Britânico vendeu online mais de $6 milhões de reais em discos de vinil falsos
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2023
Saiu no The Guardian: Richard Hutter, 55 anos de idade, morador de Ringwood em Hampshire, na Inglaterra, foi condenado a cumprir pena na prisão que foi suspensa e convertida em 250 horas de trabalho não remunerado e obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica por três meses.

O motivo de sua condenação é que ele vendia discos de vinil piratas. Não estamos aqui falando de bootlegs, que são aquelas gravações extra-oficiais de shows ao vivo ou takes alternativos de estúdio, mas sim cópias falsificadas de títulos originais de bandas como Beatles, Pink Floyd ou Nirvana, que custavam até 35 euros cada.
No processo, é dito que Richard vendeu mais de um milhão de libras ao longo de seis anos comercializando estes álbuns, que ele oferecia em plataformas online como o eBay. E ele só foi descoberto por causa de um fã da banda punk The Clash, que comprou um disco mas achou que a qualidade do material não era tão boa quanto deveria.
Ele tentou devolver o disco e pegar seu dinheiro de volta, mas Richard se recusou. Com isto o fã do The Clash fez uma denúncia às autoridades, que foram até o negócio online de Richard e adquiriram cópias dos álbuns "Appetite for Destruction" do Guns N' Roses e "Songs for the Deaf" do Queens of the Stone Age, e ambas se revelaram falsas.
Na investigação, foi constatado que no período de um ano ele listou quase 1.200 LPs online, que ele alega ter adquirido de "distribuidores europeus". Martin Thursby, da Dorset Trading Standards, disse: "As vendas de vinil declinaram rapidamente depois que surgiram os CDs, mas o renascimento do vinil começou por volta de 2010. A demanda agora é tão grande que não há fábricas de vinil suficientes para atender à demanda. Hutter estava ciente do aumento de popularidade e criou seu negócio para tirar proveito disso", disse uma autoridade. "Os LPs que Hutter estava vendendo eram geralmente boas cópias que vieram à tona porque foram comprados por fãs ávidos da música que puderam detectar as pequenas diferenças que comprovaram que os discos eram falsificados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
Por que Ritchie Blackmore decidiu tocar com o Deep Purple, segundo o próprio
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
A mensagem da viúva de Neil Peart para a baterista que assumiu seu lugar no Rush
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer

Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?
Max Cavalera: a importância do Iron Maiden e o vinil de "Piece of Mind"


