneno. Essa combinação foi o que sempre me atraiu; a luva de veludo cobrindo o punho de ferro, e é isto que fez os Beatles funcionarem tão bem".
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/jethro_tull_frontman_explains_why_he_likes_john_lennon_more_than_paul_mccartney_says_mick_jagger_was_always_too_self-conscious.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
O que é "farmar aura" e "six seven" explicado para um metaleiro entender
"Nocturnal" - o disco (quase) perdido do Shaman
Nergal relembra quando o pai pendurou um Cristo invertido em seu quarto
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
O show do Metallica que terminou com Lars Ulrich levando um soco de James Hetfield
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Slash revela os culpados por briga histórica com Axl Rose; "superficiais e idiotas"
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
Scott Ian brincou que novo disco do Anthrax salvaria as vendas de CDs



A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
O curioso motivo pelo qual Paul McCartney confessou usar unha postiça para fazer show
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
Mike Portnoy, do Dream Theater, elege os seus cinco bateristas preferidos
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras


