Melvins: O verdadeiro motivo da demissão de Kurt Cobain como produtor de "Houdini"
Por André Garcia
Postado em 26 de junho de 2023
Para um dos pioneiros do grunge gravar um álbum com produção de Kurt Cobain parecia uma combinação perfeita. Mas, na prática, o match não rolou, e a parceria acabou no meio das gravações.
Melvins foi uma das bandas seminais do grunge, grande influência do Soundgarden, Nirvana e Alice in Chains. Apesar disso, jamais chegou perto do sucesso comercial alcançado por seus influenciados — o mais perto que chegaram disso foi com "Houdini" (1993). Primeiro trabalho deles pela Atlantic Records, originalmente teve como produtor o vocalista do Nirvana. A combinação parecia perfeita, mas durou pouco, e foi rompida no meio do processo.
Em sessão de perguntas e respostas para a Loudwire, o vocalista Buzz Osborne foi perguntado se era verdade que o Melvins demitiu Kurt porque ele estava fora de controle.
"Verdade — 100%", confirmou ele sem titubear. "Sim [a questão foram as drogas]. Dizem que se os chefões da Atlantic Records soubessem, não teriam permitido; isso sim é invenção. Ninguém lá mandava em mim, eu fazia o que eu queria. Se eles quisessem fingir que tinham algum poder de decisão em como a gente era ou o que a gente ia fazer... isso sim era ficção."
"Nós demitimos ele porque ele estava doidão demais para produzir o disco", cravou, "Essa é a verdade. [A versão dele foi que] foi ele é que saiu, que ele não aguentava mais. Foi ele que veio com essa palhaçada de que a gente queria que ele nos ajudasse a compor... Que história é essa? Eu sou uma máquina de compor! É porque assim a culpa seria nossa. 'Ah, ele se sentiu pressionado', vai se f*der... Vocês querem culpar a mim porque o cara de vocês está usando drogas? Ok, fui eu, então. Era eu que estava botando pressão nele, não as drogas [risos]. Tanto faz!"
Kurt Cobain consigo para o estúdio o caos que o perseguia desde que chegou ao estrelato com "Smells Like Teen Spirit". Dessa forma, muita droga e pouca habilidade interpessoal azedaram o clima. Mesmo assim, ele ainda foi creditado como co-produtor em seis faixas, como guitarrista em "Sky Pup", e percussão em "Spread Eagle Beagle".
Álbum mais vendido do Melvins, "Houdini" teve vendas inexpressivas se comparadas às demais bandas de Seattle na época, com apenas 110 mil cópias. Mesmo assim, o álbum ganhou um status de cult com o passar do tempo, e figura em muitas listas de melhores discos do grunge, do sludge metal e do stoner rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps