O real motivo pelo qual David Bowie "matou" Ziggy Stardust no palco em 1973
Por André Garcia
Postado em 21 de junho de 2023
Em 1972, David Bowie incorporou o andrógino e extravagante alienígena Ziggy Stardust, tendo como banda de apoio os Spiders From Mars, composta por Mick Ronson (guitarra), Trevor Bolder (baixo), Mick "Woody" Woodmansey (bateria) e, posteriormente, Mike Garson (piano).
Após conquistarem a Inglaterra, tornando o glam rock uma febre por lá, no final daquele ano e no começo do ano seguinte eles partiram para os Estados Unidos, onde causaram frisson. No encerramento da turnê, em 3 de julho de 1973 no Hammersmith Odeon, em seu auge de popularidade, Bowie pegou a todos de surpresa ao anunciar o fim da banda e seu personagem:
"De todos os shows, esse ficará marcado conosco como o mais longo — não só por ser o último show da turnê, mas também o último show que faremos. Obrigado."
Até mesmo seus colegas de banda foram pegos de surpresa, como contou Woody: "Por causa do personagem dele, sempre rolava coisas daquele tipo para lá e para cá. Não sabíamos se era ou não apenas uma jogada de marketing."
Conforme publicado pela Classic Rock, o motivo da separação foram tensões internas provocadas, como era de se imaginar, pelo dinheiro. A semente da discórdia foi plantada em 14 de fevereiro, em passagem em Nova Iorque pelo Radio City Music Hall. Lá, Trevor descobriu que Garson — que foi músico de estúdio no álbum "Aladdin Sane" e havia acabado de ser incluído na banda como membro — estava recebendo mil dólares por semana, enquanto ele e Woody recebiam apenas 30 libras.
O baixista relembrou que ele e o baterista, se sentindo lesados, botaram o empresário Tony Defries contra a parede: "Nós exigimos um aumento, ou vamos voltar para casa no próximo avião."
Coube a Mick Ronson intervir botando panos quentes sobre a treta e impedindo que o pior acontecesse. O estrago, entretanto, já havia sido feito, como contou Angela Bowie, então esposa do vocalista:
"David ficou furioso, completamente furioso. [Ele me disse] 'Eles não podem me enquadrar desse jeito! Não importa quem eles sejam, simplesmente não vou tolerar esse tipo de deslealdade'. A partir daquele momento, ele ativou seu modo passivo-agressivo, e os dias daqueles caras estavam contados."
Em entrevista Trevor Bolder contou a Max Bell, da Classic Rock:
"Tivemos que conquistar a América por causa de todo o dinheiro que Defries havia tomado emprestado, e aquilo fez com que a turnê do Aladdin Sane não fosse agradável. Claro, David não poderia ser Ziggy para sempre, mas ele tinha aquele estilo de vida luxuoso, enquanto eu e Woody mal conseguíamos sobreviver. Os royalties não estavam sendo pagos; nunca foram. No final, não recebemos nada, e David não sabia o que estava acontecendo (ou ignorou). No final das contas, acabou que Defries fez a mesma coisa com ele. As pessoas vão te meter a mão nesse negócio."
Em abril, em excursão pelo Japão, Defries, em nome da gravadora RCA, finalmente deu a Trevor e Woody um aumento para 500 libras por semana — mas não sem antes humilhá-los: "Para mim vocês não valem um centavo disso. Para ser sincero, eu preferiria dar esse dinheiro aos roadies, que merecem mais do que vocês."
A partir dali, a banda se tornou uma grande panela de pressão, e já era esperado que era questão de tempo para que o castelo de cartas desabasse. Ninguém esperava que fosse acontecer tão cedo, e muito menos que David Bowie anunciaria em pleno palco e sem avisar nem mesmo aos colegas de banda.
Anos depois, o Camaleão do Rock refletiu sobre sua decisão:
"Eu não sabia exatamente no que estava me metendo, só sabia que era o fim dos Spiders [From Mars]. Eu sabia que já tinha feito tudo o que podia dentro do contexto daquela banda. E eu estava tão cansado de fazer turnês que realmente cheguei a me perguntar se queria mesmo fazer uma outra. Então eu simplesmente disse: 'Jamais faremos uma turnê novamente', e eu estava realmente falando sério. Cerca de 48 horas depois, lá estava eu, sentado e pensando: 'O que que eu fui dizer? Acho que eu não queria ter dito aquilo, porque já estou me sentindo melhor', mas era tarde demais. Eu realmente irritei Woody e Trevor, eles ficaram tão putos… Acho que porque eu não tinha dito a eles que estava acabando com a banda. Mas foi isso que Ziggy fez, então eu tive que fazer também", arrematou, confessando que àquela altura já havia perdido de vista a linha que separava ele do personagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps