"Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990", diz Nasi
Por Bruce William
Postado em 19 de maio de 2023
A MTV Brasil foi uma versão local da famosa rede de televisão musical MTV, trazendo uma proposta inovadora para a televisão brasileira, com foco em música, cultura jovem e entretenimento. Ao longo dos anos, transmitiu uma variedade de programas musicais, como videoclipes, shows ao vivo e programas de entrevistas. A MTV Brasil também foi pioneira na produção de reality shows musicais e teve um papel significativo na promoção de artistas e bandas, contribuindo para a divulgação da música brasileira. Em 2013, encerrou suas atividades na TV aberta, mas continuou existindo como uma plataforma online e nas redes sociais, mantendo seu legado cultural.

Além de sua programação diversificada, a MTV Brasil desempenhou um papel fundamental na promoção de artistas e bandas tanto nacionais quanto internacionais. A emissora se tornou um importante canal para a divulgação da música popular brasileira, proporcionando visibilidade e impulsionando carreiras de muitos artistas do país. Através de programas como "MTV na Rua" e "MTV ao Vivo", a MTV Brasil abriu espaço para performances ao vivo de músicos emergentes, dando-lhes a oportunidade de serem vistos por um público mais amplo. Além disso, a MTV Brasil também trouxe artistas internacionais para o Brasil, organizando shows e eventos que permitiram que o público brasileiro experimentasse apresentações de renomados músicos estrangeiros em primeira mão. Essa contribuição para a cena musical nacional e internacional solidificou ainda mais o papel da MTV Brasil como uma plataforma influente na promoção e no desenvolvimento da música no país.
E durante entrevista a Igor Miranda o cantor Nasi, vocalista do Ira!, reforçou a inegável importância da MTV Brasil dentro da cultura brasileira, afirmando inclusive que se não fosse pelo canal o rock nacional dos anos noventa não teria obtido tanto destaque.
"O mangue beat, todo o seu talento e a sua genialidade, não teria acontecido se não fosse a MTV Brasil. Não seria uma música que dominaria as rádios de pop/rock ou de qualquer outro gênero. O que tocava em rádio nos anos 1990? Sertanejo, lambada, pagode. Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990. A MTV deu esse gás não só para a geração de 1980, mas para a geração de 1990, também."
Outro aspecto levantado por Nasi foi o fenômeno dos "Acústico MTV", que aqui no nosso país tomou uma proporção completamente bastante diferente da que aconteceu nos Estados Unidos.
"No Brasil se transformou num fenômeno porque o violão é o rei da música brasileira. Chorinho, samba, MPB, bossa nova. Então, o brasileiro, quando vê aqueles rock, como os do Ira!, sendo tocados em violão, fez com que (o 'Acústico MTV') virasse mainstream".
A entrevista completa de Nasi ao Igor Miranda pode ser lida aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show
A diferença fundamental entre o Ira! e os Paralamas do Sucesso, segundo Nasi
O clássico imortal do rock que fez Charles Gavin mergulhar de cabeça no mundo da música


