Jethro Tull: porque Ian Anderson prefere John Lennon a Paul McCartney?
Por Bruce William
Postado em 30 de dezembro de 2021
Durante uma conversa com o Classic Rock, o líder do Jethro Tull, Ian Anderson, falou sobre os Beatles, e explicou porque prefere John Lennon a Paul McCartney.
Beatles - Mais Novidades
"Como a maioria das pessoas da minha idade fora de Liverpool, eu não tinha noção real dos Beatles até 'Love Me Do', em 1962, quando eles já tinham, até certo ponto, sido devidamente orientados por seu empresário, Brian Epstein. Sem dúvida ele foi essencial para ajudar a banda a conseguir shows, um contrato com uma gravadora, e aqueles primeiros sucessos foram o que você pode chamar de belas canções. 'From Me to You', 'I Want to Hold Your Hand' - era tudo muito inocente".
"À medida que sua fama crescia, no entanto, e a história por trás de seus primeiros dias se tornava mais conhecida, não foi bem assim que eles começaram", prossegue Ian. "Aprendemos sobre o Cavern Club, e então ficamos sabendo sobre suas excursões para as casas noturnas decadentes da Alemanha no início dos anos 60. Podemos dizer que Hamburgo foi o período punk dos Beatles, seus dias agitados e perigosos que ficaram pra trás com o sucesso dentro da música pop que eles se tornaram".
Ian ainda acrescenta: "Quando eu era garoto sempre fui muitíssimo mais atraído por John Lennon acima dos outros. Paul McCartney parecia ser o personagem mais incrível e doce da formação, mas John tinha atitude, um senso de desdém mesmo quando era obrigado a usar ternos combinando. A primeira vez que vi fotos dos Beatles em Hamburgo, me dei conta de que ali estava Lennon em seu habitat natural: vestido de couro, topete e com um ar ameaçador. As fotos desse período são indiscutivelmente mais icônicas do que quase todas imagens subsequentes da banda".
Mais adiante, Ian continua falando sobre os Beatles e compara com os Stones: "Em termos de influenciar os outros, a percepção dos Beatles como bad boys em Hamburgo é um pouco incorreta. Lennon era provavelmente o único que seria útil em uma briga. Os Rolling Stones foram inicialmente vistos como arrojados e barulhentos, mas isso não passou de uma tentativa de emular o que foram os Beatles lá no começo da carreira. Mick Jagger sempre pareceu muito frágil para ser considerado um cara durão. Parecia que ele cairia se você soprasse em sua direção".
"Aquele tempo que passaram em Hamburgo funcionou bem para os Beatles. Era interessante que eles tivessem aquele jeito de serem um pouco vulgares, e não apenas jovens de carinha bonita que se curvavam à rainha nas apresentações do Royal Variety. Você tinha que provar sua coragem de alguma forma se quisesse ter credibilidade, e Lennon levou isso para os aspectos futuros de sua carreira, o clone do motoqueiro mau que depois foi substituído pelo que foi visto por muitos como um hippie louco e perigoso.
"Você pode argumentar que McCartney trabalhou muito para se distanciar da espinhosa época de Hamburgo e se tornar um artista mais íntegro, enquanto Lennon se esforçou para manter seu veneno. Essa combinação foi o que sempre me atraiu; a luva de veludo cobrindo o punho de ferro, e é isto que fez os Beatles funcionarem tão bem".
FONTE: Ultimate Guitar
https://www.ultimate-guitar.com/news/general_music_news/jethro_tull_frontman_explains_why_he_likes_john_lennon_more_than_paul_mccartney_says_mick_jagger_was_always_too_self-conscious.html
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
Lacrimosa emite novo comunicado sobre saúde de Anne Nurmi
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais



A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As únicas três vezes que os Beatles foram superados por artistas da Motown
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
As 5 músicas dos Beatles que Bob Dylan cantou ao vivo
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
A dupla que Paul McCartney e John Lennon tentava imitar nos Beatles; "Queríamos ser eles"
"Quando Radiohead copia Beatles é genial; já o Oasis é plágio", diz Noel Gallagher


