Como a milenar música marroquina influenciou Rolling Stones, Led Zeppelin e Peter Gabriel
Por André Garcia
Postado em 26 de abril de 2023
Introduzidos ao público europeu pelo fundador dos Rolling Stones Brian Jones, a milenar música marroquina feita pelos Masters Musicians of Jajouka (Mestres Músicos de Jajouka) fizeram a cabeça de nomes como Led Zeppelin e Peter Gabriel.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, os Mestres Músicos de Jajouka são um grupo musical de Marrocos que faz música há mais de quatro mil anos. Uma hipnótica mistura de ritmos tradicionais, vem sendo preservada ao longo de muitos séculos, sendo passada de geração em geração. Os músicos começam a aprender com seus pais desde cedo e podem levar a vida inteira para dominar os intrincados ritmos e melodias.
Em 1950, artistas ingleses como Paul Bowles e Brion Gysin foram a Marrocos e descobriram a música dos Mestres Músicos de Jajouka. Aquilo começou a ganhar notoriedade na Inglaterra, mas sua disseminação esbarrava no fato de que não era possível levar aquela música com eles de volta para a terra da rainha.
Isso mudou apenas na década seguinte, e graças ao rolling stone original Brian Jones, que em 29 de julho de 1968 foi até a vila de Jajouka, em Marrocos, para gravar uma apresentação do grupo durante um ritual de uma semana promovido anualmente.
Infelizmente, "Brian Jones Presents the Pipes of Pan at Jajouka" foi lançado apenas em 1971, quando Jones já estava morto, mas aquilo serviu para difundir aquele excêntrico e fascinante estilo musical na Inglaterra, e, consequentemente, Europa.
Jimmy Page e Peter Gabriel estão entre os nomes que foram influenciados pelos Mestres Músicos de Jajouka. Principalmente Jimmy Page, aficionado pela música tradicional de outras civilizações, como a indiana. Brilhantemente, ele incorporou aquelas ricas e peculiares sonoridades como uma das marcas registradas do Led Zeppelin, em faixas como "Kashmir".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps