A diferença de classe entre movimento punk de Brasília e de São Paulo, segundo Dinho
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de junho de 2023
O movimento punk no Brasil na década de 1970 emergiu como uma poderosa expressão de rebeldia e contestação, seja contra o governo ou contra o próprio estilo de vida vigente. Com influências vindas de bandas internacionais, como Ramones e Sex Pistols, os jovens brasileiros adotaram um estilo de vida punk caracterizado pela música rápida, letras contestadoras e uma estética marcante, que incluía cabelos coloridos, roupas rasgadas e acessórios de metal.
Capital Inicial - Mais Novidades
Em entrevista ao Superplá, Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, contou qual foi a diferença entre o movimento punk de Brasília e de São Paulo.
"O Aborto Elétrico começa antes de eu conhecer os caras. Foi em 1979, por aí. A cena punk de Brasília começou aí e a de São Paulo é mais ou menos dessa mesma época. Agora, a diferença é que lá era um movimento de classe média. Aqui, foi algo proletário. Era outra história. Isso é uma diferença fundamental. O punk rock de Brasília começa dentro da universidade. Era ‘Turma da Colina’ porque era na colina que moravam os professores da Universidade de Brasília. Era uma coisa meio intelectual. A Plebe Rude tinha membros que os pais eram professores. Ou seja, era algo mais elitizado, sacou?"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps