Inédita de Raul Seixas, "Vivian" é lançada com produção musical de Rick Ferreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de maio de 2023
Em 2017, quando André Prando conheceu Vivian Seixas, a filha mais nova de Raul Seixas, não imaginava que emprestaria sua voz a uma música inédita do maior maluco beleza da música brasileira, canção escrita para Vivian para celebrar seu nascimento em maio de 1981.
Quarenta e um anos depois, às vésperas de seu aniversário, Vivian vai escutar em fonograma pela primeira vez: a faixa será lançada nas principais plataformas de streaming no dia 26 de maio, sexta-feira. No mesmo dia haverá a estreia do videoclipe, de caráter documental, com alguns registros fotográficos, sobretudo, de Pai e Filha.
Composta por Raul e Kika Seixas, mãe de Vivi, a canção é uma homenagem confessional. "É uma letra de puro amor, feita num momento de muita alegria entre um casal", compartilha Vivi. Gravada em Copacabana (Rio de Janeiro), no estúdio de Carlos Sales - responsável por apresentar André Prando a Rick Ferreira, conhecido como "fiel escudeiro" de Seixas por ter gravado guitarra, violão, piano, banjo e pedal steel guitar em sua discografia a partir do disco "Gita" (1974) - "Vivian" ganhou produção de Rick Ferreira e, completando o time original de Raul, baixo de Paulo César Barros; além de teclados de Sérgio Villarim e bateria e percussão de Carlos Sales.
Assista "Vivian":
A música não é de todo desconhecida do público: foi a base para "Segredo da Luz" (lançada em álbum em 1983) e teve sua letra publicada no livro O baú do Raul em 1992. Para "Vivian", Rick Ferreira assumiu a ideia de seguir a estética do arranjo original de "Segredo da Luz", também gravada por ele. A ideia vem sendo desenvolvida desde que André e Vivian se conheceram, quando ele recebeu a letra original das mãos dela, com a proposta de finalmente gravá-la em estúdio.
Na ocasião, Vivian compartilhou uma versão acústica da canção por André no YouTube. Dois anos depois, se uniram a Rick e Sales para iniciar a gravação oficial da faixa. Mas só depois do período pandêmico foi possível pôr a ideia em prática. Além de interpretar a voz principal, Prando gravou todos os coros, tendo como referência as vozes presentes na obra de Raul.
Ilustrando o lançamento, foi produzido um clipe de caráter documental a partir de fotos originais do acervo de Vivi e Kika, responsável pela caligrafia, do manuscrito original da composição, que acompanha o vídeo e coloca os espectadores em contato com a letra da canção.
Se somam imagens de making of das gravações da faixa e um trabalho de ilustração e animação, sob responsabilidade da Comboio Art, com direção de Vinicius Caus e Rayan Casagrande. "Ao resgatar fotos, histórias e desenhos antigos do Raul, o videoclipe, de forma geral, é uma tentativa de celebrar o aniversário de Vivian Seixas ao dar vida às diferentes visões artísticas do Raul", reflete Casagrande.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps