O álbum da Legião Urbana que Renato Russo fala sobre sua paternidade, doença e Collor
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de maio de 2023
"V" é o quinto álbum de estúdio da banda brasileira Legião Urbana, lançado em 1991. Considerado um dos trabalhos mais icônicos do grupo liderado por Renato Russo, o álbum apresenta uma sonoridade única e letras profundas, características marcantes da Legião Urbana.
O legado desse trabalho e da Legião Urbana como um todo é evidente na influência que a banda exerce sobre gerações subsequentes de artistas e admiradores da música brasileira. Em live sobre o disco no canal Pitadas do Sal, apresentado por Ariston Sal Junior, Julliany Mucury, autora do livro "Renato, O Russo’, comentou sobre o momento de vida de Renato na altura desse disco.
Legião Urbana - Mais Novidades
"O teor messiânico do Renato Russo estava pulsando no ‘As Quatro Estações’ e aqui no ‘V’ essa vibe decai. É como se fosse um efeito de onda. Viemos de algo positivo e levamos um tombo agora. Não é só por causa do Collor. É também pelas coisas que atingiram o Renato quando ele tomou ciência de que era portador do HIV. Ele também tinha acabado de adotar o Juliano e vivido um romance intensíssimo.
Ele vai para os EUA para São Francisco pela primeira vez e vive o lado da homossexualidade com plena liberdade. O sujeito que escreve esse disco já não é o mesmo de antes. Temos que prestar atenção nisso. Esse cenário influi diretamente no disco. Ele apresenta uma tríade de entrada. Depois, ele fala sobre os romances que ele leu. Ele pega o que tem de mais poderoso na bagagem cultural e monta esse projeto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps