A atitude de Nelson Motta que fez Nasi e Marisa Monte romperem o namoro
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de setembro de 2025
Em recente entrevista ao podcast Desculpincomodar, Nasi, vocalista do Ira!, relembrou o namoro que viveu com Marisa Monte no final dos anos 1980 e início dos 1990. Mais do que uma relação pessoal, a experiência foi um intercâmbio artístico: o roqueiro contou como aprendeu a valorizar o cuidado da cantora com cenários, direção e iluminação, enquanto ela via no Ira! a força de uma banda que subia ao palco com despojamento total, sem luxo ou efeitos.
Mas, apesar da intensidade, o namoro enfrentou obstáculos que acabaram acelerando o rompimento. E, segundo Nasi, um dos fatores decisivos foi a postura do jornalista, produtor e letrista Nelson Motta - que tinha vivido um relacionamento anterior com Marisa Monte e, de acordo com o cantor, deixou marcas mal resolvidas.

"É óbvio que a minha relação com a Marisa teve uma certa complicação, porque na época ela tinha, e acho que hoje todo mundo já sabe, uma história mal resolvida com o Nelson Motta. E quando eu entrei na história, a coisa ficou muito complicada", disse Nasi.
O namoro de Nasi e Marisa Monte
O roqueiro afirma que, durante aquele período, começou a ver na imprensa cultural pequenas indiretas. Nelson Motta chegou a publicar que "o rock era a AIDS da música brasileira", uma frase que, segundo Nasi, tinha endereço certo. Além disso, colunistas próximos a Motta, como Joyce Pascowitch, teriam alimentado notinhas maldosas.
"Saíam coisas com veneninho: 'a diva foi vista no colo do roqueiro', 'o biscoito fino na bela e a fera', 'o biscoito fino no boteco da esquina'. Era tudo nesse tom. Isso gerou uma pressão em cima dela e de nós dois."
Ao mesmo tempo, Marisa buscava expandir sua carreira para além do molde que a gravadora tentava impor. A indústria queria transformá-la numa nova Gal Costa "versão sofisticada", mas ela ansiava por experimentação e parcerias inéditas. Nasi acompanhou de perto essa transição.
Ele relembra, por exemplo, quando os dois estavam juntos em Nova York, em 1990, e Marisa procurava o músico Arto Lindsay para possíveis colaborações. Foi um período de descobertas e também de enfrentamentos.
"Eu podia ter sido um namorado que dissesse: 'time que tá ganhando não se mexe, pede pro Sullivan e Massadas comporem'. Mas não, eu apoiei. Ela queria fazer coisas mais autorais. E foi nessa época que ela começou a abrir esse caminho que depois resultou no disco Mais, cheio de grandes canções."
A lembrança contrasta com a forma como Nelson Motta fala do fim do relacionamento. Em entrevista a Pedro Bial no programa Conversa com Bial, em 2020, ele declarou que sua vida girava em torno da carreira de Marisa Monte e que ficou "bastante abalado" após o término. "Minha vida era a carreira da Marisa e ela nunca decepcionou", disse Motta.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth

Ira!: Nasi revela diferença entre namoros com Marisa Monte e com Marisa Orth
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
A opinião de Humberto Gessinger sobre Nasi se posicionar politicamente em show


