"Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990", diz Nasi
Por Bruce William
Postado em 19 de maio de 2023
A MTV Brasil foi uma versão local da famosa rede de televisão musical MTV, trazendo uma proposta inovadora para a televisão brasileira, com foco em música, cultura jovem e entretenimento. Ao longo dos anos, transmitiu uma variedade de programas musicais, como videoclipes, shows ao vivo e programas de entrevistas. A MTV Brasil também foi pioneira na produção de reality shows musicais e teve um papel significativo na promoção de artistas e bandas, contribuindo para a divulgação da música brasileira. Em 2013, encerrou suas atividades na TV aberta, mas continuou existindo como uma plataforma online e nas redes sociais, mantendo seu legado cultural.

Além de sua programação diversificada, a MTV Brasil desempenhou um papel fundamental na promoção de artistas e bandas tanto nacionais quanto internacionais. A emissora se tornou um importante canal para a divulgação da música popular brasileira, proporcionando visibilidade e impulsionando carreiras de muitos artistas do país. Através de programas como "MTV na Rua" e "MTV ao Vivo", a MTV Brasil abriu espaço para performances ao vivo de músicos emergentes, dando-lhes a oportunidade de serem vistos por um público mais amplo. Além disso, a MTV Brasil também trouxe artistas internacionais para o Brasil, organizando shows e eventos que permitiram que o público brasileiro experimentasse apresentações de renomados músicos estrangeiros em primeira mão. Essa contribuição para a cena musical nacional e internacional solidificou ainda mais o papel da MTV Brasil como uma plataforma influente na promoção e no desenvolvimento da música no país.
E durante entrevista a Igor Miranda o cantor Nasi, vocalista do Ira!, reforçou a inegável importância da MTV Brasil dentro da cultura brasileira, afirmando inclusive que se não fosse pelo canal o rock nacional dos anos noventa não teria obtido tanto destaque.
"O mangue beat, todo o seu talento e a sua genialidade, não teria acontecido se não fosse a MTV Brasil. Não seria uma música que dominaria as rádios de pop/rock ou de qualquer outro gênero. O que tocava em rádio nos anos 1990? Sertanejo, lambada, pagode. Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990. A MTV deu esse gás não só para a geração de 1980, mas para a geração de 1990, também."
Outro aspecto levantado por Nasi foi o fenômeno dos "Acústico MTV", que aqui no nosso país tomou uma proporção completamente bastante diferente da que aconteceu nos Estados Unidos.
"No Brasil se transformou num fenômeno porque o violão é o rei da música brasileira. Chorinho, samba, MPB, bossa nova. Então, o brasileiro, quando vê aqueles rock, como os do Ira!, sendo tocados em violão, fez com que (o 'Acústico MTV') virasse mainstream".
A entrevista completa de Nasi ao Igor Miranda pode ser lida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco


A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show


