O premiado jornalista político que não consegue se livrar do Pink Floyd e o Mago de Oz
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2023
Saiu no Ultimate Classic Rock: Charlie Savage, o primeiro jornalista a escrever publicamente sobre o fenômeno "Dark Side of the Rainbow", diz que nunca escapará do seu legado, mesmo tendo se tornado um repórter político vencedor do Prêmio Pulitzer.
Pink Floyd - Mais Novidades
Charlie contou que quando entrou na faculdade em 1994, teve acesso à internet pela primeira vez e, dentre as coisas que descobriu, estava a Usenet, um sistema de quadro de mensagens baseado em texto. "Tinha grupos para várias bandas que eu gostava, e alt.music.pink-floyd era um grupo especialmente interessante para o qual eu sempre retornava".
E foi ali que ele viu pela primeira vez a história do "Dark Side of the Rainbow". "Alguém disse que se você assistisse 'O Mágico de Oz' com o som desligado e tocasse 'The Dark Side of the Moon' isso se sincronizaria de maneiras interessantes. Aluguei uma fita VHS do filme e junto com colegas de classe fomos testar. Todos nós fizemos observações sobre várias sobreposições líricas com as imagens enquanto as encontrávamos. Então o álbum acabou e foi isso. Foi uma maneira muito universitária de passar 45 minutos em uma noite aleatória".
Daí, no ano seguinte, enquanto fazia estágio no The Journal Gazette, Savage propôs a ideia da matéria ao seu editor, que sempre estava procurando por histórias incomuns. "Eu me diverti com o artigo, inserindo muitas referências às letras do Floyd, e mais tarde publiquei uma cópia em um rudimentar site pessoal. Aquele artigo se transformou na página original da web sobre o assunto".
Em sua carreira como jornalista, Savage se especializou em matérias sobre questões de segurança nacional envolvendo questões constitucionais, altos escalões do governo, militares e coisas desse nível, tendo sido premiado com um prêmio Pulitzer por uma investigação jornalística sobre questões técnicas envolvendo o então presidente Bush. "Aquele meu artigo está referendado no WikiPedia", diz o jornalista, resignado em saber que o texto que escreveu quando tinha 19 anos vai segui-lo pelo resto da vida, apesar de todo o seu trabalho posterior.
Ao longo dos anos, os integrantes do Pink Floyd vêm negando que houvesse algo planejado neste sentido. O mais recente foi Roger Waters, que confessou achar o fenômeno divertido mas insistiu que não tem nada a ver com isso: "Pode ser que funcione se você fizer o que eles dizem, mas não tem nada a ver conosco. Nenhum de nós. Não foi nada planejado por qualquer pessoa do Pink Floyd".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar

A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Roger Waters, ex-Pink Floyd, explica por que demitiu Richard Wright no "The Wall"
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


