Black Sabbath criou o heavy metal? O que Geezer Butler pensa sobre isso?
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2023
A criação do Heavy Metal como um gênero musical não pode ser atribuída a uma única banda ou artista, e não há uma resposta definitiva para esta questão. No entanto, muitos consideram que o Black Sabbath foi uma das primeiras bandas a tocar um som mais pesado e agressivo, que posteriormente se tornou parte do som do Heavy Metal. Mas é importante notar que a evolução do heavy metal como gênero musical foi um processo gradual e complexo que envolveu várias influências ao longo do tempo.
Black Sabbath - Mais Novidades
O Black Sabbath certamente teve um papel importante na formação do som e da estética do heavy metal, com seu uso de riffs de guitarra pesados, afinação baixa, letras sombrias e melódicas, e uma imagem sinistra e misteriosa. No entanto, outros artistas como Led Zeppelin, Deep Purple, Jimi Hendrix e Blue Cheer também foram influentes na criação do gênero, e não há um consenso claro sobre quem exatamente "inventou" o heavy metal.
Até o próprio baixista da banda, Geezer Butler, questiona se o Sabbath realmente criou um novo gênero, conforme ele contou durante conversa com Andrew Daly, do Metal Edge: "Eu não acho que a gente tenha criado isso não. Sempre nos vimos estritamente como uma banda de rock. A princípio, ser chamado de 'banda de heavy metal' soava como um insulto para a gente. Lembro que a primeira vez que ouvimos isso foi durante uma entrevista lá nos anos setenta, onde nos contaram que uma revista norte-americana havia publicado: 'A música do Black Sabbath soa como um monte de metal pesado (heavy metal, em inglês) sendo esmagado junto'. Ficamos insultados ao ouvir aquilo. Mas, de alguma forma, a imprensa inglesa se apoderou da ideia e a divulgou como um elogio" conta, entre risos. "Mas nunca pensamos dessa maneira, e realmente não tínhamos a ideia por trás do que isso significava em primeiro lugar. Nós não sentíamos que nossa música soava assim. Nunca pretendemos ser diferentes, apenas seguimos em frente sendo uma 'banda de rock'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire

Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião contundente de Vernon Reid sobre "War Pigs", clássico do Black Sabbath
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"
O riff do Deep Purple que impressionou Tony Iommi; "difícil de fazer algo melhor"


