A visão do baixista Bill Wyman sobre seu papel na música dos Rolling Stones
Por André Garcia
Postado em 20 de junho de 2023
Quando se fala em Rolling Stones, logo se pensa em Mick Jagger e Keith Richards. O baixista Bill Wyman, no entanto, assim com Charlie Watts, também foi fundamental para o som da banda.
Rolling Stones - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em entrevista de 1974, Bill refletiu sobre qual era seu papel no caldeirão musical dos Stones.
"Deve ter centenas de baixistas melhores do que eu. Por exemplo, eu jamais conseguiria tocar como Jack Bruce. Se eu tivesse esse tipo de ambição, praticaria, mas não pratico. Tudo o que faço é fornecer uma base para a banda. É preciso construir essa base, e é isso que Charlie [Watts, baterista] e eu fizemos com os Stones: apenas criar uma base para outras pessoas poderem se empolgar e ser extrovertidas. Sabe, você pode ficar lá atrás só observando eles e dizendo 'Lá vão eles de novo'."
Em outra ocasião, ele desabafou sobre a falta de reconhecimento e valorização de suas contribuições.
"Sempre me ressenti com aqueles momentos onde eu chegava com um riff de baixo que significava muito mais para uma música do que meramente prover uma base rítmica. Minha contribuiçã sempre me pareceu minimizada." Para ilustrar seu argumento, ele usou o maior hit da banda, "(I Can't Get No) Satisfaction": "Não importa o que Mick [Jagger] e Keith [Richards] digam, o fato é que, para mim (e muitos amantes da música concordam), minha linha de baixo fez tanto por essa música quanto o riff de guitarra de Keith."
Em seu canal no YouTube, Keith Richards em 2016 exaltou o ex-colega com quem tocou por décadas.
"Bill Wyman é um baixista incrível. Ainda fico sempre impressionado com a elegância do Bill em sua forma de tocar baixo. Ele é um músico muito criterioso e sensível. Talvez ele fique constrangido com isso, mas preciso dizer: ele é o melhor baixista para mim."
Baixista original dos Rolling Stones, Bill Wyman fez parte da banda por 30 anos até a deixar em 1993, em busca de uma vida mais sossegada. Agora, 30 anos após sua saída, ele retornou a ela para participar das gravações de seu novo álbum, ainda sem data de lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.


O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Leilão com itens raros dos Rolling Stones em dezembro tem até guitarra usada pro Brian Jones
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Rod Stewart e Ronnie Wood celebram classificação da Escócia à Copa do Mundo de 2026
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
O famoso álbum dos Rolling Stones que Jagger acha uma bobagem; "só tem duas músicas boas"
O hit dos Rolling Stones que John Lennon e Mick Jagger discordavam da qualidade


