O motivo da antiga treta entre Soundgarden e Smashing Pumpkins
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2023
Tanto Smashing Pumpkins quanto o Soundgarden surgiram nos Estados Unidos nos anos 80 com um rock alternativo intenso e sombrio, e fizeram um sucesso estratosférico na década seguinte. Ambos atingiram o auge de sua popularidade em meados dos anos 90, e até aquele período a relação entre eles era amistosa.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a situação mudou quando o vocalista Billy Corgan declarou que o Soundgarden se reuniu em 2012 "tentando lucrar mais uma vez".
"Tem banda que basicamente está voltando só para ganhar dinheiro: tocar seus álbuns antigos e, talvez, em algum lugar lá no fundo, pensem que pode haver um futuro. Obviamente, eu não estou nessa. Eu condeno qualquer um que esteja nessa, mas não admita que está. Quando o Soundgarden voltou e só tocou músicas antigas, beleza. Eu era fã do Soundgarden, mas sejamos sinceros: Eles estão só tentando lucrar mais uma vez. O mesmo vale para o Pavement e essas outras bandas."
A alfinetada escalou para uma troca de declarações através da imprensa. Chris Cornell pintou Corgan como um ingrato, dizendo que havia conseguido para ele um contrato de trilha sonora de filme quando estava precisando de dinheiro. O guitarrista Kim Thayil ao The Dallas Observer voltou o feitiço contra o feiticeiro:
"Nós não temos um membro decidindo as composições de um álbum. Você deve saber de quem estou falando, mas não vou citar nomes. [...] Tem banda que basicamente é liderada por um cara que faz todas as composições sozinho. Ele pode ter algum tipo de epifania religiosa, ou uma experiência psicodélica, e escrever todo aquele material (que pode ser muito ruim). E o resto da banda sente que tem que tocar aquilo. Isso não é o Soundgarden. Consequentemente, nunca fizemos um disco que fosse ruim."
Atualmente, o Soundgarden está na lista de indicados ao Rock & Roll Hall of Fame, ao lado do Rage Against the Machine. Kim Thayil confessou que no começo não dava muita importância para isso, mas que mudou de ideia ao ver a premiação como uma alegria para os fãs, bem como uma forma de manter vivo o legado da banda e a memória de Chris Cornell.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps