Black Sabbath criou o heavy metal? O que Geezer Butler pensa sobre isso?
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2023
A criação do Heavy Metal como um gênero musical não pode ser atribuída a uma única banda ou artista, e não há uma resposta definitiva para esta questão. No entanto, muitos consideram que o Black Sabbath foi uma das primeiras bandas a tocar um som mais pesado e agressivo, que posteriormente se tornou parte do som do Heavy Metal. Mas é importante notar que a evolução do heavy metal como gênero musical foi um processo gradual e complexo que envolveu várias influências ao longo do tempo.
Black Sabbath - Mais Novidades
O Black Sabbath certamente teve um papel importante na formação do som e da estética do heavy metal, com seu uso de riffs de guitarra pesados, afinação baixa, letras sombrias e melódicas, e uma imagem sinistra e misteriosa. No entanto, outros artistas como Led Zeppelin, Deep Purple, Jimi Hendrix e Blue Cheer também foram influentes na criação do gênero, e não há um consenso claro sobre quem exatamente "inventou" o heavy metal.
Até o próprio baixista da banda, Geezer Butler, questiona se o Sabbath realmente criou um novo gênero, conforme ele contou durante conversa com Andrew Daly, do Metal Edge: "Eu não acho que a gente tenha criado isso não. Sempre nos vimos estritamente como uma banda de rock. A princípio, ser chamado de 'banda de heavy metal' soava como um insulto para a gente. Lembro que a primeira vez que ouvimos isso foi durante uma entrevista lá nos anos setenta, onde nos contaram que uma revista norte-americana havia publicado: 'A música do Black Sabbath soa como um monte de metal pesado (heavy metal, em inglês) sendo esmagado junto'. Ficamos insultados ao ouvir aquilo. Mas, de alguma forma, a imprensa inglesa se apoderou da ideia e a divulgou como um elogio" conta, entre risos. "Mas nunca pensamos dessa maneira, e realmente não tínhamos a ideia por trás do que isso significava em primeiro lugar. Nós não sentíamos que nossa música soava assim. Nunca pretendemos ser diferentes, apenas seguimos em frente sendo uma 'banda de rock'".
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Por que "Super Collider" é o pior disco do Megadeth, segundo a Metal Hammer
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
As piores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer


Jay Buchanan, vocalista do Rival Sons, lança cover de "Changes", do Black Sabbath
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
Geezer Butler nunca tinha tocado baixo antes de se juntar ao Black Sabbath
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A primeira música de heavy metal que Ozzy Osbourne ouviu, segundo o próprio
Geezer Butler define o papel de cada integrante da formação clássica do Black Sabbath
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Como Black Sabbath teve dois cantores seguidos que interpretaram Jesus Cristo?
Paul McCartney: a banda de Metal que o levou ao lado negro da força
A banda dos anos setenta que Tony Iommi adorava, mas John Bonham não queria nem ouvir falar


