Clemente quebra silêncio, conta tudo o que e rolou e detalha atual estado de saúde
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2026
O músico Clemente, um dos nomes mais respeitados do punk e do rock brasileiro, resolveu falar publicamente e em detalhes sobre o grave problema de saúde que quase lhe custou a vida. Em entrevista ao canal KazaGastão, ele relatou, passo a passo, o que aconteceu na noite em que passou mal, a corrida contra o tempo nos hospitais, a cirurgia de alto risco e o longo período de recuperação. Segundo o próprio Clemente, o episódio foi um divisor de águas. "Foi uma dor no peito que eu nunca tinha sentido antes. Era como se tivesse rasgando tudo por dentro", descreveu.

O susto aconteceu em Campo Grande, pouco antes de um show. Clemente havia acabado de chegar ao camarim quando sentiu a dor intensa. "Eu pisei no camarim e senti uma dor terrível. Nunca tinha sentido aquilo", contou. Como havia ambulância no local, ele foi atendido rapidamente e levado a uma UPA. Inicialmente, os médicos suspeitaram de infarto. "Eles falaram: 'mano, deve ser infarto', e me deram remédio pra isso", lembrou. Mas o diagnóstico real era ainda mais grave: uma dissecção da aorta, condição em que a principal artéria do corpo se rompe internamente. "Dissecção de aorta, se demorar muito, é saco. É na hora", resumiu, sem rodeios.
Após exames mais detalhados na Santa Casa de Campo Grande, veio a confirmação e a urgência absoluta. "Falaram: 'é mesa de cirurgia já'", disse Clemente. O músico fez questão de destacar o papel decisivo do cirurgião responsável. "O médico que me operou falou pra minha filha: 90% não chega nem na mesa de cirurgia, e 90% não sai da mesa de cirurgia. Esse cara me salvou." A operação foi complexa e envolveu a colocação de uma prótese no lugar da aorta. "Hoje eu tenho um caninho aqui dentro de mim, substituindo a aorta", contou, tentando tratar o assunto com o humor característico.
O pós-operatório foi duro. Clemente passou 21 dias na UTI e enfrentou uma série de complicações. "Fiquei 21 dias de UTI, tive pancreatite, barriga estendida, um monte de problema. Tava muito zoado", relatou. Depois, ainda precisou de mais semanas na enfermaria para se recuperar totalmente. A experiência deixou marcas físicas e emocionais. "UTI eu não recomendo pra ninguém. É gravíssimo. Eu poderia ter ido pro saco também", afirmou.
Hoje, já em casa, Clemente diz que a recuperação segue bem, embora ainda exija cuidados. Ele perdeu cerca de dez quilos, sente cansaço e precisou lidar com a voz debilitada por conta de sondas usadas durante a internação. "Minha voz foi pro saco, mas é temporário. Já tá voltando", explicou. O retorno à música, no entanto, já começou. "O cardiologista falou: 'já pode tocar'. Vou tocar algumas músicas inteiras, outras eu só toco guitarra pra dar uma descansada", contou, projetando a volta gradual aos palcos.
Um dos pontos mais enfatizados por Clemente foi a gratidão. Ele destacou o atendimento pelo SUS e a solidariedade recebida. "Foi tudo pelo SUS. E tem gente que reclama, né? Se fosse nos Estados Unidos, eu tava ferrado", disse. Também agradeceu o apoio dos fãs. "Vi a comoção da galera, fiquei muito tocado. Queria agradecer todo mundo que orou, que fez essa corrente", afirmou, emocionado. Para ele, a experiência reforçou a importância de seguir em frente com consciência e cuidado. "Tô bem, graças a Deus. Sem sequelas. Agora é não vacilar e cuidar da saúde."
Ao falar abertamente sobre o episódio, Clemente não apenas tranquiliza fãs e amigos, como também transforma um trauma pessoal em alerta e reflexão. Entre cicatrizes, gratidão e planos de voltar aos palcos, ele resume o momento com a franqueza de sempre: "Espero ficar aqui por mais uns anos. Ainda tem muito som pra fazer."
Clemente internado após problema grave na aorta
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
Seguidores do Demônio: as 10 bandas mais perigosas do mundo
Sílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa
O hino do Rock que todos conhecem mas só emplacou na 3ª vez em que foi lançado
Lars Ulrich concorda quando Bruce Dickinson diz que Maiden é superior ao Metallica
Cover: 15 bandas que são quase tão boas quanto o original
As regras do Punk Rock


