Britânico vendeu online mais de $6 milhões de reais em discos de vinil falsos
Por Bruce William
Postado em 09 de abril de 2023
Saiu no The Guardian: Richard Hutter, 55 anos de idade, morador de Ringwood em Hampshire, na Inglaterra, foi condenado a cumprir pena na prisão que foi suspensa e convertida em 250 horas de trabalho não remunerado e obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica por três meses.

O motivo de sua condenação é que ele vendia discos de vinil piratas. Não estamos aqui falando de bootlegs, que são aquelas gravações extra-oficiais de shows ao vivo ou takes alternativos de estúdio, mas sim cópias falsificadas de títulos originais de bandas como Beatles, Pink Floyd ou Nirvana, que custavam até 35 euros cada.
No processo, é dito que Richard vendeu mais de um milhão de libras ao longo de seis anos comercializando estes álbuns, que ele oferecia em plataformas online como o eBay. E ele só foi descoberto por causa de um fã da banda punk The Clash, que comprou um disco mas achou que a qualidade do material não era tão boa quanto deveria.
Ele tentou devolver o disco e pegar seu dinheiro de volta, mas Richard se recusou. Com isto o fã do The Clash fez uma denúncia às autoridades, que foram até o negócio online de Richard e adquiriram cópias dos álbuns "Appetite for Destruction" do Guns N' Roses e "Songs for the Deaf" do Queens of the Stone Age, e ambas se revelaram falsas.
Na investigação, foi constatado que no período de um ano ele listou quase 1.200 LPs online, que ele alega ter adquirido de "distribuidores europeus". Martin Thursby, da Dorset Trading Standards, disse: "As vendas de vinil declinaram rapidamente depois que surgiram os CDs, mas o renascimento do vinil começou por volta de 2010. A demanda agora é tão grande que não há fábricas de vinil suficientes para atender à demanda. Hutter estava ciente do aumento de popularidade e criou seu negócio para tirar proveito disso", disse uma autoridade. "Os LPs que Hutter estava vendendo eram geralmente boas cópias que vieram à tona porque foram comprados por fãs ávidos da música que puderam detectar as pequenas diferenças que comprovaram que os discos eram falsificados".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
O "Grito Silencioso": Dave Navarro Reacende Teorias sobre Chris Cornell e Chester Bennington
Kiss fará dois shows "unmasked" em novembro de 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A ironia difícil de engolir no maior sucesso comercial do The Clash
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O guitarrista que foi fazer teste sem saber quem eram os caras da banda - e conseguiu a vaga

Depois de mais de quarenta anos, vendas de discos de vinil nos EUA superam US$ 1 bilhão
Povo compra, mas não ouve: fim da moda do vinil pode estar perto


