Como a milenar música marroquina influenciou Rolling Stones, Led Zeppelin e Peter Gabriel
Por André Garcia
Postado em 26 de abril de 2023
Introduzidos ao público europeu pelo fundador dos Rolling Stones Brian Jones, a milenar música marroquina feita pelos Masters Musicians of Jajouka (Mestres Músicos de Jajouka) fizeram a cabeça de nomes como Led Zeppelin e Peter Gabriel.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, os Mestres Músicos de Jajouka são um grupo musical de Marrocos que faz música há mais de quatro mil anos. Uma hipnótica mistura de ritmos tradicionais, vem sendo preservada ao longo de muitos séculos, sendo passada de geração em geração. Os músicos começam a aprender com seus pais desde cedo e podem levar a vida inteira para dominar os intrincados ritmos e melodias.
Em 1950, artistas ingleses como Paul Bowles e Brion Gysin foram a Marrocos e descobriram a música dos Mestres Músicos de Jajouka. Aquilo começou a ganhar notoriedade na Inglaterra, mas sua disseminação esbarrava no fato de que não era possível levar aquela música com eles de volta para a terra da rainha.
Isso mudou apenas na década seguinte, e graças ao rolling stone original Brian Jones, que em 29 de julho de 1968 foi até a vila de Jajouka, em Marrocos, para gravar uma apresentação do grupo durante um ritual de uma semana promovido anualmente.
Infelizmente, "Brian Jones Presents the Pipes of Pan at Jajouka" foi lançado apenas em 1971, quando Jones já estava morto, mas aquilo serviu para difundir aquele excêntrico e fascinante estilo musical na Inglaterra, e, consequentemente, Europa.
Jimmy Page e Peter Gabriel estão entre os nomes que foram influenciados pelos Mestres Músicos de Jajouka. Principalmente Jimmy Page, aficionado pela música tradicional de outras civilizações, como a indiana. Brilhantemente, ele incorporou aquelas ricas e peculiares sonoridades como uma das marcas registradas do Led Zeppelin, em faixas como "Kashmir".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A música que James Hetfield escolheria para entrar em cena antes de qualquer outra
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
ARTE Concert divulga vídeos de shows do Summer Breeze 2026
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
A personalidade britânica que tem 100 anos de idade e disse "não" ao Nightwish
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond

O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
A lacuna deixada por John Bonham no Led Zeppelin que seu filho preencheu décadas depois
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
A artista com quem Freddie Mercury se identificava muito mais do que com o Led Zeppelin
O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page confessou que nasceu de tentativa de imitação
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Jimmy Page sobre a pior capa do Led Zeppelin: "Eu assumo a responsabilidade por ela"


